Religião Católica

Como ler a Bíblia? Veja dicas para seguir as palavras de Deus

Como ler a Bíblia

Você nunca teve contato com o Antigo e o Novo Testamento, mas agora quer conhecer o conteúdo das escrituras. Aí vem uma dúvida: como ler a Bíblia?

Não é tão fácil quanto possa parecer entender todo o livro. Para uma melhor compreensão, a Igreja Católica indica ler a Bíblia de uma forma mais lógica e fácil para o fiel captar as mensagens inseridas nas escrituras.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Se você não sabe como ler a Bíblia, saiba que o livro não é uma obra feita por historiadores ou jornalistas narradores de fatos históricos. Por estar num contexto religioso, constam ali dados do que Deus quis dizer à humanidade.

Na Bíblia, você vai encontrar, portanto, testemunhos sobre a obra de Deus. E esses textos são manifestações feitas pelo Senhor para a nossa salvação.

O que é a Bíblia?

A Bíblia é o conjunto de livros sagrados do cristianismo e, em parte, do judaísmo. A obra é dividida em duas coleções. A primeira é denominada de Velho Testamento, com 46 livros. A segunda é o Novo Testamento, que contém 27 livros.

O texto original do Velho Testamento foi escrito em hebraico. Já o Novo Testamento em grego. Ambos eram tão inacessíveis que foi preciso traduzir a Bíblia para que o seu conteúdo pudesse ser lido por todos os fiéis do planeta.

A mais antiga tradução do Antigo Testamento ocorreu em Alexandria. O trabalho foi feito por 70 tradutores em 132 a.C.. As traduções seguintes já compreenderam a Bíblia de forma completa.

A palavra “testamento” é uma tradução grega que significa “pacto”. O termo era usado para indicar o ato tomado por Deus como uma iniciativa de restabelecer as relações com a humanidade.

Como ler a Bíblia?

 

Você pega a Bíblia, um livro cheio de páginas e capítulos, e se pergunta por onde começar a leitura. Na prática, não há uma regra. Ela pode ser lida do começo ao fim, por livros ou de forma totalmente aleatória.

Apesar de não haver uma regra, a Igreja Católica aconselha uma maneira mais apropriada para ler a Bíblia Sagrada. Essa dica serve para o leitor ter um melhor entendimento.

A dica é começar a ler a Bíblia pelo Novo Testamento. O pontapé inicial pode ser por meio dos Evangelhos. Mas por quê? A explicação é simples: se quiser entender o livro, um bom início é conhecer Jesus Cristo.

Para os católicos, é Jesus que nos dá a compreensão das escrituras. Conhecendo o filho de Deus, temos a chave bíblica para também compreender o Antigo Testamento.

Caso você queira identificar a localização de cada livro da Bíblia, a dica é procurar a sua posição no índice que está no início. Esse espaço fornece a página exata para que você possa começar a leitura.

Atualmente, a pessoa pode ler a Bíblia de várias formas. O livro está disponível em papel, em áudio e no formato digital.

Versões da Bíblia

A Bíblia Sagrada tem várias versões no Brasil traduzidas para a língua portuguesa. A primeira obra completa impressa no País foi a Almeida Revista e Corrigida em 1898.

A segunda ocorreu em 1917 e não contava somente com teólogos. Houve também a participação de escritores eruditos, entre eles Ruy Barbosa, José Veríssimo e Virgílio Várzea.

Em 1959, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a tradução feita pela Almeida Revista e Atualizada utilizando o Texto Crítico, ao invés do Textus Receptus.

No ano de 2007, foi publicada a Bíblia Almeida Século 21. Ela foi uma atualização da “Versão Revista” do texto de Almeida por uma parceria entre a Imprensa Bíblica Brasileira/Juerp, Edições Vida Nova, a Editora Hagnos e a Editora Atos.

As traduções mais modernas da Bíblia em português são da Nova Versão Internacional. Há também as versões sem a tradução propriamente dita, mas com a tentativa de transmitir o significado do texto. Uma opção é a Nova Tradução Linguagem de Hoje.

O mundo mudou. Devo levar os ensinamentos da Bíblia ao pé da letra?

A Bíblia não é um livro de história, mas um testemunho da obra de Deus. Portanto, não podemos entender o conteúdo dessa obra fora do contexto.

Saiba que é fundamental nunca interpretar ao pé da letra as informações contidas na Bíblia Sagrada. Se você folhear o livro, verá que em alguns textos são inseridas notas de rodapé para explicar o contexto.

Um exemplo de que o conteúdo da Bíblia não pode ser levado ao pé da letra é o Apocalipse. Nele são narrados assuntos trágicos, como o fim do mundo e o desmoronamento da realidade humana.

Esse contexto cai por terra ao entender o significado da mensagem. O texto foi escrito por pessoas cuja comunidade era dominada pelo Império Romano e esses “monstros” são uma metáfora para demonstrar o desejo do autor de acabar com toda a opressão sobre o povo com a ajuda do Evangelho.

Como estudar a Bíblia?

Existem várias formas de estudar o conteúdo da Bíblia Sagrada. Já falamos sobre a  Lectio Divina, uma forma de estudar e compreender os ensinamentos da bíblia e ainda inserir os estudos no seu dia a dia.

Confira mais sobre a Lectio Divina.

COMPARTILHE