Santos

Dia de Nossa Senhora Aparecida: quando é o motivo

dia de nossa senhora aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e celebramos o dia dela em 12 de outubro, feriado nacional. Mas, por que se comemora nesta data? Saiba mais sobre isso e sobre a história da nossa padroeira. Conheça mais sobre o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Quem foi Nossa Senhora Aparecida

A santa é a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Há inúmeras histórias de aparições da santa pelo mundo todo. Aqui no Brasil, ela apareceu no interior de São Paulo, na cidade de Guaratinguetá.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A santa aqui no Brasil

Na época em que o Brasil era administrado pelo sistema das Capitanias Hereditárias, em outubro de 1717, o governante da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Pedro Miguel de Almeida, estava de passagem por Guaratinguetá. A população local queria fazer uma grandiosa festa para comemorar a presença do governante, pois não era sempre que eles recebiam uma visita tão ilustre.

Três pescadores foram ao Rio Paraíba conseguir peixes para a comida da festa. Mas eles tinham um problema: não era época de peixes abundantes por ali. Eles fizeram uma oração para que conseguissem muitos peixes e iniciaram a pescaria. Tempos se passaram e eles não conseguiram nada. Até que um deles puxou a rede e viu a cabeça da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Emocionado, jogou a rede, mais uma vez, e veio o corpo da imagem na rede. Depois que juntou a cabeça e o corpo de Nossa Senhora Aparecida, eles jogaram a rede novamente e conseguiram tantos peixes que até ficaram com medo de o barco virar. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora aqui no Brasil. Esse relato foi registrado pelos padres José Vilela em 1743 e João Aguiar, em 1757.

A imagem ficou na casa do pescador por 15 anos. A devoção à santa começou com os vizinhos e foi se espalhando, até ser conhecida pelo Brasil todo.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclama Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. Mas só em 12 de outubro de 1980, com o Papa João Paulo II é que foi proclamado feriado nacional em nome da santa, com a inauguração do Santuário Nacional de Aparecida.

Os milagres da santa no Brasil

O milagre dos peixes foi o primeiro conhecido da Virgem Maria. Mas também há outros. Conheça os relatos mais famosos.

As Velas

Segundo relato dos devotos da época em que a imagem ficava na casa do pescador, enquanto rezavam, as velas se apagaram. Todos ficaram apavorados, até chegar uma ventania e as velas se acenderam novamente.

O escravo Zacarias

O escravo Zacarias tinha fugido de uma fazenda do Paraná e era procurado, quando foi encontrado no Vale do Paraíba, região onde se situa Guaratinguetá. O escravo estava preso por correntes nos pulsos e nos pés e caminhava de volta à fazenda, quando passou próximo à capela de Nossa Senhora. Zacarias pediu permissão ao caçador para rezar na capela que o autorizou. Lá, enquanto rezava, as correntes se quebraram, deixando-o livre. Diante desse milagre, o caçador deixou ele ir embora.

O cavaleiro ateu

Passando próximo à capela da santa, um cavaleiro zombava dos peregrinos que ali estavam para rezar para a Virgem Maria. Ele dizia que entraria na capela e quebraria a imagem da santa. Quando ele tentou entrar a cavalo, as patas do animal ficaram presas em uma pedra. Ali ele deixou de ser ateu e a acreditar em milagres e em Nossa Senhora Aparecida. A pedra em que o cavalo ficou preso está na Sala dos Milagres, no Santuário de Aparecida, até hoje.

A menina cega

Uma menina cega passava em frente a Basílica com sua mãe, quando disse: “Mamãe, olhe só como aquela igreja é bonita!”. A mãe, pasma, ajoelhou-se e começou a agradecer à Aparecida.

Conheça os 5 santos brasileiros mais famosos.

O menino que caiu no rio

Pai e filho foram pescar em um barco. A correnteza estava tão forte que derrubou o barco e os dois caíram no rio. O pai era ágil e conseguiu se segurar, mas o menino foi arrastado pela correnteza. O pai, desesperado, começou a rezar para Nossa Senhora, que atendeu na mesma hora: o menino parou de ser levado, mesmo com a correnteza ainda muito forte. O pai conseguiu pegá-lo são e salvo.

O caçador

Na volta de um dia de caça improdutivo, o caçador se deparou com uma onça, que também o viu. Como ele estava sem munição, o jeito foi se ajoelhar e rezar muito para Nossa Senhora. A onça se desviou e foi embora, e o caçador não foi caça de onça nenhuma.

Basílica

Após o sucesso da imagem da santa, foi feito um oratório na cidade de Itaguaçu/SP e por ali, cada vez mais graças eram concedidas. O vigário de Guaratinguetá construiu, então, uma capela para abrigar a imagem. Na inauguração teve até a visita de Dom Pedro I, em 20 de abril de 1822. Com isso, a imagem ficava cada vez mais famosa e romeiros do país todo iam até lá, orar para a santa.

Em 1834 iniciou as obras da Basílica, porém, não àquela que conhecemos hoje. Ela era bem maior que a capela e abrigava muito mais fiéis. A Princesa Isabel, para pagar uma promessa, deu à Santa uma coroa de ouro, cravejada de rubis e diamantes. A coroa foi usada na celebração da santa em 8 de dezembro de 1904. A partir deste dia, ela passou a ser levada em todos os lugares, com a coroa e um manto azul-anil, enfeitado também com ouro, rubis e diamantes.

A vila em torno da Basílica foi aumentando a ponto de se tornar independente da cidade de Guaratinguetá, tornando-se o município de Aparecida do Norte.

Hoje, a Basílica aloja até 45 mil fiéis e é o segundo maior santuário em todo mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ela é a quarta basílica mais visitada no mundo. A imagem da santa fica exposta no Santuário, que recebe milhares de fiéis ao ano.

Os principais Santos Católicos: confira a lista dos 10 santos.

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Ó, incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados…
Nossa Senhora Aparecida,
Cheia de poder e de bondade,
Lançai sobre nós um olhar favorável,
Para que sejamos socorridos por Vós,
Em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido
[faça o seu pedido]

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos
E ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude,
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos
Na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nós.
Nossa Senhora Aparecida, fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.
Amém.

COMPARTILHE