Religião Católica

Espírito Santo: conheça a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade

Espírito SantoEspírito Santo

O Divino Espírito Santo consiste na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o símbolo do amor entre o Pai e o Filho, presente em cada um de nós por meio do batismo.

Ele é o guia dos que acreditam em Jesus Cristo e suas palavras, como o caminho direto para salvação ao lado do Pai. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando o chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-17).

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Representações

Na Bíblia, o Espírito Santo é representado de diferentes formas, seja como fogo, vento ou água. Há também o popular e facilmente reconhecido símbolo da pomba, uso que tem sua explicação no Novo Testamento.

A pomba

A representação do Espírito Santo pela figura da pomba surge justamente na ocasião do batismo de Jesus. Nesta passagem, o Divino Espírito Santo “apareceu em forma corpórea como uma pomba e uma voz veio do céu dizendo: este é meu Filho muito amado, em quem coloco toda a minha afeição“. Os quatro Evangelhos relatam o fato. Os textos estão em: Mateus 3, 16; Marcos 1, 10; Lucas 3, 22; João 1, 32. Por isso a pomba é usada para representar o Divino Espírito Santo.

Conheça outros símbolos da Igreja Católica.

A auréola

Algumas imagens representativas do Divino Espírito Santo tem a pomba com uma auréola, e dela saem três raios, acima da cabeça. Estes raios não estão ali por acaso. Eles reafirmam que o Espírito santo faz parte da Santíssima Trindade, sendo o Pai, o Filho e o Espírito representados por cada um dos raios.

No Antigo Testamento

A pomba também aparece no Antigo Testamento, antes do nascimento e batizado de Jesus. E dessa vez ela representa o símbolo da paz e do perdão divino.

Dons do Espírito Santo

Os Dons do Espírito Santo consistem em sete capacidades concedidas pelos Espírito para as pessoas, no intuito de utilizarem destes dons para edificar a igreja cada vez mais.

O Papa Francisco concedeu uma breve explicação sobre cada um destes dons:

Dom de Ciência

O dom da ciência faz que o cristão penetre na realidade deste mundo sob a luz de Deus; vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador e como caminho a Deus.

Dom do Entendimento / Inteligência

O dom do entendimento ou inteligência nos ajuda a penetrar no íntimo das verdades reveladas por Deus e entendê-las. Por ele o cristão contempla os mistérios da fé.

Dom da Sabedoria

O dom da sabedoria nos dá um conhecimento da verdade revelada por Deus. Abrange todos os conhecimentos do cristão e os põe sob a luz de Deus, mostra a grandeza do plano do Criador e a sua onipotência.

Dom do Conselho

O dom do conselho permite ao cristão tomar as decisões oportunas nas horas difíceis da vida, para que se comporte como verdadeiro filho de Deus. Isso, às vezes, exige coragem.

Dom da Piedade

O dom da piedade nos orienta em todas as relações que temos com Deus e com o próximo. São Paulo se refere a isso: “Recebestes o Espírito de adoção filial, pelo qual bradamos: Abbá ó Pai” (Rm 8,15). O Espírito Santo, mediante o dom da piedade, nos faz, como filhos adotivos de Deus, reconhecer Deus como Pai.

Dom da Fortaleza

O dom da fortaleza nos dá força para a fidelidade à vida cristã, cheia de dificuldades. Jesus disse que “o Reino dos céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele” (Mt 11,12).

Dom do Temor

O dom do temor de Deus nos leva a amá-Lo tão profundamente que tenhamos receio de ofendê-Lo. Nada tem a ver com o temor do mercenário ou o temor do castigo (do escravo); mas é o temor do amor do filho.

Quem pode receber o Espírito Santo?

O Espírito habita os corações que estiverem puramente aptos a permitirem sua entrada e habitação. Ele faz morada e atua no coração e vida de quem o deixa. É ele o responsável por nos instigar a queremos ser cada vez mais como Jesus Cristo. É a personificação da inspiração e do estímulo para seguir na fé.

Sendo assim, o Espírito Santo pode habitar em sua vida, basta guia-la com fé e sabedoria.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso Vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho nosso Senhor na unidade do Espírito Santo.
Amém!

Músicas do Espírito Santo

Diversos artistas e compositores inspiram-se nas palavras da Oração do Espírito Santo para compor faixas que falam sobre a luz a inspiração que Ele mesmo concede às nossas vidas.
Abaixo, algumas faixas com melodias que tocam profundamente o coração, e que além de nos trazerem paz, com toda certeza, foram criadas na mais pura inspiração do Espírito:

Conheça também sobre o Sagrado Coração de Jesus.

COMPARTILHE