Religião Católica

Amém: descubra o significado e poder de uma palavra

amémamém

A palavra amém certamente já foi falada ou pensada por você em diversas ocasiões. Seja para agradecer, concordar ou confirmar algo verdadeiro.

Escutamos frequentemente essa palavra tão poderosa na igreja, mas raramente nos perguntamos o seu significado. Ao abrir a livro sagrado original em hebraico, você descobre que ela é derivada da raiz bíblica para “” ou “confiança“.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A palavra tem vários significados. A lista inclui os termos “tudo bem“, “sim“, “espero que aconteça“, “louvado seja Deus“.

No Antigo Testamento, a palavra amém aparece mais de 30 vezes. Ela pode ser considerada um termo universal voltado para o bem.

A palavra de fé na Bíblia

Amém na Bíblia

O termo aparece na Bíblia (no Deuteronômio XXVII:26, por exemplo) com sentido adverbial. É algo como “na verdade, verdadeiramente“.

Liturgicamente, trata-se de uma confirmação, pelos fiéis, da veracidade das palavras que acabam de ouvir. A tradução clássica do latim “amen“, “assim seja“, passa ideia semelhante, mas não idêntica.

A palavra aparece 56 vezes na Bíblia. Ela está distribuída em 28 ocasiões no Antigo Testamento e em 28 frases no Novo Testamento.
Pela quantidade de vezes que aparece na Bíblia, acredita-se que a palavra era frequentemente usada. Dessa forma, os indivíduos sabiam muito bem o significado que tinha.

Citações na Bíblia

Conheça algumas citações:

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.

Efésios 6:24

A graça seja com todos vós. Amém.

Hebreus 13:25

E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Romanos 15:33

A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 5:11

Relação de Jesus com a palavra

Amém não é somente uma palavra de concordância. Também pode ser considerada uma pessoa.
Jesus é chamado de “Amém” no livro de Apocalipse da Bíblia Sagrada. Isso pode ser traduzido como o significado de que Ele é a certeza plena de que Deus cumprirá fielmente suas promessas.

Um exemplo está no Apocalipse 3.14. “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus…“.

A palavra em outras línguas

A palavra amém foi transportada para diferentes línguas ao longo dos séculos, sempre mantendo o mesmo significado. Atualmente é possível ouvir o termo com o mesmo objetivo por católicos, judeus e muçulmanos de qualquer nacionalidade.

Confira abaixo a palavra em outras línguas:

  • Inglês: Amen
  • Francês: Amen
  • Alemão: Amen
  • Búlgaro: Amnh
  • Turco: Amin
  • Norueguês: Amen
  • Espanhol: Amén
  • Italiano: Amen
  • Japonês: アーメン

Descubra também mais sobre a água benta.

COMPARTILHE