Igrejas e Santuários

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Igreja de Nossa Senhora de FátimaIgreja de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima levantou fiéis de diversas regiões, por conta de seus milagres correrem por todos os cantos devido ao testemunho de quem a seguia. Muitas igrejas foram levantadas em seu favor para que seus devotos jamais esquecessem sua mensagem de intercessão. Saiba mais sobre a história e a missão de Fátima e conheça a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

História de Nossa Senhora de Fátima

O segredo de Nossa Senhora de Fátima foi se revelando ao longo de um período de 6 meses, onde ela aparecia uma vez por mês para três crianças videntes que apascentavam rebanhos nesta região, até revelar-se definitivamente como a Senhora do Rosário, a de brilho intenso.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A primeira aparição foi registrada pelos três pastorinhos, na Cova da Iria, na freguesia de Fátima em Portugal. O testemunho das crianças que tiveram a visão, conhecidos como Lúcio, Francisca e Jacinta contam que o fato se deu pela primeira vez em 13 de maio de 1917.

As aparições de Fátima aconteceram durante meses

A aparição repetiu-se em todos os meses até outubro, sempre no dia 13, exceto pela quarta aparição em agosto, que aconteceu no dia 15 em Valinhos.

Os três pastorinhos foram enclausurados em cárcere pelo administrador de Ourém que alegava que o segredo de Fátima se referia a um acontecimento político que poderia acabar com a República recém instalada. Mesmo sem comida, as três crianças não revelaram as profecias de Fátima, que voltou a aparecer após eles terem sido soltos.

Durante as aparições, Fátima conversava com as crianças e pedia que orassem pelos pecadores, mostrava seu coração triste e cheio de espinhos pelo sofrimento dos que andavam enfermos e em pecado.

Por volta da quinta aparição, quando Lúcio, Francisca e Jacinta se reuniram para rezar o terço, cerca de vinte mil pessoas estavam presentes, então Fátima revelou-se satisfeita com o sacrifício das crianças e manifestou-se como um globo de luz que se movia lentamente.

A primeira Igreja de Fátima

A primeira Igreja de Fátima se originou em Portugal, mais precisamente na Cova da Iria, freguesia de Fátima.

Ao longo dos meses em que Nossa Senhora de Fátima fez suas aparições, sempre o fez no mesmo lugar, exceto pela vez em que os pastorinhos estavam encarcerados e Fátima foi até onde estavam para entregar a mensagem dos céus.

Em sua última aparição, na Cova da Íria, ela pediu aos pastorinhos e todos que testemunharam o acontecimento que construíssem uma capela ao seu favor, para que todos os seus fiéis tivessem onde fazer suas preces e peregrinações, que era o seu principal pedido a humanidade.

A primeira capela

Em 1919 iniciou-se a construção da Capelinha das Aparições, desde então, nos anos que se seguiram o santuário foi sendo expandido aos poucos. Atualmente a construção possui duas basílicas, o que aumentou significativamente a capacidade de receber peregrinos em local coberto e confortável.

O primeiro templo mariano levantado em favor de Fátima

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

O Santuário de Fátima que também é conhecido por Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é composto por cinco áreas principais; a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Colunata, a Capelinha das Aparições, o Monumento ao Coração de Jesus e o Recinto de Oração, que é onde os devotos cumprem promessas. Conta também com espaços culturais e diversas outras edificações para os setores administrativos, acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, encontros e congressos, e outras atividades.

Estilo Arquitetônico

O estilo arquitetônico do Santuário é bem diversificado, pois a edificação foi sendo ampliada aos poucos, conforme o número de peregrinos ia aumentando com o tempo. A obra arquitetônica une construções do estilo revivalista ao lado de outras de aspecto mais contemporâneo. Artistas de diferentes gerações, nacionais e internacionais, realizaram grande número de obras no local.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Os grandes feitos de Deus através de Fátima foram tão difundidos por Portugal a fora que muitas igrejas foram construídas em honra de umas das representações marianas mais reconhecidas no catolicismo, principalmente em Portugal e no Brasil.

Belo Horizonte

Na capital mineira, a Igreja construída na década de 1950 permaneceu na Praça Carlos Chagas até o ano de 1992, quando então foi erguida a atual Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A construção desta nova igreja teve a duração de dois anos. A inspiração de três tendas foi de Cláudio Pastro e o projeto arquitetônico do engenheiro Ronei Lombardi Figueiras. As esculturas são de Léo Santana os painéis e via-sacra são de Ronei Lombardi. A Igreja possui capacidade para 800 pessoas, conta com Capela do Santíssimo e Edíficio Paroquial. Para conhecer mais sobre a construção mineira dedicada a Fátima, acesse o Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Cedofeita.

Santo André

Outra Igreja de Nossa Senhora de Fátima é a de Santo André, localizada na região da grande São Paulo é um exemplo de um edifício construído pelos padres e por toda a comunidade. A membresia da Igreja organizou diversos formas de arrecadação de fundos para que a construção fosse levada adiante.

A construção teve início em 1960, porém só foi retomada em 1987. Conheça mais um exemplo de fé em Nossa Senhora de Fátima no site da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Santo André.

Sorocaba

Em abril de 1971, foi lançada a pedra fundamental com uma santa missa rezada pelo senhor bispo diocesano Dom José Melhado Campos com a participação do Padre Pazini, Padre Ledo. Em julho de 1971 iniciou-se propriamente dito a construção sobre a responsabilidade do senhor Domingues Latorre.

Em 1990 foi criado uma comissão de obras para ampliação e modernização da capela com aprovação do Padre do Ledo. A Igreja fica localizada em região nobre da cidade, no bairro Campolim. Para conhecer a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, acesse o site da paróquia de Sorocaba.

A réplica do Santuário no Rio de Janeiro, no Recreio

Quando a reconhecida Associação Arquidiocesana Tarde com Maria completou 20 anos, Berthaldo foi ao Santuário de Fátima em Portugal para agradecer. Na Capela das Aparições, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, o fiel de Maria teve a inspiração de construir a réplica da Capela das Aparições no Rio de Janeiro.

As obras iniciaram em 2009 e a missa inaugural reuniu milhares de pessoas em 28 de maio de 2011. Desde então, este local sagrado recebe peregrinos de diversas partes do Brasil e do mundo.

Taquara

Ainda no Rio de Janeiro, há outra grande Igreja de Nossa Senhora de Fátima que fica localizada na cidade de Jacarepaguá fundada em 1968. Conheça a Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Taquara.

No Porto, Portugal

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Cedofeita no Porto projetada por um grupo de arquitetos, pintores e escultores, pioneiros do movimento moderno no Porto. A obra foi finalizada 1933 e inaugurada em 1936, sendo o primeiro projeto da arquitetura moderna religiosa em Portugal. A rua em que está localizada também recebeu o nome de Rua de Nossa Senhora de Fátima.

conheça também:

Dica importante: para visitar Portugal não é necessário nenhum visto/autorização, existem algumas exigências, como passaporte válido, hospedagem, passagem ida e volta e o seguro viagem Europa.

COMPARTILHE