Religião Católica

Como celebrar a Paixão de Cristo: saiba o que acontece na data religiosa

como celebrar a paixao de cristocomo celebrar a paixao de cristo

Enquanto muita gente se prepara para o carnaval, há quem já esteja pensando sobre como celebrar a Paixão de Cristo da melhor maneira. O momento é sempre de muita reflexão pelo sofrimento e confiança inabalável de Jesus por seu Pai.

Para quem não sabe, a Paixão de Cristo é a maneira como se chamam os momentos finais da vida humana de Jesus. Todo seu sofrimento até ser crucificado e morto. A Ressurreição é o momento da Páscoa em si.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Embora traga muita tristeza, a Paixão é uma das datas mais importantes para a Igreja Católica. Durante a Sexta-feira Santa, as igrejas não rezam missa, dedicando-se a adoração do Cristo crucificado.

Antes desse dia, porém, ocorre o período de Quaresma. Começando na Quarta-feira de Cinza, são quarenta dias que costumam contar com jejum, além de celebrações especiais e da Via Sacra.

É comum que os fiéis se organizem em caminhadas ao ar livre, de casa em casa, relembrando as 15 estações de todo o sofrimento de Jesus até o calvário. Essas reuniões também podem acontecer em locais fechados, dependendo da tradição do local.

Percorrer, ainda que mentalmente, os locais por onde Jesus passou é parte da preparação para compreender o sacrifício feito pelo filho de Deus.

Semana Santa e Tríduo Pascal

Já na Semana Santa, que antecede a Páscoa, as celebrações se intensificam. O Domingo de Ramos abre a programação especial, com missa de lava pés na quinta, para então iniciar a vigília ao Santíssimo. É o começo do Tríduo Pascal.

O Tríduo significa o ápice da Semana Santa. Até o Sábado de Aleluia, os fiéis ficam mais recolhidos, à espera da vitória de Jesus em sua Ressurreição. A Sexta da Paixão é o dia de mais silêncio. Uma das maneiras mais comuns de como celebrar a Paixão de Cristo é meditar sobre a Palavra de Deus.

Como celebrar a Paixão de Cristo

Na Sexta-feira Santa, o dia é todo dedicado à vigília ao Santíssimo. Nessa data acontecem também celebrações de confissões comunitárias em algumas paróquias. O objetivo é se inspirar no sacrifício de Jesus e tentar se purificar de qualquer mal.

Para muitos fiéis, este é um dia de jejum completo ou apenas de carne. Na verdade, há quem deixe de comer carne em todas as sextas-feiras da Quaresma ou mesmo ao longo dos 40 dias. No entanto, esse jejum não precisa ser apenas de alimento.

É possível ficar sem qualquer outra coisa relevante ao longo dos dias de Quaresma e da Sexta da Paixão. Deixar de fazer fofoca; parar de implicar com alguém da família, parar de comer chocolate, tudo vale como jejum para esses dias. Esse sacrifício pode ter uma intenção específica ou não, vai de cada pessoa.

Oração a Paixão de Cristo

Durante a sexta-feira, é importante também estar em contato constante com Jesus. As orações são também maneiras de como celebrar a Paixão de Cristo. Veja uma oração da Paixão:

Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra uniste, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitiste. Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se, para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus. De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre. Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade. Com Deus e Jesus agora a vida é eterna, aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor. A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reine entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome. Amém!

Encenações da Paixão de Cristo

Outro jeito de celebrar a Paixão de Cristo está nas encenações da Paixão. Já tradicionais, teatros organizados por igrejas narram a morte de Jesus de um jeito sempre emocionante. Para muita gente, é a maneira mais fácil de se conectar ao sofrimento do filho de Deus.

Em geral, as recriações dos momentos finais de Jesus são acompanhadas também de sua ressurreição. E embora ela só seja celebrada oficialmente a partir da noite de sábado, o fim da Sexta-feira Santa já costuma contar com um clima de menos tristeza, já que a vitória de Jesus se mostra próxima.

COMPARTILHE