Religião Católica

Frases do Papa João Paulo II: as mais famosas e poderosas frases

frases do papa joao paulo ii

O Papa João Paulo II ficou conhecido como o “Papa peregrino” após ter visitado 129 países durante os 26 anos do seu pontificado. Venerado em todo mundo, o pontífice foi reconhecido como um dos líderes mais influentes do século XX. Com uma vida dedicada a promover a paz e a tolerância, as frases do Papa João Paulo II continuam marcantes até hoje. Saiba quais são elas e aproveite para conhecer melhor um dos Papas mais queridos pelos fiéis.

Quem foi João Paulo II

Nascido em 18 de maio de 1920 em Wadowice, na Polônia, João Paulo II foi batizado com o mesmo nome do pai, Karol Wojtyla. Aos 22 anos, começou a estudar em um seminário clandestino na cidade de Cracóvia e, após da Segunda Guerra Mundial, se formou no curso de Teologia da Universidade Jagellonica. Foi ordenado sacerdote em 1946.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Antes de ser eleito como Papa, Karol Wojtyla foi titulado como Doutor em Teologia e chegou a lecionar as disciplinas Teologia Moral e Ética Social na Faculdade de Teologia de Lublin. Em 1967 foi nomeado como cardeal pelo Papa Paulo VI e atuou ativamente do Concílio Vaticano II, participando do desenvolvimento da Constituição GaudiumetSpes.

O Primeiro papa da história: descubra quem foi e como assumiu o cargo.

O Papa que renovou a imagem da Igreja

O Cardeal Wojtyla foi eleito Papa no dia 16 de outubro de 1978, aos 58 anos. Nesta ocasião, ele escolheu João Paulo II como seu nome papal. Considerado como “o Papa das multidões”, seu pontificado foi marcado por uma renovação na imagem da Igreja Católica perante a população, com a criação das Jornadas Mundiais da Juventude, em 1985, e os Encontros Mundiais das Famílias, em 1994.

Fluente em treze línguas, o Papa João Paulo II também teve importante papel na mediação de conflitos políticos e religiosos ao redor do mundo. Sua influência nas relações internacionais foi fundamental para a queda de regimes totalitários e para a aproximação da Igreja Católica com outras religiões, como o judaísmo e o islamismo. João Paulo II foi o primeiro Papa a entrar em uma sinagoga e em uma mesquita.

Dedicado a oferecer exemplos de santidade para incentivar os fiéis ao redor do mundo, João Paulo II foi o Papa que mais canonizou e beatificou pessoas na história: foram 1.338 beatificações e 482 canonizações durante o seu pontificado.

Em sua incansável missão de evangelização, convocou inúmeros encontros de oração pela paz. Muitas das mais marcantes frases do Papa João Paulo II foram ditas durante esses encontros. Também foi sob o seu papado que a Igreja Católica celebrou o Grande Jubileu do Ano 2000.

Conheça outras curiosidades sobre o Papa João Paulo II.

Falecimento e canonização

Sua Santidade o Papa João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005, aos 85 anos. Seu pontificado, de pouco mais de 26 anos, foi o terceiro mais longo da história. Durante o funeral, os fiéis clamaram “Santo súbito”, pedindo para que a Igreja Católica canonizasse o Santo Padre o quanto antes. Em 2014, São João Paulo II foi canonizado em Santa Missa Solene celebrada pelo Papa Francisco.

A decisão de canonizá-lo foi oficializada após a Igreja reconhecer um milagre concedido por São João Paulo II: a cura de uma freira francesa que sofria de Mal de Parkinson, doença que até hoje permanece incurável.

Palavras de peso e poder

As frases do Papa João Paulo II, proferidas em seus escritos e discursos, são verdadeiras fontes de ensinamentos. Pregando aquilo que vivia e acreditava, o pontífice deu testemunho da bondade e da misericórdia de Deus e também deu sermões sobre a dignidade da vida, a família, a tolerância e o amor humano com palavras edificantes que animavam a todos que o escutavam.

Muitos fiéis tiveram suas vidas transformadas após experimentar o impacto das sagradas frases do Papa João Paulo II.

As 10 mais famosas frases do Papa João Paulo II

Listamos abaixo dez frases do Papa João Paulo II que ficaram famosas e são lembradas até hoje. Não deixe de refletir na mensagem de suas poderosas palavras:

Frase 1

O futuro está em seus corações e em suas mãos

Durante visita ao Canadá, em 2002, o Papa pediu aos jovens cristãos que se comprometessem a restaurar a fé na humanidade. Ele alertou a juventude de que estava em suas mãos a criação de mundo melhor.

Frase 2

Obrigado a ti, mulher, pelo simples facto de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.

Em 1995, o João Paulo II escreveu a Carta às Mulheres, exaltando a dignidade e a vocação das mulheres e realçando a contribuição dadas por elas à humanidade.

Frase 3

O homem não pode viver sem amor. Sem amor, torna-se um ser incompreensível para si mesmo.

Encíclica “Redemptor hominis” (O Redentor do homem), escrita em 1979. O Papa João Paulo II escreveu sobre a questão da redenção do homem por Cristo, afirmando que o amor é condição essencial para guiar as ações humanas.

Frase 4

Peço perdão, em nome de todos os católicos, por todas as injustiças contra os não-católicos no decorrer da história.

Durante o Jubileu do Ano 2000, o Papa deixou esta frase escrita em um bilhete a Deus no Muro das Lamentações, em Jerusalém, após oração.

Frase 5

O futuro começa hoje, não amanhã.

Dita aos fiéis durante missa celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 1985.

Frase 6

Para conseguir o bem da paz é necessário afirmar, com consciente lucidez, que a violência é um mal inaceitável e que nunca resolve os problemas

Em sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2005, o Papa refletiu sobre a impossibilidade de se derrotar o mal utilizando do mal.

Frase 7

Nem sempre a guerra é inevitável. Ela é sempre uma derrota para a humanidade.

Em manifestação em que lamentou o iminente ataque ao Iraque no início dos anos 2000.

Frase 8

O mundo que vocês estão herdando é um mundo que precisa desesperadamente de um novo sentido de fraternidade e de solidariedade humana.

Homilia do Santo Padre, durante a missa de encerramento da XVII Jornada Mundial da Juventude, no Canadá, em 2002.

Frase 9

O verdadeiro amor é exigente. O amor exige o esforço e um compromisso pessoal com a vontade de Deus. Isso quer dizer disciplina e sacrifício, mas também quer dizer alegria e satisfação humana.

Homilia do Papa João Paulo II durante Santa Missa no parque Boston Common, em 1979.

Frase 10

O segredo da paz verdadeira diz respeito aos direitos humanos. O reconhecimento da dignidade inata dos integrantes da família humana é a base da liberdade, da Justiça e da paz mundial.

Durante a primeira missa celebrada em 1999 na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

COMPARTILHE