Frases religiosas

Frases mais famosas do Papa Francisco: 15 pensamentos para refletir

frases mais famosas do papa franciscofrases mais famosas do papa francisco

Certamente você já ouviu alguma das frases mais famosas do Papa Francisco, não é mesmo?

Sendo ele a maior autoridade representante da igreja católica na Terra. O Papa é o líder mundial da igreja Católica Apostólica Romana. E qualquer movimentação que faça, já é motivo para assunto e reflexão.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Suas palavras e atitudes são carregadas de poder, ensinamentos e buscam atingir o coração dos fiéis da igreja, e também o coração de todos os filhos de Deus ao redor do mundo.

Quem é Francisco?

Para começo de conversa, você sabia que o Papa definido em votação pelo clero da igreja escolhe o nome que utilizará para ser representado? Francisco foi o nome escolhido por Jorge Mario Bergoglio, o argentino de 82 anos, que levou em conta a história de entrega e doação da própria vida de São Francisco.

Conhecido por seus atos de coragem e altruísmo, sempre pensando no próximo, São Francisco tornou-se então a grande inspiração para o Papa, que faz questão de ressaltar seu amor e serviço aos menos favorecidos, assim como o santo italiano procurou dedicar-se durante toda sua trajetória de vida.

Papa Francisco assumiu a função religiosa no início de 2013, e desde então vem mostrando diferentes vertentes da igreja católica, tocando em assuntos que antigamente eram considerados tabus, e propondo reflexões que mexem com toda a sociedade.

O poder da palavra!

A igreja católica entende que São Pedro foi designado como o primeiro Papa da história de todo o Papado, e na sequência vieram todos os demais que os católicos tiveram a honra de conhecer e vivenciar. Alguns deles tornaram-se representantes icônicos para os cristãos, eternizados na história da igreja católica.

Devido à toda essa importância da função e ao mesmo tempo ao prestígio que o sacerdote passa a carregar, sua postura, atitudes e decisões refletem em transformações na igreja, e a palavra dita por um Papa tem um poder inestimável.

Abraçando as minorias!

Papa Francisco não tem nem mesmo 1 década ocupando o cargo para qual foi escolhido, mas seus quase 7 anos de trabalho e vivência no Papado já trouxeram grandes transformações para a maneira como a igreja católica é vista.

Entre as frases mais famosas do Papa Francisco, seus gestos e colocações, ele deixou claro desde o início que seu foco principal como Santo Padre, o padre dos padres, era o de acolher as minorias. E, por minorias, entenda o significado desta palavra, não como um grupo formado por um número menor de pessoas, mas por grupos que ficam a margem da sociedade, seja por aspectos culturais, religiosos, econômicos ou sociais.

Francisco tem mostrado, desde o momento em que assumiu a posição de Papa, sua postura de alento, e seu olhar voltado para as necessidades dos que buscam simplesmente dignidade para viver a vida. Um direito comum a todos os seres humanos!

A Força de Francisco

Esta posição de Francisco acaba também sendo refletida nos posicionamentos da igreja, uma vez que a palavra dele tem força suficiente para tocar em pontos que precisam ser transformados e até mesmo atualizados na igreja.

Papa Francisco trouxe um aspecto mais humanizado à imagem do Papa, mostrando-o como alguém menos intocável, que busca atingir o coração dos jovens, cheios de energia para mudar o mundo, e também o coração de quem já muito fez.

Muitas das frases mais famosas do Papa Francisco falam sobre a desigualdade, os direitos dos seres humanos e a necessidade da igreja ser uma instituição presente na vida de todos, por exemplo.

Quem fala o que quer…

Aqui estamos falando sobre as frases mais famosas do Papa Francisco, mas, a liberdade e a maneira mais informal utilizada por ele, também gera atritos ocasionalmente.

Isso porque muitos fiéis ainda detém uma postura mais conservadora diante de assuntos e pautas que tocam em questões da vida do cristão, e sobre como um verdadeiro fiel da igreja deveria viver.

Mas, em um mundo globalizado como o que vivemos, onde as informações estão há um clique de distância, as opiniões se dividem cada vez mais. Algumas colocações acabam gerando polêmica, mesmo que sejam em função de defender os direitos mais simples de alguém considerado diferente diante dos olhos da sociedade. É bastante vela para queimar!
frases papa francisco

Frases mais famosas do Papa Francisco

Toda a popularidade do Papa Francisco não vem de maneira gratuita. Suas cartas, depoimentos e colocações são sempre cheios de visão e de empatia pelo próximo. Sua decisão em acolher, cada vez mais, as minorias, também o torna uma autoridade possível e próxima do povo.

Mesmo causando polêmica ou dividindo opiniões, muitas de suas frases são tão populares quanto sua persona.
Vamos conferir e refletir sobre algumas delas?

1) “Neste momento, infelizmente, não temos uma relação tão boa com a natureza, com a criação. Como eu gostaria de uma Igreja pobre, como eu gostaria de uma Igreja junto aos pobres”.
– Em suas primeiras colocações já como Papa oficialmente, Francisco ressalta aqui a mudança que gostaria de inspirar para os fiéis da igreja católica. Uma relação próspera com os mais necessitados, e também com a natureza, de onde tanto usufruímos.

