Turismo religioso

Destinos religiosos mais procurados no Brasil e no Mundo

destinos religiosos mais procurados

Curioso para conhecer mais sobre Destinos religiosos mais procurados?

Que o turismo é um dos mercados que mais movimentam a economia ao redor do mundo, isso não é novidade, não é mesmo? E para um segmento constituído por uma extensa diversidade de opções, o turismo religioso tem também sua grande parcela nessa conta final.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Fiéis de todos os cantos do mundo viajam, muitas vezes em grandes grupos, a fim de conhecer destinos históricos e especialmente sagrados, cada um em sua vertente e que guardam traços de jornadas ou vivências de grandes capítulos das histórias das religiões.

Terras onde nasceram líderes religiosos, consequentemente onde surgiram as religiões e até mesmo locais que sobrevivem desse turismo por conta de monumentos, igrejas e templos construídos há muitos anos. As possibilidades são distintas e variadas.

Destinos religiosos mais procurados

O turismo religioso pode também estar ligado a datas específicas, onde fiéis percorrem seus destinos em busca de participar de grandes procissões, romarias ou encontros que movimentam e celebram um santo, história de um local e até mesmo de uma religião.

Quer melhor do que juntar duas paixões: o amor pela própria fé e viagens? Esse combo pode ser feito, sendo feito em dupla, em grupo ou até mesmo em uma jornada de fé e autoconhecimento, que consiste numa viagem realizada consigo mesmo. Podemos também ser nossa melhor companhia para determinados momentos!

Com grande influência da religião católica, o Brasil possui diferentes opções de turismo de religioso, e é sobre isso que iremos falar logo abaixo.

destinos religiosos mais procurados no Brasil

O Círio de Nazaré, em Belém, as igrejas de Ouro Preto (MG) e a famosa basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, são alguns dos destinos que mais recebem turistas por conta do contexto religioso. Alguns destes lugares tem sua economia baseada justamente na passagem constante de fiéis, que buscam vivenciar experiências inesquecíveis de fé e devoção.

Aparecida do Norte

 
 

Mundialmente conhecida, a cidade de Aparecida de Norte (SP) aparece no topo da lista de destinos de peregrinação prediletos da América Latina. Sendo até mesmo intitulada de Capital da Fé.

Milhares de fiéis, do Brasil e do mundo visitam a histórica basílica e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, fazendo isso uma tradição para toda a vida.

Nova Trento

 
 

Em Santa Catarina, logo quando Madre Paulina foi canonizada, em 2002, a cidade de Nova Trento entrou na mira dos turistas brasileiros, que viajam pelo país me busca do turismo religioso.

Localizado a 84km de Florianópolis, o município ganhou fama e virou atração no Estado. Por lá, realiza-se uma peregrinação oficial, no dia 30 de maio, reunindo fiéis de todos os cantos do país.

Ouro Preto

 
 

O Estado de Minas Gerais, além de toda sua beleza e tradições, é também terra de muita história envolvendo a religião católica. Construções centenárias foram cenários de momentos que ficam na história do país e são um presente para os religiosos.

A cidade de Ouro Preto abriga grande parte deste turismo religioso, e atrai turistas de todo o mundo para apreciar a magnitude das capelas, igrejas e museus que guardam e preservam um patrimônio que, mais do que religioso, é parte da história do Brasil e da arte que surgiu no país.

Belém

 
 

Como de costume nos estados brasileiros, grandes tradições são preservadas até hoje, e transcorrem os séculos e capítulos da história brasileira.

Com mais de dois séculos de criação, o Cirio de Nazaré, realizado em Belém (PA), é tido como uma da grandes festas da religião católica no mundo.

O Círio consiste numa procissão que vai da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, e é justamente uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, também conhecida como mãe de Jesus.  A dimensão do Círio alcança distâncias imensuráveis, e sua representatividade é tão grande mundo a fora, que a festividade recebe um registro de Patrimônio Cultural de Natura Imaterial.

Trindade

 
 

A Festa do Divino Pai Eterno atrai milhares de pessoas anualmente no município de Trindade, no estado de Goiás. Realizado nos meses de junho a julho, diversas atrações e celebrações são realizadas neste período.

