Religião Católica

Água Benta: a benção de Deus

Água BentaÁgua Benta

Com mais de dois mil anos de existência, a história da Igreja Católica traz consigo diversos símbolos, significados e lições. Entre estes símbolos, muitos deles são velhos conhecidos do nosso convívio. Mas, será que sabemos o significado de todos? A Água Benta, por exemplo, você faz ideia de como essa crença surgiu? De que maneira a igreja aderiu ao seu uso? Muitas perguntas! Calma, vamos te dar uma mãozinha!

Surgimento na igreja

Acredita-se que a água benta tenha entrado para a lista de rituais da igreja católica em substituição à uma antiga cerimônia judia onde, antes de entrar em oração, os judeus se lavavam pedindo a Deus que os deixassem puros diante dele.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Na tradição que foi se transformando, e assim como é na igreja católica nos dias de hoje, os sacerdotes abençoam a água, em uma espécie de rito próprio, e aí então aspergem os fiéis, seus lares, pertences, e conduzem a benção realizada no momento.

Água mais que benta!

A água benta gera curiosidade, justamente pela compreensão do seu surgimento e também utilização. Você, com certeza, já foi na casa de alguém ou em alguma igreja, e encontrou água benta na entrada, não é mesmo? Essa e outras atitudes focam na proteção do local, uma vez que trazer a purificação e limpar o ambiente é uma das funções da Água Benta.

No batismo católico, ela também tem a função de afastar todo o mal de quem é batizado, e está ali iniciando sua vida na fé cristã. É a água da purificação do ser, que leva e afastar tudo o que posso existir de mal ao redor.

Água e muita Fé!

A igreja explica que realizar o sinal da cruz em si mesmo, ou no próximo, com a água benta, consiste de grande poder. O ato concede diferentes benefícios para a nossa vida espiritual e religiosa. Mas, tudo isso precisa ser feito com fé, uma vez que a água benta possui a função poderosa de desviar nossos caminhos de más vibrações, sentimentos, e demais males que nos rondam.

A fé de muitos confirma que o poder da água benta é tão grande que, ela até mesmo auxilia na cura das doenças mais difíceis e complexas.

Conheça outros símbolos da Igreja Católica.

Tem alguma coisa a ver com superstição?

A água benta é, na verdade, um recurso incorporado na Igreja católica para fins muito úteis aos seus fiéis.

O Catecismo da Igreja Católica adverte que “atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição”.

Sendo assim, o momento da aspersão deve vir acompanhado, assim como dissemos anteriormente, de muita fé. Tudo isso é para que sua utilização não perca o sentido e nem sua simbologia.

Como usá-la corretamente?

São diversas as formas de utilizar a água benta e, como já dissemos, você já deve ter visto na entrada de algumas casas e igrejas.

Em sua utilização, o mais comum é tê-la aspergida pelo corpo, seja durante a Missa ou até mesmo em casa, com uma quantidade que alguém adquiriu. Lembrando que qualquer um pode fazer esta benção com a água já benta, mas, é importante ressaltar que a purificação dada pelo sacerdote chega com mais peso e também discernimento de ação.

Dicas para aspersão

O mais importante aqui é destacar que: a água benta precisa ter sido benzida e abençoada diretamente por um sacerdote, caso contrário, não tem a validade de benção e segue sendo como qualquer outra água que jorra pela torneira.

Separamos algumas dicas e sugestões:

  • Como já relembramos, dá para purificar sua própria casa, ambiente de trabalho, pertences e demais espaços, tudo utilizando a água benta. Mas, ela precisa ter vindo direto das mãos de alguém autorizado a abençoa-la.
  • Borrife água benta pela sua residência, em todos os cantos, cômodos e principalmente portas. Liberando o seu lar de todo mal, afastando os maus espíritos e as más intenções externas.
  • Foque na intensidade de sua fé. A água é importante, mas a oração sem propósito e foco, não tem validade diante de Deus. Conecte-se com ele por meio de suas preces, pedindo por proteção e livramento.

Oração para benzer com Água Benta

Senhor Deus todo poderoso, fonte e origem de toda vida, usamos esta água benta para, confiantes, implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.
Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma.
Por Cristo Nosso Senhor, Amém!

Conheça a Oração do Credo.

COMPARTILHE