Religião Católica

A Importância da Fé: entenda porque a fé pode te levar além

A importância da féA importância da fé

Em dias tão atribulados como nos dias atuais em que vivemos, a importância da fé se faz urgente. A certeza e a confiança são essenciais para nos mantermos em pé e enfrentarmos os problemas do dia-a-dia.

Uma das coisas que nos diferencia dos animais, é a racionalidade. Essa tal racionalidade, ainda vai além, quando sabemos que podemos acreditar em algo que não podemos ver, mas que podemos sentir.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Como podemos definir a Fé

A fé é difícil de ser definida, já que é algo muito particular a cada ser humano, mas sem dúvidas é escolher acreditar ema algo que te faça maior, que te transforme em alguém com esperança e otimismo. Essa é a importância da fé.

A fé é uma espécie de certeza absoluta. Na fé não existe espaço para dúvidas, apenas acreditamos na Bíblia porque temos em nosso íntimo que todas as promessas partiram de um Único e Verdadeiro Deus.

Se você já acredita em Deus, nos milagres da Bíblia, e como conseqüência, também acredita nas promessas, temos aqui em exemplo de fé.

O mundo espiritual

Definimos a fé como a certeza de que o mundo espiritual existe a partir de Deus, como também nas profecias de todos os profetas usados por Ele.

A bíblia está repleta de exemplos de fé, Noé foi um deles. Quando Deus prometeu que destruiria o mundo com água, ele obedeceu aos céus, e construiu a Arca, e salvou grande parte dos animais e da sua família, para que a humanidade se perpetuasse. Um exemplo de fé ímpar.

A Fé move montanhas?

Ter fé pode animar o estado de espírito de alguém, é como um comportamento que nos torna motivados a atravessar uma situação difícil. Acreditar que o seu problema terá solução, mesmo não sabendo como, faz com que se tenha esperança que algo melhor está por vir.

Muitas vezes as decisões são encorajadas pelo fato de se ter fé, esperança e acreditar em algo, fazendo assim, com que tenha a motivação de sempre seguir em frente.

O famoso ditado “a fé move montanhas” é na verdade uma das passagens bíblicas mais famosas que existem, em 1 Coríntios 13,2. E este versículo define muito muito bem que a fé pode realizar impossíveis.

A Fé pode curar?

Mediante a fé poderosa que a humanidade desenvolveu ao longo da história, até a ciência passou a estudar essa força que o ser humano é capaz de desenvolver em seu interior através da crença em uma força superior. A fé é estudada desde meados dos anos 80.

A prova da fé através do poder da oração é esmagadora, diz o pesquisador e escritor americano Tom Knox, um ex ateu que se converteu depois de fazer um estudo aprofundado sobre os benefícios médicos da fé.

Ao longo dos últimos 30 anos, um crescente e largamente despercebido corpo de trabalho científico vem mostrando que a crença religiosa é- médica, social e psicologicamente- benéfica”, concluiu.

Com certeza, devemos cuidar de nossa saúde, fazer nossa parte é essencial em qualquer processo de cura ou resolução de problema, mas o que é realmente curioso, é como a fé pode tornar esse caminho muito mais esperançoso e real.

Qual a importância da fé
Qual a importância da fé

Sem fé, não é possível nem conversar com Deus. Então se você já é capaz de rezar e levar uma oração a Deus, então você já sabe qual é a importância da fé. Você já possui este incrível dom. Só através da fé, percebemos que que só Deus pode suavizar as perdas e dores pelas quais passamos. Até porque não há como pedir ajuda a quem não acreditamos que exista.

A fé é capaz de tirar alguém de um estado apático e de dúvidas, é capaz de nos fazer enxergar de outros pontos de vistas. A vida com fé, é conseguir enxergar o outro lado da moeda.

Em uma de suas catequeses semanais, o Papa Francisco recordou que os discípulos de Cristo se encontravam abatidos após a crucificação. Imaginem o rebuliço, após a ressurreição? Com certeza eles não deixaram de ter fé.

A fé, a nossa esperança, não é somente um otimismo, diz o Papa. É outra coisa, é algo a mais! É como se os fiéis fossem pessoas com um “pedaço de céu a mais” sobre suas cabeças. Somos pessoas com um pedaço de céu sobre a cabeça, acompanhados de uma presença”, que o mundo sequer consegue intuir.”

Como desenvolver a fé

Ter fé não é algo que pode ser feito do dia para a noite, ter fé é uma escolha em primeiro lugar. É um processo onde você alimenta sua alma com coragem, confiança e a certeza de que o seu milagre chegará.

Rezar é uma das chaves para o desenvolvimento da fé, orar, colocar nossos medos, desejos e pedidos diante do coração de Deus, nos fortalece.

A oração estabelece uma relação de proximidade com Jesus Cristo e seus Santos. A oração nos ajuda a tomar posse e reconhecer que para Deus não existem impossíveis.

Ler e meditar sobre a Bíblia, nos torna torna confiantes e conhecedores de sua promessa. Quanto mais conheceres a verdade, mais ela te libertará de tudo que te impede de crescer e prosperar. Quando nos tornamos conhecedores da Palavra, nossa fé se torna inabalável.

Comece a meditar na palavra de Deus agora mesmo, leia e reflita por um momentos sobre os versículos que falam sobre a importância da fé. Faça isso por alguns minutos todos os dias e note o crescimento de sua fé.

Citações bíblicas importantes sobre a fé

Hebreus 11

1. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
2.Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
3.Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
4.Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.
5.Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6.Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7.Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8.Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9.Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
10.porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.
11.Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido.
12.Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
13.Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14.Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria.
15.E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar.
16.Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
17.Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,
18.e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,
19.julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.
20.Pela fé Isaque abençoou Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.
21.Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.
22.Pela fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
23.Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei.
24.Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25.escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado,
26.tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27.Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível.
28.Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.
29.Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados.
30.Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.
31.Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias.
32.E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;
33.os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,
34.apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.
35.As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
36.e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.
37.Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
38.(dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
39.E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;
40.visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

Efésios 2, 8-9

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

2 Coríntios 5, 7

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Romanos 10, 17

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Mateus 15, 28

Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada.

Mateus 17, 20

Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, podeis dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível.

E para você: qual a importância da fé?

COMPARTILHE