Religião Católica

Adão e Eva: a criação dos primeiros seres humanos!

Adão e EvaAdão e Eva

Com toda certeza você já ouviu falar dos nomes de Adão e Eva, não é mesmo? Figuras protagonistas de uma história que ditaria o destino de todos os filhos de Deus no futuro, elas representam a criação do homem e da mulher, criados minuciosamente pelas mãos de Deus.

Esses dois seres humanos são tidos na história e citados no livro de Gênesis, que fala sobre a criação do mundo e do homem, como os seres humanos desenhados por Deus, tendo em si a sonhada oportunidade da imortalidade.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Adão e Eva teriam sido, então, as primeiras criaturas que desfrutaram da possibilidade de serem imortais, e a história que viveram acabou influenciando a interpretação e vivência de todos os fiéis sobre a criação e desenvolvimento do mundo.

Representações e Significados

O nome Adão tem como significado a palavra Homem, e Eva significa mulher, ‘Mãe dos Viventes’. E, apesar de muito populares, esses nomes originalmente não remetem a nomes próprios, e sim a como foram nomeados como criatura.

Após a criação do homem, Deus teria o enviado para viver no também popularmente conhecido pelas histórias como Jardim do Éden, também interpretado como paraíso. Um local onde o amor de Deus e a plenitude da obediência seriam guardados.

A mulher, representada por Eva, surge como uma companheira que teria nascido de uma possível costela de Adão, de sua própria carne, nascendo e colaborando para o surgimento de outros seres humanos.

Adão e Eva estão na Bíblia?
Adão e Eva estão na Bíblia

Se observarmos os capítulos iniciais do livro de Gênesis, interpretações de mensagens e linguagens contam muito sobre a história do surgimento do mundo e dos seres humanos. Tudo de acordo com as crenças religiosas, caminhando ao lado da verdade de Deus.

Deus todo poderoso teria, portanto, criado Adão e Eva, aprimorando seus frutos no decorrer dos tempos, até justamente ter os seres humanos atuais, como um resultado mais palpável.

Graças inestimáveis

Aos primeiros seres humanos criados por Deus, foram ofertadas diferentes graças espirituais e oportunidades. A santidade, comunhão com Deus e o mais cobiçado e inquieto presente sonhado por muitos: a vida eterna na imortalidade.

Para Adão e Eva  foi recomendado não comer o fruto da árvore dona do bem e do mal. E tal metáfora traz o significado de que não caberia ao homem as decisões sobre o que seria entendido como o em e o que seria visto como o mal.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

A distância desse fruto significava a obediência e entrega do destino nas mãos de Deus. Não provar do fruto proibido representava estar ciente sobre os desejos de Deus, e sobre o fato de que tudo está nas mãos d’Ele, e nunca nas nossas.

O ‘Não’ marcado pela desobediência
O não marcado pela desobediência

A história da criação de Adão e Eva viria a influenciar toda a humanidade criada, em sequência, por Deus. A soberba presente no coração de Adão e Eva os fez provar do fruto proibido, permitindo, assim, a entrada do sofrimento e da morte em todo o mundo.

A imortalidade e outros dons preciosos que haviam adquirido inicialmente caíram todos por terra. A justiça original, que era, por sua vez, constituída pelos valores dados a eles por Deus deixou de fazer sentido e ser algo real em suas vidas.

Adão e Eva determinaram ali a nova perspectiva da vida humana que viria em sequência, tendo a morte como o resultado do pecado e das consequências dos atos em vida.

Mundo sem Pecado

Mas, você deve estar se perguntando, o que seria um mundo sem pecado? Essa resposta fica mais clara se pensarmos nesta realidade como algo que nos traz apenas ganhos negativos.

A distância do fruto proibido, dita por Deus, a ser vivida por Adão e Eva, significava uma vivência humana baseada na obediência, na aceitação, na escuta do outro e no arbítrio em comum.

Tendo Adão e Eva desrespeitado a ordem divina, é como se uma promessa tivesse sido quebrada. E, analisando bem, é justamente esse sentido que o pecado original nos quer fazer entender. O mundo, possivelmente, teria sido sem a abertura para a maldade, para as energias e intenções negativas, e, ao menos pela visão religiosa, a morte jamais seria um momento a ser aguardado.

Porém, a história mudou de rota no meio do caminho. E o lado positivo disso tudo é que o homem criado a semelhança de Deus passou a interpretar seu próprio arbítrio na hora de tomar suas decisões em vida.

Adão e Eva tiveram filhos?

A história conta que Adão e Eva tiveram filhos, entre eles os de maior destaque, Caim e Abel, tendo o primeiro tirado a vida do segundo, marcando assim o primeiro homicídio (claramente sem nem mesmo este nome) cometido na história da humanidade.

Conheça outros personalidades da Bíblia.

Como trazer a inspiração da história de Adão e Eva para as nossas vidas?

Cabe ao homem, assim como coube a Adão e Eva, decidir por suas atitudes, caminhos e decisões no decorrer de sua vida. Ao observarmos a trajetória de Adão e Eva, podemos trazer para nossa realidade a compreensão de que seguir os desígnios e as vontades de Deus, que nos são mostrados constantemente, é a melhor decisão que podemos ter em vida.

Levar o amor, a retidão, o respeito e o temor ao Pai, são os símbolos de uma vida próspera, longe do pecado e cada vez mais perto da vida eterna ao lado de Deus.

COMPARTILHE