Religião Católica

Hóstia: entenda qual o significado deste símbolo da Igreja Católica

Hóstia, qual seu significado

Entre os diferentes momentos e sacramentos proporcionados pela igreja católica, a comunhão, quando se vive a consagração da Eucaristia, certamente é um dos que envolve mais curiosidade aos leigos e para quem está iniciando sua jornada de fé na religião A Hóstia gera curiosidade, e todo o ritual até a hora da comunhão é um momento de preparação para receber o corpo de Cristo, que nos é entregue em mãos, precioso em sua magnitude, e humilde visualmente.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os significados da Hóstia e entender o significado de mais este símbolo da igreja católica.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que significa a palavra Hóstia?

A palavra HÓSTIA é originada do latim, e é um sinônimo para a palavra vítima. Sendo assim, ela representa o próprio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, nos livrando de todos os nossos pecados. E também leva um significado mais secular, sendo a maneira como era chamado o animal oferecido aos deuses romanos da época.

O momento de comunhão compõe um importante ritual realizado durante as missas e celebrações, o corpo de Cristo, simbolizado pela hóstia, é elevado e todos os joelhos se dobram neste momento, uma vez que o próprio filho de Deus está ali, representando pelo que simboliza um pedaço de pão.

Simbolismo na igreja

O desenvolvimento da religião católica, que tem também seu berço em terras europeias, aderiu a palavra hóstia, para então se referir ao corpo de Cristo, a vítima maior no enredo da história do Cristianismo, o Jesus morto e ressuscitado.

A hóstia representa o corpo de Jesus Cristo vivo entre nós. Por isso o momento de sua consagração é tão importante para os fiéis. Após ser consagrada, não é um simples pedaço de pão/biscoito que está ali, é a representação do próprio Cristo Jesus que se permite ser visto a olhos nus. Ele que entra nos corações, lares e toma as rédeas do que precisa ser transformado na vida de quem o busca, e que intercede por sua graça divina.

É uma honra aos católicos que buscam a luz de Jesus em seus caminhos!

Conheça outros símbolos da Igreja Católica.

Santa Curiosidade

Sabe porque dizemos: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”? É justamente porque diante da presença do filho de Deus, permitindo-se estar ao nosso alcance e toque, ele expõe sua morte e ressureição diante de nossos olhos e corações repletos de pecado, em busca do perdão e aceitação divina.

Jesus Cristo, filho do Senhor, é conexão direta com Deus e seus princípios mais profundos e importantes para as nossas vidas.

– Nos inclinamos em reverência e nos ajoelhamos em contemplação pois aceitamos a missão de sermos tal qual o filho de Deus: puros de coração e cheios de vontade de compartilhar o amor, o perdão e a colaboração com o próximo. Nos entregamos na intenção de minimamente nos parecermos e sermos imagem semelhante destes Jesus de abrasador e amigo.

A comunhão

O momento de comunhão é sagrado, pois, além da oportunidade de termos o corpo e sangue de Cristo em nossas vidas, compreendemos ali toda a missão que Deus quer realizar em nossas vidas. Aprendemos então a sermos mais altruístas, visando também o bem do próximo, e o colocando até mesmo a nossa frente como prioridade em alguns momentos da vida.

O coração que tudo oferta, tudo recebe. E a gratidão de vivenciar a palavra ensinada por Deus e Jesus Cristo, é inigualável!

Além do altar

Mais do que comungar e aproveitar da maravilha que é compartilhar do amor de Jesus, levar os seus ensinamentos para o cotidiano e vida fora da igreja é também um grande desafio.

Buscamos a comunhão, a palavra, a ingestão da hóstia e o encontro com Deus, na casa dele, para então propagarmos sua palavra e ensinamentos pelas ruas, espaços, locais em que convivemos. E, principalmente, em nossos lares.

A missão de evangelizar continua fora dos templos sagrados. Mesmo que distante dos altares, Deus quer ver seu amor ser compartilhado, multiplicado, e a Eucaristia é justamente uma lição para sermos seres humanos melhores, fortes de fé.

É o combustível do cristão católico!

Quem pode usufruir da Eucaristia?

Além dos ensinamentos da catequese e do sacramento do Crisma, a Comunhão precisa se levada como o momento importante e incomparável que é. A palavra diz: “Todo aquele que comer do Pão ou beber do Cálice do Senhor indignamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte, que cada um examine a si mesmo antes de comer deste Pão e beber deste cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo come e bebe sua própria condenação” (1Cor 11,27-29).

E o que tudo isso quer dizer? A comunhão precisa ser feita em um momento de consciência, entre Deus e seu servo fiel. É uma troca.

Oferecemos nossa vida e corpo como morada, enquanto a Eucaristia se faz Jesus presente em nosso ser, vida e rotina.

É preciso consciência do ato de comungar, para ele então fazer sentido em nossas vidas e jornadas diárias!

Oração da Hóstia

Após o momento da Comunhão, normalmente, reservam-se alguns instantes de reflexão e compreensão de todo o momento ali vivido. Abaixo, confira uma sugestão de oração para aplicar em seu dia-a-dia pós-comunhão.

As palavras desta singela oração falam da entrega de nossas vidas aos desejos de Deus, e o quanto ser morada de Cristo já nos basta enquanto fiéis e seguidores de sua palavra.

Oferecimento de si mesmo

Recebei, Senhor, minha liberdade inteira.
Recebei minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade.
Tudo que tenho ou possuo de vós me veio; tudo vos devolvo e entrego sem reserva para que a vossa vontade tudo governe.
Dai-me somente vosso amor e vossa graça e nada mais vos peço, pois já serei bastante rico.

Gostou de conhecer mais sobre a hóstia? Então que tal compartilhar com familiares e amigos!?

COMPARTILHE