Religião Católica

Conheça 10 Curiosidades sobre o Papa Francisco

Curiosidades sobre Papa Francisco

Líder mundial da Igreja Romana e também chefe de estado da cidade do Vaticano, Papa Francisco completou cinco anos no comando da religião mais tradicional do mundo. Conheça algumas curiosidades sobre o Papa Francisco, um dos mais queridos pontífices que passou pelo cargo.

Vida de Jorge

Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco – está com 81 anos e foi escolhido para substituir Joseph Ratzinger. A história conta que Bento XVI foi o primeiro Papa a abdicar do trono de Pedro em quase 600 anos e escreveu sua renúncia em latim, algumas semanas antes do anúncio oficial de sua saída.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O pontífice atual carrega a importante missão de reformular algumas áreas da Igreja Católica. Tanto que uma curiosidade sobre o Papa Francisco é que, ao longo de sua jornada, tem se aproximado dos homossexuais, das pessoas divorciadas e das mulheres.
Ações franciscanas

Curiosidades sobre o Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Atualmente, ele vem remodelando de forma mais radical e contínua algumas práticas da igreja. Entretanto, algumas mudanças são quase imperceptíveis e existe a possibilidade de precisar ficar mais tempo do que o que se imaginava.

Existe mais uma curiosidade sobre Papa Francisco, o filho de ferroviário e de uma dona de casa, o pontífice é formado em Química e os 21 anos decidiu entrar para o seminário dos jesuítas.

1. Inspirado pelo bem

O nome do Papa atual foi inspirado em São Francisco de Assis – conhecido por ser o santo que abriu mão da riqueza da família e não concordava com a desigualdade social. E, foi para comungar com esse estilo de vida, que o atual pontífice busca viver de forma mais simples.

Por conta desse propósito, algumas atitudes dele são consideradas inéditas como, por exemplo, o abandono de alguns dos privilégios concedidos. Uma outra curiosidade sobre o Papa Francisco é o fato de ele trocar o carro de luxo por um modelo mais simples para se locomover e passou a morar em uma residência de Santa Marta.

2. Linha de comunicação aberta com os fiéis

 
 

A segunda das curiosidades sobre o Papa Francisco está relacionada à forma como ele se comunica com os fiéis. É possível observar essa simplicidade nas palavras escolhidas e até na homilia matinal de Santa Marta.

Essas ações mais próximas do minimalismo já faziam parte da rotina enquanto ele ainda era cardeal. Desta forma, somamos mais uma curiosidade sobre o Papa Francisco. Na época, ele morou em um apartamento e usava o metrô como principal meio de transporte.

3. Pioneirismo

Ao mencionar São Francisco de Assis, temos mais uma curiosidade sobre o Papa Francisco: esta foi a primeira vez que um Papa escolheu o nome Francisco. Uma sugestão dada pelo seu colega brasileiro, o cardeal emérito de São Paulo dom Claudio Hummes, que pediu a ele que não se esquecesse dos pobres.

4. Argentino com muito orgulho

Outra curiosidade sobre o Papa Francisco é que pela primeira vez a Igreja Católica tem um líder latino-americano e jesuíta. Além disso, ele desenvolveu um discurso em favor do meio ambiente e viajou para lugares onde a Igreja Católica não contabiliza muitos fiéis, como Bangladesh e Mianmar.

5. Questões mundiais discutidas com amor

 
 

O pontífice também está mais envolvido com questões mundiais. Afinal, tem falado com frequência em defesa dos refugiados da crise imigratória e também fez a intermediação da retomada diplomacia entre os Estados Unidos e Cuba.

Com isso, passa a modificar o modelo mais conservador da instituição e dando a ele uma personalidade com mais empatia.

6. Aumento do “exército”

Outro item em curiosidades sobre Papa Francisco é que, durante a trajetória, ele notou a necessidade de reforçar cada vez mais a presença da Igreja. Para isso, foram ordenados novos cardeais, com quatro consistórios desde 2013. Essa renovação afeta 49 dos 117 cardeais eleitores. Desse total, um terço é europeu (16, sendo sete italianos). No colégio configurado pelo pontífice os europeus não são mais a maioria.

Francisco reconheceu 878 santos e 1.115 beatos. Antes, o recordista era João Paulo II, que nos 26 anos de pontificado fez 482 santos e 1.341 beatos até março de 2018.

7. Salário do Papa

O sétimo item da lista de curiosidades sobre o Papa Francisco é sobre o salário do papa. Você sabia que o papa não ganha salário? Aliás, é um valor simbólico, em torno de 2.000€ que pode variar, porém não exatamente determinado.

Mas, assim como seu salário, o Vaticano também não define seus gastos mensais, que são todos bancados pela Igreja. Tudo que ele precisa para viver confortavelmente é pago a parte.  Portanto, o papa Francisco não necessita de se preocupar em administrar dinheiro e foca 100% em seu trabalho.

8. Saúde delicada

O oitavo item da lista de curiosidades sobre o Papa Francisco está relacionada ao fato de ele não viver com seus dois pulmões.

Aos 21 anos, Bergoglio teve uma doença grave respiratória e precisou retirar uma parte do pulmão direito.

9. Personagem de Filme

O carisma do pontífice é tanto que um filme bem detalhado sobre a vida do Papa foi lançado neste ano. O longa metragem que leva o nome de Papa Francisco: Um Homem de Palavra é dirigido por Wim Wenders, presidente da Academia de Cinema Europeu. Segundo as palavras do cineasta, “não somente mostrará a história de Jorge Bergoglio, mas contará com a participação do pontífice“.

Confira o trailer do filme:

10. Poliglota

A décima curiosidade sobre o Curiosidades sobre o Papa Francisco é que nosso querido papa fala três línguas: espanhol, italiano e alemão!

Gostou das curiosidades sobre o Papa Francisco? Então não deixe de compartilhar com seu entes queridos.

COMPARTILHE