Religião Católica

Ano Novo: significado religioso, frases de ano novo e mais

Ano novo, significado religioso

Ano Novo: significado religioso é o que quer saber? Neste artigo vamos te explicar tudo sobre o Ano Novo.

Existe palavra melhor para definir o momento do Ano Novo do que renovação? Este período chega após os doze meses do ano, no fim de dezembro, ao menos no Ocidente, e é também encarado como um momento de conclusão, encerramento de ciclos e uma nova oportunidade para iniciar tantos outros.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Ano Novo: significado religioso

Para cada lugar do mundo, o Ano Novo é carregado de simbolismos e superstições diferentes. Cada povo encara o período de uma forma única. Tudo sempre de acordo com as tradições e crenças que envolvem a sociedade em questão.

Para os fieis da Igreja Católica, a compreensão de ano novo vem aliada ao pensamento de mais uma nova chance, um novo momento e uma nova oportunidade de fazer algo ainda melhor e melhor.

Simbolicamente, um período de 365 dias se encerra, e tem início outro ciclo de mesma duração, possibilitando novos aprendizados, novas tentativas e caminhos diversos para buscarmos a nossa felicidade e a de quem amamos.

Ano Novo na Bíblia

A Bíblia Católica, em geral, é um livro que traz mensagens acalentadoras e também lições que são marcantes para os fiéis. A intenção é que interpretemos o que é encontrado nos livros, e tragamos para nossa realidade, adaptando os ensinamentos e mensagens, tudo da melhor e mais branda forma. Isso é para estarmos de acordo com os princípios de Deus e também andarmos no caminho que ele sonha para todos nós.

Sendo assim, as passagens que falam sobre renovação, sobre lições aplicadas pelos ensinamentos de Jesus, com todo seu amor e humildade, podem ser trazidas para o dia-a-dia.

Mensagens para Ano Novo
Mensagens para ano novo

Separamos algumas mensagens, extraídas essencialmente de livros e momentos da Bíblia, que trazem lições e aprendizados a serem praticados diante de novos ciclos. Você pode usá-las como inspiração. Confira:

Purificando as vossas almas pelo espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.” (PEDRO 1:22)
Aqui acima falamos sobre colocar o amor em primeiro plano, diante de tudo, de todas as mudanças, dificuldades e até mesmo dos momentos felizes. Enviar amor ao próximo é sempre a melhor atitude.

De sorte que formos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6: 4)
A passagem cima ressalta a importância de reconhecermos a grandiosidade que é viver a palavra de Cristo, e reconhecer a luz que o mesmo emana sobre nós.

Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o senhor vosso Deus é quem vi convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.” (Deuteronômio 31:6)
É claro neste versículo a proteção e amparo de Deus diante de qualquer e toda tormenta.

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” ( 2 Coríntios5:17)
Ressalta-se aqui o vaso novo que nos tornamos diante da aceitação do amor de Cristo.

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o senhor: planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e esperança.” (Jeremias 29:11)
É falado aqui sobre acreditar nos planos de Deus e ter fé na renovação que eles podem trazer para nossas vidas.

E o que estava assentado sobre o trono disse: eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são palavras fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21:5)
Um dos maiores dizeres da Igreja Católica, “Eis que faço que novas todas as coisas”. Não há como negar a influência do poder de Deus diante de nossas transformações.

A benignidade do senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23)
Se em algum momento você chegar a achar que a mão de Deus não está lhe guiando, lembre-se que a misericórdia d’Ele é infinita. Te surpreenderá no mais inesperado momento!

Confia no senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (PROVÉRBIOS 3:5-6)
Esta última mensagem salienta a importância da paciência, da fé e do amor pelos desígnios de Deus. Na maior das tormentas, acalme-se, Deus tem algo muito maior para cada um de nós.

Ano novo, coração novo


Como a própria música diz “Cristo quer fazer em ti, uma obra nova. E o seu coração, quer modificar!”.

O ano novo é um período de renovações, e com elas surgem as modificações. Saímos da rotina antiga, do habitual, e temos novas oportunidades de sermos ainda melhores. De acordo com nosso calendário humano, são mais 365 dias para viver os novos planos de Deus para a sua vida. Portanto APROVEITE o Ano Novo, significado religioso e muito mais.

Gostou de aprender mais sobre o significado religioso do Ano Novo? Compartilhe com todos!

COMPARTILHE