Religião Católica

A última Ceia: tudo sobre um dos principais na vida de Jesus

a ultima ceiaa ultima ceia

A última Ceia é um dos principais eventos da vida de Jesus aqui na Terra que está registrado na Bíblia. Ela foi a última refeição do Salvador com os Seus discípulos antes de ser preso e crucificado por causa da traição de Judas Iscariotes.

A última Ceia tem princípios muito importantes e continua sendo parte da vida dos Cristãos do mundo todo. Por isso, prepare-se para saber mais sobre o que aconteceu neste momento histórico e tirar lições valiosas para sua vida e para a sua fé.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Quem participou da última Ceia?

É possível saber quem participou da última Ceia por meio de diversos livros da bíblia, que afirmam ser os doze apóstolos e mais Jesus:

  1. Pedro;
  2. André;
  3. Tiago, o maior;
  4. João Batista;
  5. Filipe;
  6. Bartolomeu;
  7. Tomé;
  8. Mateus;
  9. Tiago,o menor;
  10. Judas Tadeu;
  11. Simão;
  12. Judas Iscariotes.

Curiosidades sobre a última Ceia

Três dos apóstolos; Pedro, Tiago e João estavam em um lugar especial pela intimidade que tinham com o Senhor e pela confiança que Jesus depositava neles.

João, o discípulo mais jovem era o mais amado por Jesus. Tanto que na última Ceia ele reclinou a cabeça no coração do Senhor, sendo esse uns dos últimos atos de amor que Jesus Cristo realizou na Terra.

A importância da última Ceia

A última Ceia é descrita em três Evangelhos do Novo Testamento, sendo: Mateus, Marcos e Lucas. Ela aconteceu na noite de preparação da Páscoa Judaica, considerada uma data muito importante para os judeus, pois, esse povo se lembra de quando Deus os salvou da praga da morte a todo primogênito, no Egito.

O planejamento da última Ceia foi pensado de modo intencional por Jesus Cristo, além disso, Ele instruiu seus 12 discípulos para chegarem ao lugar onde seria celebrada, pois o Mestre queria conversar com eles sobre alguns eventos que aconteceriam dali para frente.

Na última Ceia, Jesus falou sobre a última Páscoa

No livro de Lucas 22:15-16 diz que nosso Senhor desejava por aquele momento:

Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus.

Na última Ceia, Jesus explicou o significado do pão e do vinho

No livro de Mateus 26:26-28, diz que Jesus explicou para seus discípulos o significado daquele momento e dos alimentos que estavam à mesa:

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados”.

Conheça 10 curiosidades sobre Jesus Cristo.

Na última Ceia, Jesus previu a traição de Judas

O livro de Marcos diz que, na última Ceia, Jesus contou para seus discípulos sobre a traição de Judas:

“Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo”. Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: “Com certeza não sou eu!” Afirmou Jesus: “É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido” Marcos

14:17-21

Na última Ceia, Jesus falou sobre quem era o maior

Logo após uma discussão entre seus discípulos sobre quem era considerado o maior entre eles, Jesus afirmou:

Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve. Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve. Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações. E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.

Lucas 22:25-30

A última Ceia e a previsão da negação de Pedro

Durante a última Ceia realizada por Jesus e seus discípulos, o Mestre afirmou que Pedro o negaria antes mesmo do galo cantar 3 vezes, como está escrito em Lucas 22:31-34:

Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece.

Amar como Jesus amou: saiba o que Jesus nos ensinou.

A última Ceia e o novo mandamento:

Durante a última Ceia, Jesus deu um novo mandamento para seus discípulos: amar o próximo como Cristo nos ama.

Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.

João 13:34-35

A última Ceia por Leonardo da Vinci

A Última Ceia é uma das obras mais simbólicas do pintor renascentista Leonardo da Vinci. Nela, o pintor retrata o momento que Jesus Ceiava com seus apóstolos. Até hoje, ela é a obra mais estudadas por especialistas, pois segundo eles, a pintura conta com várias mensagens subliminares e ajuda a entender muito do que se passou naquela noite.

História da Obra “A última Ceia”

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci foi produzida entre 1495 e 1498. O artista passou três anos dedicando-se a ela e é considerada uma das mais importantes obras da história da arte.

Análise da Obra

Com grande realismo, simetria e perfeição, Da Vinci retratou Jesus, no centro da mesa, rodeado por seus doze discípulos Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.

Nesta obra, podemos ver o momento em que Jesus aponta seu traidor, Judas Iscariotes, mas seu rosto mostra certa serenidade. Já em seus apóstolos, vemos indignação e desordem.
Ao reproduzir a última Ceia, o objetivo do artista foi revelar todas as reações emocionais e físicas de todos os envolvidos.

O filme a Última Ceia

A Última Ceia, dirigido por Marc Forster conta a história de três homens da mesma família, mas de gerações diferentes que tem o trabalho em uma prisão rural na Geórgia, em comum. A equipe liderada por um deles prepara a execução de outro personagem, que ao morrer, deixa a esposa e dois filhos.
O filme mostra os lados obscuros e aponta possíveis caminhos para sair de situações difíceis. Vale aproveitar final de semana para assistir!

COMPARTILHE