Religião Católica

Curiosidades sobre Papa João Paulo II: Entenda porque ele foi tão amado

curiosidades sobre o papa joao paulo iicuriosidades sobre o papa joao paulo ii

Conheça as maiores curiosidades sobre Papa João Paulo II e entenda porque ele foi um dos Papas mais amados de todos os tempos. Prepare-se para se tornar um grande admirador de sua trajetória de vida.

Karol Józef Woftyla é o nome do Papa João Paulo II. Nascido em 18 de maio de 1920, em Wadowic na Polônia, era o irmão caçula do grupo de três filhos de Karol Woftyla.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Papa João Paulo II exerceu o papado e foi chefe da Igreja Católica por 26 anos. E após 9 anos de seu falecimento, em 2014, o Papa João Paulo II foi canonizado.

Papa João Paulo II: conheça sua história completa.

Confira 20 curiosidades sobre Papa João Paulo II

Curiosidade 1

No ano de 1944, houve um levantamento polonês onde o Papa morava. Soldados nazistas tomaram a sua cidade para prender todos os homens jovens. Assim que conseguiu entrar em sua casa, Karol Józef se escondeu atrás de uma porta. Os soldados revistaram toda sua casa, mas não o encontraram. Em seguida, procurou abrigo na casa de seu Arcebispo, onde ficou até o fim da guerra.

Curiosidade 2

Sua primeira visita ao Brasil aconteceu em 1980. Sua agenda papal contemplou a beatificação de José de Anchieta, além da consagração solene do Santuário Nacional de Aparecida. Em 1991 viajou Salvador para a beatificação de Madre Paulina, além de fazer uma visita ilustre a irmã Dulce. Ao todo, esteve no Brasil 4 vezes.

Curiosidade 3

A admiração pelo seu trabalho rendeu um tributo a altura de sua dedicação. Uma montanha do Polo Sul ganhou o nome de João Paulo II em homenagem aos 25 anos de pontificado.

Curiosidade 4

Foi uma pessoa tão fascinante que ganhou o reconhecimento de pessoa mais admirada do mundo. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que o mais cativante no seu aspecto era o sorriso, a devoção a Maria, o domínio de muitas línguas e o amor que tinha pelas crianças e pelos pobres. Já em outra pesquisa realizada na América Latina, na Espanha e em Portugal, foi apontado como a pessoa mais admirada do mundo.

Curiosidade 5

Beatificou e canonizou mais pessoas que o resto dos Papas que o antecederam juntos. Ao todo, foram 1.320 pessoas beatificadas e 483 canonizadas. Supera todos os beatos e santos canonizados por todos os Papas anteriores a ele em toda a história da Igreja.

Curiosidade 6

Sua dedicação foi um exemplo. Chegava a trabalhar uma média de 16 horas por dia. As pessoas o descreviam como um vulcão de energia. Era multitarefas, era capaz de ler um livro e conversar ao mesmo tempo.

Curiosidade 7

Ainda sobre a época da Segunda Guerra Mundial, meses antes de ser caçado em sua própria casa, foi atropelado por um caminhão nazista. Ficou internando por duas semanas, mas se recuperou rapidamente, onde tudo o levava para a confirmação de seu sacerdócio.

Curiosidade 8

Uma das curiosidades sobre Papa João Paulo II é que ele chegou até a ser um herói de um gibi da Marvel,na década de 1980. Madre Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis também protagonizaram HQ’s.

Curiosidade 9

Em sua juventude, teve uma namorada judia que era atriz e se chamava Ginka Beer. Não há registros precisos, mas possivelmente Ginka foi a primeira e única mulher com quem ele teve uma relação romântica.

Curiosidade 10

Antes de iniciar o sacerdócio, ainda em sua juventude, trabalhou como ator em um grupo de teatro.

Curiosidade 11

Teve uma juventude bem difícil,  aos 21 anos já não possuía mais família. Sua mãe faleceu quando tinha apenas 8 anos, durante o parto de um de seus três irmãos, que também morreram ainda durante sua infância. Aos 21 anos de Papa João Paulo II, o seu pai teve um ataque cardíaco fatal.

Curiosidade 12

Ainda adolescente, já tinha sido agraciado com um livramento de morte. Aos 15 anos, quase morreu em um disparo de arma de fogo acidental. Um amigo lhe mostrou uma arma, que aparentemente estava descarregada. Durante uma brincadeira, seu amigo apertou o gatilho contra Karol, mas milagrosamente, a bala não o atingiu.

Curiosidade 13

Foi o primeiro papa de origem não italiana, o primeiro papa polonês, vindo de um país comunista a entrar em uma sinagoga. Também foi o pioneiro quando recebeu uma Delegação Oficial da Igreja Ortodoxa Grega. Entre outros pioneirismos, foi o primeiro e único papa a ser atingido por um tiro e dar entrada em um hospital público, em 13 de maio de 1981, quando foi alvo de uma tentativa de assassinato na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Curiosidade 14

O Papa João Paulo II cumpria com sua obrigação de membro da Igreja como uma pessoa normal, se confessava todas as Sextas-feiras Santas na Basílica de São Pedro.

Curiosidade 15

Em sua capela privada, batizava os filhos de seus amigos ou de seus mais modestos colaboradores. Inclusive chegou a casar um serralheiro e uma mecanógrafa.

Curiosidade 16

Em 2003, o Vaticano apresentou o seu sexto livro de poemas místicos, intitulado como “Tríptico Romano”.

Curiosidade 17

Durante o Pontificado realizou 3 exorcismos. O mais famoso deles, foi durante uma audiência geral.

Curiosidade 18

Em 2002, uma audiência geral ganhou destaque por ele ter se reunido com centenas de ex-prostitutas.

Curiosidade 19

Durante suas audiências semanais, o Papa chegou a falar para mais de 17 milhões de pessoas.

Curiosidade 20

Antes de descobrir o seu chamado para o sacerdócio, trabalhou duro em uma mina durante a juventude.

Ficou surpreso com as diversas facetas de Papa João Paulo II? Foi realmente um servo de Deus para ser admirado, tanto que se tornou Servo do Senhor, em seguida foi beatificado e finalmente canonizado após 9 anos de sua morte.

COMPARTILHE