Religião Católica

Dia de Finados: conheça mais sobre este momento de homenagens

Dia de finados

O Dia de Finados pode até soar como algo sombrio ou até mesmo pesado na interpretação de alguns, mas, ele é justamente o oposto disso.

Também conhecido popularmente como o ‘Dia dos Mortos’, este feriado é destinado para um momento dedicado à reflexão, lembrança carinhosa e também, oração direcionada a quem já partiu do nosso convívio.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O próprio significado de Finados é traduzido como algo que faleceu, padeceu ou findou. Que teve fim. Trazendo para o pensamento religioso, este dia celebra a partida de alguém especial, que encerrou seu ciclo de vida e agora nos olha, protege e guia de lá do céu.

O Dia de Finados

No raciocínio de que o dia de Finados é voltado para esta homenagem aos entes queridos, é bom lembrar que existem diferentes interpretações deste momento, e que ele ocorre sempre no dia 2 de novembro.

A igreja católica teria instituído esta data justamente por ela suceder o dia de todos os santos, celebrado no dia 1º de novembro. Porém, o costume de celebrar as almas que já foram levadas para o céu data-se desde o século II.

Tem mais história aí?

Tem sim! Ao que tudo indica este momento dedicado à oração pelas almas tomou forma a partir do raciocínio de que quem morre é dirigido ao purgatório, e que as orações enviadas dos que seguem vivos, os ajudariam a passar por este processo transição entre a Terra e o Céu.

As orações do Dia de Finados, a visita aos túmulos, flores e tudo o mais dedicado a estas almas, colaborariam para que as mesmas tenham sua redenção e julgamento da melhor maneira possível, com o mínimo de sofrimento.

O Dia de Finados está na Bíblia?

As escrituras não datam ou dedicam nenhum livro, capítulo ou versículo específico para o Dia de Finados. Mas, sabemos que o céu e o inferno são cenários constantes nos dizeres bíblicos, sermões dos religiosos na igreja e destino sonhado por muitos após a morte. Neste último falamos do céu, é claro!

Em Jo 14.2-3, Jesus fala sobre existência do céu, e toda sua ambientação, quem seria direcionado para lá e de que forma um cristão deve se comportar para conquistar a vida após a morte neste reino.

O dia de finados está na bíblia?

Já no livro de Mateus (Mt 25.41), Jesus fala sobre a realidade do inferno, o que será encontrado pelos que tiverem ele como destino, e o que levaria o homem da Terra viver a vida eterna em sofrimento. A própria Bíblia também traz os ensinamentos para que o cristão seja íntegro, consistente em sua fé e para que desvie de todo o mal oferecido também pelo próprio homem.

Confira algumas orações aos finados e ore pelas que já partiram.

A celebração dos finados em outras terras…

Sem nenhuma falta de respeito, diferentes lugares do mundo compreendem o Dia de Finados com interpretações diversas. Se no Brasil a data perpetua a reflexão, oração e um momento até mais introspectivo entre os fiéis, e também na igreja, no México a história tem um ritmo bem diferente. E bota ritmo nisso!

Diferente do que é feito em terras brasileiras, os mexicanos adicionam um tempero de alegria no dia de finados. Isso porque eles celebram as almas em clima de festa, de felicidade e harmonia. São feitos banquetes, tem muita música e dança, não podendo também faltar muita decoração e adereços. O Dia de Finados dos mexicanos acredita que as almas de seus entes queridos retornam para uma visita nesta data. Por isso, todo carinho e dedicação acabam sendo pouco para tanta hora. Curioso, né?

Como as pessoas homenageiam os finados?

No Brasil, o Dia de Finados consiste num período exclusivo para meditação e reflexão da passagem das almas para o céu, para orarmos por elas e termos todas como intenção, em específico neste dia.

Algumas maneiras de homenageá-las são simples e muito possíveis, como: dedicar um lindo arranjo de flores; visitar o cemitério em retidão e respeito; acender velas por todas as almas que se encontram precisando de luz para alcançar a companhia de Deus, entre tantos outros movimentos.

Uma simples oração, seja ela já existente ou até mesmo criada por você, tem o poder de transmitir este amor e trazer também conforto, não só para quem já partiu e precisa se livrar de algum sofrimento, mas também para quem segue em vida.
A oração é um grande antídoto para a saudade!

Oração para o Dia dos Finados

Já que a data de Finados é considerada um momento ideal para dirigir as orações aos que amaremos eternamente, mas que já não estão mais presentes fisicamente, confira abaixo uma sugestão de oração pelas almas que já partiram, mas que seguem em nossos corações e lembranças.

Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (nome do falecido(a)) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.
Rezar em seguida, 1 Pai Nosso e 1 Ave-Maria, ainda em contemplação.
Finalizar dizendo: “Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para (citar nome da pessoa/s) a vossa luz.
Amém!

Conheça também orações para quem já partiu.

COMPARTILHE