Considerada uma das maiores festas religiosas do Centro-Oeste brasileiro, sendo a segunda maior do Brasil, a festividade movimenta a economia, o turismo local e volta todos os olhos para a região.

Juazeiro do Norte

 
 

A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebe quase 3 milhões de fiéis anualmente, e em especial no mês de novembro, durante o feriado de finados.

O padre Cícero Romão Batista, um grande benfeitor da cidade, faz parte da história do município e é um dos motivos do local atrair tantos fiéis também, que viajam em busca de conhecer a estátua construída em seu nome e também as igrejas presentes por lá.

destinos religiosos mais procurados no Mundo

Jerusalém, Israel, Palestina

 
 

Jerusalém é um dos mais procurados destinos no turismo religioso. Sendo uma das sedes principais da história das religiões no mundo, a cidade de Jerusalém, também é conhecida como Terra Santa. O local é um dos destinos de turismo religioso que mais atraem fiéis anualmente, vindo de todos os lugares do mundo.

Além de ter sido cenário de grandes momentos, presentes até mesmo na Bíblia e no Alcorão, diferentes locais sagrados para diferentes religiões são encontrados por lá, como: o Muro das Lamentações, a igreja do Santo Sepulcro e até mesmo a Cúpula da Rocha, cenário presente na história de Maomé.

Fátima, em Portugal

 
 

Também conhecido mundialmente, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, construído na cidade de Fátima, atrai milhares de fieis anualmente, mais de 5 milhões deles, para sermos mais precisos.

O município português ainda sedia uma procissão de velas mensal, que celebra as aparições da santa, datadas em 13 de maio e 13 de outubro. Por lá, você também encontra locais históricos e muito visitados, como a Gruta do Anjo e também o famoso Museu de Arte Sacra.

Vaticano, Itália

 
 

O Vaticano é tido como um dos menores países do mundo, e é considerado o local principal quando o assunto é a religião católica. Em terras italianas, o local é sede das históricas e mundialmente conhecidas Basílica de São Pedro e Capela Sistina. Assim como seus museus e pontos históricos. Tudo guardando centenas de detalhes da história da religião católica.

Além disso tudo, o Vaticano também é o lar do Papa vigente, e por lá é possível presenciar as bênçãos e declarações do homem que leva o título de maior autoridade da igreja, que segue vivo e que está entre nós.

O lugar é tão famoso, que incansáveis produções cinematográficas, livros e demais roteiros retratam o cenário como fundo de suas histórias.

Confira curiosidades sobre o Vaticano.

Lourdes, França

 
 

A cidade francesa de Lourdes é também marcada por grandes histórias, e uma das mais conhecidas é sobre as aparições de Virgem Maria.

Quase 10 milhões de fiéis visitam o município, anualmente, em busca de conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, visando principalmente colocar em intenção a cura de doenças e tantos outros males. O local é conhecida por curas milagrosas!

E MAIS…

Além dos destinos religiosos mais procurados, diversos cantos do mundo são popularmente notados por terem sido cenários da fundação de outras religiões, e por até hoje abrigarem templos que preservam e dão continuidade a estas histórias.

índia, Japão e Arábia Saudita são alguns destes grandes destinos que também tem sua economia movimentada pelo turismo religioso, e não necessariamente católico.

Planeje-se

Organizar-se financeiramente e planejar uma bela viagem pode ser um grande presente para si mesmo. Se puder dividir este sonho com alguém ou um grupo de amigos, tudo pode ficar ainda mais em conta.

Estipule uma meta de economias mensais, procure um destino que caiba no seu bolso, e convide amigos que podem topar essa aventura com você. Pode ser a grande chance de viverem uma experiência de fé incrível, desfrutando da paz, da espiritualidade e entendendo pessoalmente o sentido de suas crenças e tudo o que acredita.

Por onde começar a escolher um dos destinos religiosos mais procurados?

Além do planejamento financeiro, uma grande dica é procurar uma agência de viagens que possibilite a facilitação de todos os processos envolvidos em um momento como este.

Gostou de conhecer tudo sobre destinos religiosos mais procurados? Compartilhe com seus amigos!

COMPARTILHE