Religião Católica

Arcanjos: os mensageiros enviados por Deus

Arcanjos

“Tem anjos voando neste lugar…”. É mais ou menos assim que começa aquela famosa música que fala sobre a presença dos anjos ao nosso redor. A classe celestial, formada por anjos e arcanjos, foi criada por Deus com o intuito de expandir o seu trabalho no céu e também conosco, na Terra.

Eles trabalham como mensageiros de Deus, espalhando sua mensagem e colaborando com nossa proteção, entre nossos desafios e percalços.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Vamos conhecer um pouco mais sobre estes seres tão enigmáticos para os fiéis, e qual o intuito de Deus ao criar um exército do bem desses, de tamanha importância.

Hierarquia no Céu?

Existem diferentes classes entre as ordens celestiais criadas por Deus, de acordo com o que nos é contado e também relatado na antiguidade.

Pseudo-Dionísio, Padre do século VI, contava que essas ordens são formadas por três hierarquias diferentes, sendo a primeira delas formada por Serafins, Querubins e Tronos. Em sequência viriam Dominações, Virtudes e Potestades. E por terceiro chegaríamos aos Principados, Arcanjos e Anjos.

Sendo estes últimos os que mais próximos estão de nós, seres humanos mortais. Podemos entender que somos então agraciados quando estamos na presença, mesmo que não visível, destes seres protetores e especialmente pensados por Deus.

 

Mas, o que é um Arcanjo?

A palavra Arcanjo, que designa uma linhagem específica dos seres desenhados a mão por Deus, é na verdade uma junção das palavras gregas “Arc” que quer dizer “principal”, e da palavra “anjo” que significa “o mensageiro de Deus”.

São Gregório Magno, que antes de ser canonizado atuou como Papa, e era nomeado Papa Gregorio I, escreveu uma definição bem coerente para estes ajudantes especialmente elaborados por Deus.

Confira abaixo:

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Deveis saber também que a palavra ‘Anjo’ designa uma função, não uma natureza. Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre se podem chamar Anjos. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Os que transmitem mensagens de menor importância chamam-se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se Arcanjos.

A explicação de São Gregorio deixa clara a função designada aos Arcanjos: tudo o que tocar em questões de maior conexão com os homens, fica sob responsabilidade dos Arcanjos. Nem melhores ou maiores diante de Deus, mas com uma função mais específica e próxima aos habitantes da Terra, de maior conexão.

Arcanjos citados na Bíblia

De acordo com o que é encontrado nas escrituras, apenas três Arcanjos têm seus nomes revelados e são citados entre as palavras do Evangelho. Em Apocalipse (8,2), São João descreve a visão de sete arcanjos diante de Deus, e no livro de Tobias (12, 15), São Rafael é introduzido como um destes sete anjos que possuem o acesso à presença de Deus.

Por meio destas passagens afirma-se então que existem sete arcanjos, e que um deles é justamente São Rafael. Um dos três que têm seu nome verdadeiro revelado.

Na Bíblia em si, apenas três nomes são confirmados: Miguel, Gabriel e Rafael. Outros nomes surgem após as escrituras são Uriel, Jehudiel e Baraquiel, mas estão presentes em livros apócrifos, que são livros de cunho religioso e histórico, porém são escritos por cristãos.

Arcanjos mais populares

São Rafael

Começando pelo já citado, São Rafael, este arcanjo tem no nome o sinônimo de cura, descendente do hebraico Rafa. Tendo seu nome citado no livro de Tobias, como um grande companheiro de viagem (Tb 5,16), São Rafael teria sido enviado por Deus para curar o pai de Tobias. Ele é também depois revelado como o Anjo da Providência, justamente por nos conduzir por mais caminhos menos estreitos na vida e por auxiliar-nos na cura de diferentes males encontrados em nossa jornada na Terra.

São Miguel

Tendo a função de chefia entre os anjos, seu nome tem como significado uma pergunta: “quem é igual a Deus?”. Isso porque quando Lucífer tentou assemelhar-se a Deus, foi Miguel quem indagara a retumbante pergunta. Fica sob sua função, a vigilância do trabalho realizado pelos anjos e também a supervisão de suas ações mais transcendentes em contato com os seres humanos.
Podemos lembrar de São Miguel para realizarmos autoexames de consciência, principalmente quando estamos em dúvida sobre como agir com o próximo ou como lidar com nossos próprios dilemas da vida. Questionarmos a nós mesmos, pode ser uma grande atitude e uma enorme demonstração de humildade.

São Gabriel

Entre os anjos e arcanjos, este é o que tem o nome mais conhecido entre os seus, e mais popular entre os fiéis. O nome Gabriel tem como significado “Força de Deus”, e ele justamente leva este nome pela constância de tempo ao lado do Pai. A ele foi atribuída não só a missão de comunicar a Zacarias que Isabel lhe traria um filho, como também a honrosa missão de comunicar à Virgem Maria sobre o um dos maiores momentos da história dos cristãos: a chegada e nascimento do filho de Deus.
São Gabriel é tão presente em ambos testamentos, que ele é então conhecido como o Arcanjo da Redenção, o anunciador da boa nova.

Oração do Anjo da Guarda

Aproveitando os ensinamentos sobre os arcanjos, que tal aprender a oração do Anjo Guarda, rezando-a então durante o seu dia ou então na hora de dormir e acordar? Confira abaixo:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém!

COMPARTILHE