Religião Católica

Estudar a Bíblia Sagrada: dicas preciosas para te ajudar

como estudar a bibliacomo estudar a biblia

Decifrando-a de maneira bem simples, diante de toda sua magnitude, a Bíblia Sagrada pode ser vista como o manual de todo cristão. Mas, você sabe mesmo como estudar a Bíblia Sagrada?

Sendo ela um misto de registro histórico e grandes reflexões sobre a vida, baseados nos ensinamentos de Jesus Cristo, as palavras encontradas neste livro percorrem gerações e inspiram a vida religiosa de pessoas ao redor de todo o mundo.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Afinal, um livro traduzido para mais de 2 mil idiomas, é mais do que um best-seller, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas de como estudar a Bíblia, e compreender ainda melhor todas as mensagens presentes nela e que podem nos servir guia para os desafios do dia-a-dia.

O que é a Bíblia Sagrada?

Constituída por um agrupamento de livros, estando sua maioria deles situados no Antigo e Novo Testamento, na Bíblia você encontra não só passagens da vida de Jesus Cristo, como também reflexões que orientam e mostram caminhos para todo cristão.

Proveniente da palavra grega “biblion”, que tem como significado “livro”, a Bíblia é oficialmente o livro mais vendido de todos os tempos, também pudera, sua existência é supostamente datada por volta do século XV a.C., tendo sido “concluída” no final do séc. I d.C.

Principais personalidades da Bíblia: conheça 7 nomes importantes.

Quem escreveu a Bíblia?

Escrita no decorrer de um longo período, não é possível creditar a redação da Bíblia somente à algumas pessoas em questão. Entre os muitos escritores dos livros presentes na Bíblia Sagrada, por exemplo, estão a maioria dos apóstolos de Jesus Cristo.

O que há em comum entre todos os que colaboraram na escritura dos livros da Bíblia é o fato de que Deus foi o responsável por iluminar cada uma destas pessoas, permitindo-as ter inspiração e luz para transferir ao papel todos os ensinamentos, reflexões e lições necessárias aos seus futuros leitores.

O homem aqui, como de costume, foi usado como ferramenta pelas mãos de Deus. Através da vida de cada um, Deus se fez presente e permitiu eternizar sua palavra de maneira única.

Por que devemos estudar a Bíblia?

Esta resposta é clara e simples! Sendo a Bíblia um manual para todo o cristão, que maneira melhor para vivenciarmos os ideais de Deus do que lendo e entendendo o livro que ele mesmo inspirou a ser escrito?

O estudo da Bíblia é imprescindível ao católico fiel pois traz para a atualidade todos os ensinamentos e inspirações da jornada de Jesus Cristo, e seus seguidores. Este estudo precisa ser sempre atualizado, no intuito de contextualizar a realidade de quando a Bíblia foi escrita, e como a sociedade vive hoje.

O mundo se transforma a cada instante, mas os princípios de Deus quanto ao amor ao próximo, respeito, entre outras tantas lições, continuam os mesmos. É preciso entender o contexto e o cenário em que se vive.

É preciso decorar a Bíblia? Tenho que ler ela todinha?

Estes questionamentos são muito decorrentes em que está iniciando a vida na igreja católica, uma vez que na catequese somos ensinados a inserirmos a leitura da Bíblia em nossa rotina, tê-la como escudo e guia. Mas, o essencial mesmo é compreender e absorver as milhares de mensagens que ela traz.

Sobre ler a Bíblia inteira? Se for da vontade e interesse genuíno do cristão, essa é uma oportunidade e tanto para entender mais profundamente o que Jesus Cristo quis e segue querendo nos ensinar todos os dias. Não é uma obrigatoriedade, mas sim uma possibilidade.

Ambas são maneiras de como estudar a Bíblia, e no fim das contas, o mais importante é ler com o coração!

Passagens bíblicas mais famosas: relembre as passagens em ordem cronológica.

Dicas de como estudar a Bíblia

Ler a Bíblia é quase como estudar para uma prova muito importante, mas, neste caso, estamos falando das provas que surgem em nossas próprias vidas.

E como todo bom estudante sabe, cada um encontra sua maneira predileta para se dedicar aos estudos. Sendo assim, as dicas aplicadas por quem estuda para um grande concurso ou vestibular, acabam valendo quando pensamos sobre como estudar a Bíblia.

dicas de como estudar a biblia

Seguem algumas dicas:

1. Leitura constante

Como a Bíblia é um conjunto de livros, que resulta em uma grande quantidade de texto e leitura, comece a inserir de maneira gradual este momento em sua rotina. Uma boa sugestão é realmente começar do início dela, e ir caminhando com a leitura, conforme os próprios livros vão avançando, e sua compreensão também.

2. Anotações

Assim como um estudante se prepara para sua esperada prova, assim que começar esta leitura gradual, você ir fazendo anotações, seja em um caderno, folha ou até mesmo na sua própria Bíblia. Lembre-se que, neste caso, é importante ter uma Bíblia para chamar de sua, uma vez que anotar pensamentos ou grifar passagens para refletir posteriormente não será problema, mas sim solução.

3. Grupos de estudo

A catequese, o crisma, e outros momentos de estudo da Bíblia podem ter passado em sua vida, mas é preciso reativar este interesse. Caso seja uma opção viável, proponha aos seus amigos e familiares que vocês criem um grupo de estudos, onde vocês podem fazer a leitura sazonal da Bíblia, refletirem juntos, e até mesmo chegarem a conclusões que irão contribuir com a compreensão uns dos outros. Vai ficar mais fácil e prazeroso aprender a palavra assim, não é mesmo?

4. Rotina de Estudos

Quem quer passar bem na prova da vida cristã, precisa estar munido de informação e de instrução sobre como leva-la da melhor forma, não é mesmo? Sendo assim, torne a leitura da Bíblia, o grupo de estudos ou até mesmo a pesquisa sobre certos escritos encontrados nela, uma rotina em sua vida. Encontra um momento ideal, e reserve para se dedicar a este aprendizado.

*A Lectio Divina é uma das maneiras de tornar a leitura do Evangelho algo comum na correria do dia-a-dia rotineiro. Confira mais sobre esta rotina de orações e reflexões.

5. Aplicação na vida real

Esta pode ser uma das dicas mais importantes entre todas. A Bíblia ganhou forma por desejo de Deus, que a idealizou e inspirou o homem a escreve-la para assim termos a oportunidade de encontrarmos não só ensinamentos, mais acalento em suas palavras e passagens. Sendo assim, é preciso ler, compreender, e mais do que tudo isso: vivencia-la.

Os preciosos ensinamentos e as reflexões mais indispensáveis estão presentes na Bíblia, é uma questão de comprometimento e de aproveitar este presente que nos foi dado diretamente por Deus.

A importância da leitura da Bíblia na vida do cristão

Agora que você já conferiu algumas dicas de como estudar a Bíblia, lembre-se:

A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo.

26Ela foi escrita por homens, para que todos compreendessem de maneira humana o que Deus quer para a vida de cada um de nós.

Por isso, encontre um tempinho em sua rotina para se dedicar aos estudos das escrituras. Compreender mais sobre os ensinamentos de Deus e a vida de Jesus Cristo irá te tornar um cristão e pessoa ainda melhor.

COMPARTILHE