2) “Muitos de vocês pertencem à Igreja Católica, outros não são cristãos, mas eu gostaria de dar essa bênção a cada um de vocês, respeitando a consciência de cada um, porque cada um de vocês é filho de Deus”.
– Sobre usufruir de sua palavra e conexão com Deus, Papa Francisco ressalta aqui a importância de todos como seres humanos como filhos do Pai, independente de suas opções e escolhas para a vida.

3) “Eu entendo que os jovens se escandalizem com essa corrupção. Eles sabem que isso está em toda parte, mas na Igreja é mais escandaloso, porque deve levar as crianças até Deus, e não destruí-las”, disse o Pontífice.
– Em uma das muitas entrevistas sobre recentes escândalos envolvendo autoridades da igreja e pedofilia, Papa Francisco fala sobre sua compreensão diante da indignação, principalmente dos jovens, que deveriam ser chamados a casa do Pai e não afastados desta maneira criminosa.

4) “A desinformação é provavelmente o maior pecado que um meio de comunicação pode cometer, porque dirige a opinião pública e uma direção única e omite parte da verdade”.
– Em um depoimento sobre pontuais colocações exacerbadas da imprensa, Francisco ressalta a importância dos veículos de comunicação prezarem pela verdade e pela informação honesta, sem criar histórias ou inverdades, seja sobre a igreja ou quem for.

5) “Eu também peco”.
– Por mais simples que esta frase pareça, ela carrega um grande peso para quem a lê. Aqui, Papa Francisco ressalta nada mais do que o fato de ser um humano e filho de Deus igual a todos nós. Alguém que peca, e que busca melhorar como pessoa diante dos olhos de Deus.

6) “Quero oferecer uma palavra de ânimo a todos aqueles que estão trabalhando para construir uma ordem social justa, reconciliada e inclusiva”.
– Sobre o respeito às minorias étnicas, em comunicado, Papa Francisco disse esta frase acima, que claramente confirma sua intenção em trabalhar a religião e a fé como ferramentas de transformação social, para que ninguém se sinta ou seja inferiorizado diante de sua verdade, etnia ou religião.

7) “Evitemos apresentar a fome como uma doença incurável”.
– Novamente tratando sobre as dificuldades enfrentadas pelas minorias, Francisco disse esta frase em um contexto onde aconselha a todos que não encarem a situação de fome no mundo como algo impossível de ser resolvido. É justamente com a intenção no coração, e boas ações, que podemos e iremos reverter o quadro da fome, que por mais difícil que seja, não é impossível de ser revertido.

8) “Quanto mais difícil é o caminho que leva à paz e ao entendimento, mais empenho devemos ter para reconhecer o outro, curar feridas e construir pontes, estreitar os laços e ajudar-nos mutuamente”.
– Falando sobre guerras e conflitos entre países, Papa Francisco fala sobre empenharmos nossas energias para justamente reverter cenários de guerra, tendo a paz e o diálogo como as “armas” principais. Construirmos pontes que nos fortaleçam, e não muros que nos separem.

9) “Ainda falta muito para que a mulher possa dar à Igreja a originalidade de seu ser e de seu pensamento”.
– Aqui o Papa toca em um assunto muito vigente na igreja atualmente, e em sociedade também. O papel da mulher na igreja católica, e o quanto ela ainda pode trazer para agregar na instituição.

10) “Uma Igreja que não é próxima não é Igreja. É uma boa ONG”.
– Francisco deixa claro aqui, que a igreja precisa estar próxima dos cristãos, caso contrário, uma ONG realiza o mesmo papel, sem cunho religioso.

11) “A escravidão da mulher é das coisas mais desastrosas que acontecem”.
– Papa Francisco condena aqui a inversão de valores e padrões duplos direcionados à mulher e sua existência.

12) “Sempre, no restaurante da vida, nos oferecem pratos de ideologia. Você pode se refugiar nisso. São refúgios, que o impedem de tocar a realidade”.
– Aqui o Papa Francisco ressalta que, mesmo acreditando em suas ideias, é importante estar a par do que é real e o que verdadeiramente pode contribuir com o mundo.

13) “Melhor ser ateu do que católico hipócrita”.
– A mensagem é clara: Papa Francisco retoma o pensamento bíblico de que os mornos serão vomitados, e diz que é mais compreensível alguém que diga não acreditar em Deus, do que alguém que se diz praticamente e não leva nenhum ensinamento divino de maneira pertinente em sua vida.

14) “E depois, como a cerimônia é um pouco longa, alguns podem ter fome. Se é assim, vocês, mamães, amamentem sem medo, com normalidade, como a Virgem”, pediu o Papa.
– Sempre atento aos comportamentos e necessidades dos fiéis, Francisco deu este recado durante uma das missas que presidia, ressaltando a normalidade do amamentar, lembrando que o próprio Jesus também foi criança, assim como todo ser humano na Terra.

15) “O fato de o Mediterrâneo ter se transformado num cemitério deve nos fazer pensar”.
– Aqui, Papa Francisco mostra que a violência e as guerras geradas ao redor do mundo, além de cessarem, deveriam nos fazer repensar várias questões como humanidade. Uma chamada para o pensamento consciente e mais humano!

Gostou?

Reunimos algumas das frases mais famosas do Papa Francisco, e agora você pode, além de refletir, utiliza-las em seu dia-a-dia, e propor conversações entre sua família e amigos.

É uma chance de rever conceitos, criar reflexões sobre o próximo e aumentar a compreensão da igreja sobre os fatos que ocorrem ao redor do mundo. Deleite-se!

COMPARTILHE