Assim como amigos próximos que caminham ao nosso lado, nos momentos bons e também nos difíceis, Jesus encontrou doze seguidores que caminhavam ao seu lado e partilharam da intimidade de sua fé, os apóstolos.
Os doze homens foram especialmente orientados pelo filho de Deus para anunciar o Evangelho e colaborar com a difusão da igreja pelo mundo.
Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.
Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:
Vamos agora conferir como se deu essa escolha e parte da história de Jesus Cristo vivida ao lado destes homens.
Qual o significado da palavra ‘Apóstolo’
A palavra Apóstolo é originada da palavra grega Apostellein, que quer dizer enviado. Ou seja, os doze escolhidos por Jesus receberam a missão de propagar sua palavra, ensinamentos e perpetuar sua fé por onde passassem.
Após o momento de Pentecostes, onde o Espírito Santo desce ao encontro dos Apóstolos, eles se tornaram grandes líderes da igreja, disseminando todo o aprendizado que haviam recebido de Jesus.
Tanto é que, igrejas ao redor do mundo foram fundadas pelos apóstolos. E muito do que está escrito nos Evangelhos da Bíblia tem contribuição da vivência de cada um destes doze homens.
Ainda existem apóstolos? Este termo ainda é utilizado?
A resposta para ambas as perguntas é não. O termo ‘apóstolo’ caiu em desuso, pois era atrelado especificamente a quem havia visto Jesus e presenciado sua fé em vida. Mas, lembre-se: todo cristão é também um enviado de Deus para divulgar as lições e o acalento concedido pelas palavras do Evangelho.
Toda ação e doação é considerada uma extensão dos ensinamentos de Jesus Cristo, como: humildade, entrega e solidariedade com o próximo.
Os 12 apóstolos de Jesus
A Bíblia Sagrada responde à pergunta sobre quem foram os doze apóstolos de Jesus em três passagens diferentes, são elas: Mateus 10:2-4, Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16.
Tendo como base o texto do Evangelho de Mateus, temos os seguintes nomes e breves explicações de perfil de cada um deles:
Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.
Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:
- Pedro, (ou Simão);
- André (irmão de Pedro);
- Tiago, o maior, filho de Zebedeu;
- João Batista, irmão de Tiago (o apóstolo João);
- Filipe (não confundir com o Filipe evangelista citado no livro de Atos);
- Bartolomeu (também chamado de Natanael);
- Tomé (também chamado de Dídimo);
- Mateus, o publicano (também chamado de Levi);
- Tiago,o menor, filho de Alfeu;
- Judas, também chamado Lebeu (ou Judas Tadeu);
- Simão, o zelote;
- Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus).
Eles escreveram juntos o Livro dos Apóstolos?
Por mais que o nome dê a entender, o Livro dos Apóstolos foi originalmente escrito pelo médico e evangelista Lucas, como continuação do Evangelho de Lucas.
Lucas escreveu este livro no intuito de registrar o início do surgimento da Igreja. Ele era médico e acompanhou Paulo em algumas de suas missões, não tendo conhecido Jesus.
No livro de Lucas, ele conta sobre a escolha dos enviados por Jesus Cristo para semearem sua palavra, mesmo após a morte.
“Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos” (Lc 6.12-13).
Ali, naquele momento, Jesus havia compreendido a necessidade de escolher pessoas que pudessem levar sua mensagem e bondade para diferentes lugares e corações.
Houveram outros apóstolos?
Sim, houveram e Paulo foi um destes outros apóstolos.
Apesar de Paulo não ser considerado um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, pois não acompanhou o ministério do filho de Deus, o viu glorificado em uma visão depois que ressuscitou.
Paulo converteu e pregou o evangelho, trabalho dos apóstolos, e assim foi considerado um apóstolo, também.
A bíblia ainda cita outros nomes como Matias, Barnabé, Andrônico e Júnias.
Santa Curiosidade
Curiosamente, a Bíblia não traz definições físicas ou detalhes sobre as características apresentadas pelos apóstolos de Jesus. Porém, se sabe muito sobre suas histórias, e as passagens tratam de explicar o motivo de terem sido escolhidos. O livro de Lucas relata bastante sobre esse capítulo da história da igreja católica.
Um fato curioso, e que merece relevância, é de que tudo leva a entender que os doze homens escolhidos por Jesus Cristo, os apóstolos, aceitaram o chamado do filho de Deus em pleno início da juventude. Renunciando assim as vivências comuns do período, tudo isso para dedicarem-se ao projeto de Jesus. Algo que lhes traria grandeza muito maior!
A Traição de Judas
Durante a última refeição ao lado de Jesus, ele revelou saber que seria traído, e acabou indicando Judas como criminoso. Judas realmente o traiu, sendo inspirado e influenciado pelo maligno, de acordo com as passagens encontradas no livro de Lucas e João.
Infestado pela culpa e remorso, Judas enforcou-se, tirando assim a própria vida.