Religião Católica

A Igreja Católica: Conheça sua história, origem e como se tornou universal

A Igreja Católica

A Igreja Católica é a instituição física que prega o catolicismo como doutrina cristã, ou seja, segue os preceitos de Jesus Cristo. O principal percursor do catolicismo, vem da época em que Cristo levantou seus discípulos. Pedro pregou o cristianismo e o levou a terras desconhecidas, a partir daí deixou sua contribuição com o levantamento da Igreja Católica.

A História da Igreja Católica

A Igreja Católica Apostólica Romana é até hoje considerada a única igreja que descende de Cristo, por estar ligada ao Santo Padre Pedro, ele que foi discípulo Cristo, difundiu o ministério e é considerado até hoje o primeiro Papa da história.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Podemos buscar os atributos da igreja católica na composição do Credo Niceno-constantinopolitano que diz crer na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. É uma declaração aceite pela maioria das igrejas que derivam dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Por ser derivada do Messias, possui caráter do sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, permanecerá até o fim do mundo.

A Igreja chama-se católica por ser reconhecidamente a única Igreja de Cristo, por ser reconhecida como universal.

Em sua forma física como foi disseminada edificações particulares ou dioceses. Cada igreja desta é confiada a um bispo em comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa.

A Igreja Católica se encontra em comunhão com o fiéis batizados, que pelo batismo são unidos com Cristo em Seu corpo visível pela fé, pelos sacramentos e pela disciplina eclesiástica.

O Papado na Igreja Católica

Na Igreja Católica o Papa, chamado também de Bispo de Roma reside no Vaticano. Considerado a maior autoridade da Igreja, por ser denominado como representante visível de Cristo na terra. Como sucessor do chefe dos apóstolos, Pedro em sucessão apostólica. O Papa é a personificação legítima e suprema da autoridade hierárquica da Igreja.

A Igreja Católica é como um ecossistema visível, do que é a igreja espiritual, intitulada como sociedade governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em união com ele. Este corpo da igreja tem a sua tríplice missão, chamada de sacerdócio, de profética e pastoral.

O surgimento da Igreja Católica

A Religião Católica nasceu no dia de Pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus e uma semana após sua ascensão ao céu.

A universalidade da Igreja Católica aparece desde o dia de Pentecostes no livro de São Lucas, onde o apóstolo conta que, após a vinda do Espírito Santo, muitas pessoas de diversas nações se reuniam em Jerusalém e ouviam a pregação sobre Jesus de Nazaré como se fosse em sua própria língua.

O significado da universalidade da Igreja é a respeito da mensagem de Jesus Cristo ser para todos, de todos os lugares do mundo, de todas as nações, de todas as línguas.

Confira as  curiosidades da Igreja Católica.

O surgimento da Igreja Católica

A Santa Ceia como evidência do cristianismo

Uma das cerimônias mais importantes no catolicismo é a eucaristia, ou a Santa Missa.  A santa ceia também como é conhecida, é citada em diversos momentos emblemáticos. São Lucas já faz referência a este rito praticado pelos primeiros cristãos desde o primeiro Século, em Atos 2, 46, quando cita o ato de partir o pão.

Em Lucas 22, 19, Jesus Cristo em sua última ceia com os apóstolos pede a eles que façam isso, em memória dele.

Em catacumbas de Roma foram descobertas referências à Oração Eucarística número 1 no primeiro Século, que 1 atravessou dois mil anos de história e resiste até hoje nas missas da Igreja Católica em todo o mundo. São dois mil anos de tradição consumada.

Perseguições religiosas são evidências do Cristianismo

A Religião Católica foi duramente perseguida pelo Império Romano nos primeiros séculos de sua existência. Muitos cristãos foram torturados até a morte por se recusarem a adorar o imperador e não renegarem a fé em um Deus único, pai de Jesus Cristo.

O sangue dos mártires é a raiz do catolicismo, a começar pelo seu fundador e maior exemplo, Jesus Cristo. A crucificação era uma pena aplicada pelo Império Romano.

O catolicismo tem um começo marcado pela força da fé, da esperança e do amor, que são as virtudes teologais que devem estar presentes na vida de todo cristão e de todo católico.

Somente após estes acontecimentos, os “cismas” ou divisões que deram origem a outras igrejas e denominações. Foi a partir disso que o termo “cristão” ou “cristianismo” passou a ser usado para nomear os cristãos das várias denominações surgidas, mesmo aqueles que não pertenciam à Religião Católica. A Igreja Católica, porém, continuou firme, una, santa, católica e apostólica e vive até os dias de hoje, sendo a maior religião professada no mundo.

Conheça quais são as virtudes do Espírito Santo.

Quando surgiu a Igreja Católica?

No livro de Atos dos Apóstolos, São Lucas narra a vida e as ações dos primeiros cristãos em Jerusalém e em cidades do Oriente Médio.

Todas as situações ocorridas na época eram próprias da Igreja Católica como ela é até os dias atuais, como religião católica. Com base nos relatos do Novo Testamento, o catolicismo existe desde o primeiro século da era cristã.

Definição de Igreja Católica

Partindo da raiz etimológica, o termo “católico” tem origem no grego, “katholikos“, que pode ser traduzido como “universal”, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana.

Por definição é uma Igreja cristã com cerca de dois mil anos de existência. Sua maior autoridade visível é o Papa, Bispo de Roma e entendido como sucessor do apóstolo Pedro.

Missão da Igreja

A principal missão da Igreja Católica é pregar o evangelho até os confins da Terra para a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo, que dá uma missão à Virgem Maria, a quem foi chamada de “Mãe da Igreja”, considerando que nem mesmo Ela, possa diminuir o culto de adoração, que é prestado ao próprio Cristo e do mesmo modo ao Pai e ao Espírito Santo.

A Igreja Católica se considera a igreja estabelecida por Deus para salvar todos os homens.

A Igreja Católica no Brasil

O catolicismo chegou ao Brasil através de missionários que navegavam junto aos colonizadores portugueses nas terras recém descobertas.

Desde o século XVI o catolicismo é a maior religião que perdura até hoje no Brasil, sendo a religião quer representa a maior fatia de seguidores. Consequentemente, a Igreja Católica tem grande peso nos âmbitos político, social e cultural dos brasileiros.

Apesar de muitas tradições terem chegado nas caravelas portuguesas, muitas outras surgiram aqui. Entre as tradições mais populares do catolicismo no Brasil, estão a romaria à cidade de Aparecida (SP) no Templo de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Dentre as manifestações católicas brasileiras, estão o Círio de Nazaré de Belém do Pará, Festa do Divino e a Festa do Divino Pai Eterno, ou Romaria de Trindade, como é popularmente conhecida em Goiás.

Quantas denominações de Igreja Católica existem?

A Igreja Católica Apostólica Romana é constituída por 23 igrejas particulares que estão em comunhão com o Santo Padre.

Basicamente o catolicismo foi subdividido em catolicismo ocidental (latino) e o Catolicismo oriental, que reconhecem diversos ritos como sagrados.

COMPARTILHE