Turismo religioso

Círio de Nazaré: conheça a celebração que movimenta o Pará

cirio de nazareCírio de Nazaré

Celebrado no segundo domingo do mês de outubro, o Círio de Nazaré é uma das grandes festividades realizadas no Belém do Pará.

Entre a grande procissão e outras manifestações encontradas nesta festa, o Círio conta com atrações que reúnem milhares de espectadores, aquecendo de maneira exorbitante o turismo local.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A festividade do Círio de Nazaré celebra a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, e é marcada justamente por ser um grande momento de demonstração de fé entre os fiéis, composto de tradições que duram há mais de dois séculos, passando de geração em geração.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a celebração do Círio de Nazaré, esta importante festa do calendário religioso brasileiro.

A celebração do Círio de Nazaré

A história conta que por volta do ano 1700, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelas mãos de Plácido José de Souza, bem nas margens do igarapé Murutucu. Criando então toda uma tradição de honra e louvor a santa.

No mesmo local onde ela fora encontrada, é situada hoje a Basílica Santuário de Nazaré, que abriga a imagem encontra há 200 anos.

Uma imagem foi criada em 1968 para preservar a então imagem original, e a Imagem Peregrina é que passou a ser levada nas romarias realizadas durante as festividades e orações. O escultor italiano Giacomo Mussner foi o responsável por criar esta nova representação da santa.

Mas qual o significado do Círio nesta festividade?

Um círio pode ser entendido como uma vela, grande e grossa, feita de cera, e que é levada durante as procissões que homenageiam santos e reúnem milhares de fiéis. Sendo assim, o Círio de Nazaré leva este nome pois ele acompanha a imagem da Santa por todo o circuito da romaria e peregrinação.

O círio também simboliza luz, chama acesa, e fé inabalável. A fortaleza que é viver ao lado de Cristo, e acreditar na intercessão dos santos, que nos conecta diretamente com Deus.

Dia de celebração do Círio de Nazaré

Normalmente, de acordo com o calendário religioso, o Círio de Nazaré é celebrado no segundo domingo do mês de outubro.

Em 2018: a celebração foi realizada no dia 14 de outubro.

Em 2017: uma marca de 2 milhões de fiéis foi registrada pelas ruas de Belém, durante o período do Círio, e o número só aumenta com o passar dos anos. Fiéis de todo Brasil viajam para acompanhar a romaria de tradição mariana, e pessoas de outros cantos do mundo também comparecem à grande festa. É a prova de que vale muito a pena! Não é a toa que Belém é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil.

Dia de celebracao do cirio de nazare

 

Próximas datas do Círios d Nazaré

Em 2019: a festividade será no dia 13 de outubro;
Em 2020: a festividade do Círio acontecerá no dia 11 de outubro;
Em 2021: o Círio acontecerá no dia 10 de outubro;
Em 2022: o evento cairá no dia 9 de outubro.

A Romaria do Círio de Nazaré

Um dos momentos mais aguardados e célebres entre os fiéis que comparecem à festividade do Círio de Nazaré é a procissão que tem início na Catedral de Belém, e que leva milhares de pessoas a seguirem até a Praça Santuário de Nazaré, justamente no local onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica em exposição para os visitantes.

E se você pensa que este trajeto é curtinho, está muito enganado. Uma grande curiosidade desta festa é a de que o trajeto entre o ponto de saída e chegada, tem quase 4 quilômetros de extensão, levando algumas boras horas para ser percorrido.

Dá para ver que para acompanhar o Círio de Nazaré, é preciso muita disposição, fé, um bom calçado e pé na tábua, porque o caminho é longo, mas valioso!

Leia também sobre turismo religioso em Belém.

Momento de manifestação de fé

O Círio de Nazaré é uma das maiores festas da Igreja Católica em território brasileiro, reunindo gente de todos os cantos do mundo. Sendo assim, além de presenciarem os dias de orações, reflexões e demais celebrações em nome da Virgem, os presentes também aproveitam para expressar sua gratidão.

Durante todo o longo percurso percorrido, além da fé e de muita energia, manifestações de todos os tipos são realizadas. Sejam elas em forma de música, de encenações e até mesmo a decoração das ruas e casas, que ganham um toque especial por serem caminho traçado pelos fiéis.

A festividade do Círio de Nazaré foi ganhando tanta importância e evidência, que em 2004 entrou foi registrada pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como um dos patrimônios culturais de natureza imaterial. O máximo, não é mesmo?

Festa na cozinha

O Círio de Nazaré impacta todo o Estado do Pará, das regiões centrais, até as moradias ribeirinhas mais distantes. E uma festa com toda essa importância acaba sempre influenciando em diferentes aspectos. No Círio, por exemplo, ela chega até a cozinha.

Curiosamente, a festividade é tão importante para os lares paraenses que pode ser comparada à celebração do nascimento de Jesus, o Natal. As mesas estão sempre repletas de comidas típicas, pratos feitos especialmente para a festa e o clima de harmonia e devoção segue no mesmo ritmo.

O tema do Círio de Nazaré em 2019

A celebração do Círio de Nazaré conta sempre com um tema específico, que permeia as reflexões, apresentações e manifestações durante toda a quinzena de festas.

Em todo encerramento do Círio é anunciado o tema do ano seguinte. Para 2019, a edição de número 227 terá como tema: “Maria, Mãe da Igreja”.

Hora de fazer as malas!

Está aí a oportunidade para já se inspirar e se programar para a festividade do Círio de Nazaré. Uma celebração que reúne milhares de fiéis com o mesmo intuito: celebrar a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, que tanto zelou pelos moradores da região que a buscavam como acalento e na espera de um milagre em suas vidas.

COMPARTILHE