Religião Católica

História de Isaque: compreenda sobre o personagem bíblico

História de IsaqueHistória de Isaque

Isaque foi um personagem citado em mais de 125 passagens bíblicas, em sua maioria no Antigo Testamento, predominantemente em Gênesis. Conheça a História de Isaque na Bíblia.

História de Isaque

Descendente de Abraão e Sara, além de pai de Jacó e Esaú, ele é considerado um dos grandes patriarcas de Israel. Isaque é uma das principais personalidades da Bíblia.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

O nascimento de Isaque

Isaque, o herdeiro prometido a Abraão e Sara, nasceu em Negev, no sul da Palestina. Quando veio ao mundo, seus pais já tinham uma idade bastante avançada. O pai, aos 100 anos de idade, e a mãe, estéril aos 90 anos, riram da mensagem de Deus, pois estavam muito velhos para ter filhos.

Foi o próprio Deus que ordenou que este deveria ser o nome do menino, segundo a passagem:

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. – (Gênesis 17:19)

Após seu nascimento, Sara reconheceu que Deus lhe havia dado um motivo para sorrir e que todos a sua volta também iriam rir com ela.

Como herdeiro primogênito, Isaque tinha direito a tudo que Abraão possuía: seus bens, sua posição social e a promessa de Deus de que seus descendentes se tornariam uma grande nação.

A grande provação

De acordo com o livro de Gênesis, quando Isaque ainda era jovem, Deus mandou que Abraão sacrificasse seu filho, para colocar a sua fé em provação, testando sua obediência e lealdade.

Eles então subiram ao monte Moriá e no último momento um anjo surgiu, o impedindo de cometer tal ato.

´Não toque no rapaz ´, disse o Anjo. ´Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho´- (Gênesis 22:12).

Este episódio retrata como Abraão confiava na vontade de Deus, crendo nos planos divinos para que as promessas fossem cumpridas.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Isaque forma sua própria família

Aos 40 anos, depois de perder a sua mãe, Isaque encontra consolo no casamento com Rebeca, que havia sido trazida a pedido de seu pai para que se tornasse sua mulher.

Algum tempo depois, Abraão morreu e Isaque herdou toda a riqueza de seu pai, tornando-se um homem muito próspero e invejado. Ele mudou-se para Gerar, terra de Abimeleque, e foi viver entre os filisteus, mas com medo de que o poderiam matar e roubar-lhe sua bela esposa, mentiu dizendo que ela era sua irmã.

Apesar de Rebeca também ser estéril, ela foi agraciada com a intervenção divina após Isaque permanecer em orações. 20 anos depois da união, Rebeca engravidou e deu à luz a gêmeos, que foram batizados como Esaú e Jacó.

Os filhos de Isaque

Quando Rebeca ainda estava grávida, ela sentiu os meninos se empurrando dentro de seu ventre e resolveu consultar a sabedoria do Senhor. Ele esclareceu que dentro do ventre dela havia duas nações, e que o mais velho serviria o mais novo.

E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. – (Gênesis 25:23)

Os meninos cresceram, mas Isaque preferia Esaú, enquanto Rebeca preferia Jacó, gerando rivalidade e conflitos em seu lar.

Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Jacó cuidava do rebanho e vivia nas tendas.
Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó. – (Gênesis 25:27,28)

Mais tarde, tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar. Jacó se aproveitou disso e, influenciado pela sua mãe, passou-se por Esaú para receber a benção que cabia a ele como primeiro herdeiro.

Quando Isaque descobriu que tinha sido enganado, ele não retirou sua bênção de Jacó mas reconheceu que tinha que ser assim. Era a vontade de Deus.

A morte de Isaque

De acordo com a história de Isaque citada na Bíblia, Isaque morreu aos 180 anos em Hebrom e foi sepultado ali mesmo, onde também jaziam Abraão e Sara.

Diferentemente de seu pai Abraão e de seu filho Jacó, foi o único patriarca do povo de Israel que não teve seu nome mudado por Deus.

Ele ficou conhecido por ser um homem correto, de temperamento manso, que tinha fé em Deus, deixando a mensagem de que a única felicidade real é aquela que se faz sendo abençoada pelo Senhor.

O significado do nome Isaque

A título de curiosidade e para agregar à história de Isaque, é interessante entender o significado do nome Isaque.

Isaque tem origem no hebraico Itshak ou Yitzháq, e quer dizer “ele ri” ou “risonho”. Outra tradução que se aplica é a de “filho da alegria”, simbolizando a importância de obedecer a Deus com felicidade e satisfação.

Predominantemente masculino, o nome Isaque é muito popular entre os brasileiros e também pode ser visto grafado como Isaac, nome em Inglês.

Para saber o significado de outros nomes bíblicos, leia o artigo nomes bíblicos para crianças.

COMPARTILHE