Religião Católica

Corpus Christi: tudo sobre uma das celebrações religiosas mais bonitas

Corpus ChristiCorpus Christi

Visualmente, a celebração de Corpus Christi certamente é uma das mais bonitas realizadas pela Igreja Católica. Um dos motivos para tal beleza é a sequência de tapetes de símbolos religiosos confeccionados com materiais como borra de café, serragem, areia, farinha e folhas secas. Esse corredor colorido, feito geralmente nas ruas, representa para os fiéis católicos o caminho por onde passou o corpo de Cristo.

Aliás, a expressão Corpus Christi, originada do latim, significa o corpo de Cristo em uma tradução para o português. Esse evento celebra anualmente um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Confira abaixo detalhes da celebração do Corpus Christi. Saiba qual é a mensagem desse evento da Igreja Católica e como se comportar nessa data.

Morte e ressurreição de Jesus

A celebração de Corpus Christi tem o objetivo de relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Durante esse sacramento, o pão representa o corpo de Cristo. Já o vinho simboliza o sangue de Cristo.

A festa afirma a presença de Jesus no ritual da Eucaristia. Essa celebração teve origem da devoção medieval dos fiéis católicos à hóstia consagrada.

Vale lembrar que, para os católicos, não há nada mais importante na Igreja do que a Sagrada Eucaristia. Ela representa a presença real do corpo, do sangue, da alma e da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O dia de Corpus Christi consta de uma missa, seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
A procissão de Corpus Christi pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico. O objetivo é testemunhar de forma pública a adoração e a veneração à Santíssima Eucaristia.

Quando acontece a celebração de Corpus Christi?

A comemoração litúrgica católica de Corpus Christi muda de data todos os anos, mas sempre acontece em uma quinta-feira. O motivo é a ligação direta do evento com a Páscoa cristã.

A Páscoa é comemorada anualmente no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera no hemisfério norte – e com a festa da Santíssima Trindade. Essa ocorre no segundo domingo depois da celebração de Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e à Virgem Maria e acontece no quinquagésimo dia após o domingo pascoal.

Já o feriado de Corpus Christi é celebrado na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Esse dia foi convencionado por fazer referência à Quinta-feira Santa, data em que Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e do sacerdócio na Última Ceia.

Feriado de Corpus Christi

A data comemorativa de Corpus Christi não é considerada feriado nacional. Isso ocorre por falta de previsão legal.

Mas, em algumas cidades brasileiras ou em alguns estados do País, o dia de Corpus Christi é sim feriado. Vai depender da existência de uma lei feita pelo Legislativo do município ou do Estado.
Portanto, Corpus Christi é um feriado católico facultativo. Caso em sua cidade não seja feriado, o dia de descanso pode ser dado desde que haja um acordo entre as partes – empregado e empregador, estudante e instituição de ensino.

Data do feriado de Corpus Christi nos próximos anos

  • 2019: 20 de junho;
  • 2020: 11 de junho;
  • 2021: 3 de junho;
  • 2022: 16 de junho.

Mensagem de Corpus Christi

Corpus Christi é um dia para a reflexão. A data faz o fiel lembrar e pensar o que Jesus Cristo fez e faz por cada um de nós.

Cabe ao fiel transformar o significado da data em amor ao próximo. Segundo o papa Bento XVI, a cerimônia “convida-nos a contemplar o mistério supremo da nossa fé: a Santíssima Eucaristia, presença real do Senhor Jesus Cristo no Sacramento do Altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico, na oração da consagração, ele repete: ‘Este é o meu corpo (…) este é o meu sangue’. Ele empresta sua voz, as mãos e o coração a Cristo, que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja.”

Pode comer carne nessa data?

Os católicos têm a tradição de não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa. Outros preferem fazer jejum ou até evitam falar palavrões. Portanto, no dia de Corpus Christi não há impedimento para consumir o alimento.

Para os fiéis católicos, a chamada Semana Santa celebra a Paixão de Cristo, a morte e ressurreição de Jesus. Nesse período, no lugar da carne vermelha, uma solução é consumir peixe.
O sentido do jejum durante a Sexta-Feira Santa é fazer o fiel sentir a dimensão da caminhada penitencial de Jesus. Afinal, ele foi acusado e crucificado para salvar a humanidade.

Filmes que abordam Corpus Christi

O cinema, várias vezes, abordou a vida de Jesus Cristo nas telonas. Nesse embalo, passagens relacionadas ao sacramento constam nos longas.

A lista inclui o filme “Rei dos Reis”, de 1927, dirigido por Cecil DeMille. A história aborda os 33 anos de vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a crucificação.

Um clássico é “Jesus de Nazaré”, dirigido por Franco Zefirelli. O filme retrata, de forma comovente, a vida e a morte do Salvador. O longa é considerado um dos mais fiéis retratos da passagem de Cristo pela Terra.

COMPARTILHE