Igrejas e Santuários

Igreja de Santa Cecília: conheça algumas das mais famosas do Brasil

Igreja de Santa Cecília

A Igreja de Santa Cecília existe em vários cantos do mundo. Isso demonstra a importância dessa representante da Igreja Católica para os fiéis.

Considerada a padroeira dos músicos e da música sacra, Santa Cecília é reconhecida pelas conversões milagrosas de muitos pagãos da sua época à fé católica. A primeira e mais importante igreja de Santa Cecília fica no bairro de Tratesvere, em Roma, na Itália.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

A igreja de Santa Cecília em território italiano é famosa por ter sido construída em cima da casa da Santa, a qual ela doou à Igreja dias antes de ser martirizada pelo governo romano por volta do ano de 150. No Brasil, existem inúmeras igrejas dedicadas a ela, sendo as principais em São Paulo, Volta Redonda, Recife e Manaus.

Quem foi Santa Cecília

Santa Cecília era uma jovem de uma família nobre romana que, ainda criança, fez voto de castidade para viver o amor em Cristo. Sua família, no entanto, a prometeu em casamento a um jovem chamado Valeriano. Resistente em sua fé, no dia de suas núpcias, Cecília contou ao noivo sobre sua castidade e disse que seus votos eram protegidos por um anjo.

Graças à firmeza de suas palavras, Valeriano, que até então era pagão, se converteu à fé católica. Dois irmãos dele também acabaram convertidos após ouvirem a história. Nesse dia, Santa Cecília teria entoado sua primeira canção a Deus: “Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Daí vem o fato de ela ser considerada a padroeira dos músicos cristãos.

Cecília vivia numa época em que a fé católica era perseguida e isso levou ela, o noivo e seus dois irmãos a serem condenados à morte. Os três homens, que após convertidos tinham doado todos seus bens aos pobres, foram decapitados. Milagrosamente, a jovem cristã resistiu a várias tentativas de que lhe tirassem a vida e, durante esse período, ainda converteu alguns de seus algozes.

Pressentindo sua morte, Cecília determinou que todos seus bens também fossem doados aos pobres e pediu que, no local de sua casa, fosse construída uma igreja. Ela foi morta decapitada três dias depois. O seu dia é celebrado mundialmente em 22 de novembro.

Igreja de Santa Cecília

Confira abaixo todas as informações sobre as igrejas dedicadas à Santa Cecília mais procuradas no Brasil.

Igreja de Santa Cecília em São Paulo

Na capital paulista, a Igreja de Santa Cecília fica no bairro Santa Cecília, região central. Sua história remonta ao ano de 1860, quando moradores da região pediram licença para a construção de uma capela em honra à padroeira da música.

Sua construção definitiva foi inaugurada em 1901 e a igreja se tornou uma das mais bonitas de São Paulo. A arquitetura e decoração interna são ricas e contam com murais que retratam cenas da vida da Santa, de autoria do famoso pintor Benedito Calixto.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Onde fica

Igreja de Santa Cecília em São Paulo se encontra no Largo Santa Cecília, sem número, Santa Cecília, São Paulo-SP.

Igreja de Santa Cecília em Recife

A Igreja de Santa Cecília em Recife teve sua construção iniciada em 1683 e funcionou inicialmente como uma capela. O local foi o marco da ocupação populacional na região, que posteriormente viria a se tornar a cidade de Boa Vista.

A Igreja de Santa Cecília foi reconstruída por volta de 1900 após ser doada por seus fundadores à Irmandade Santa Cecília. O local preserva a primeira imagem da Santa desde a época de capela.

Onde fica

Igreja de Santa Cecília em Recife se encontra no endereço: Rua da Conceição, 39, Boa Vista, Recife.

Igreja de Santa Cecília em Manaus

A igreja de Santa Cecília em Manaus, no Estado do Amazonas, faz parte da paróquia Santa Rita de Cássia, que neste ano completa 77 anos de existência. A construção é pequena e abriga uma comunidade ativa e com intenso trabalho pastoral.

Onde fica

Igreja de Santa Cecília em Manaus fica na Rua Japurá, 701, Cachoeirinha, Manaus.

Igreja de Santa Cecília em Volta Redonda

 
 

A Paróquia de Santa Cecília em Volta Redonda foi fundada em 1959 e hoje funciona na cidade vizinha de Resende. Foi sua expansão, no entanto, que permitiu que a pequena capela em honra à Santa se transformasse em uma comunidade maior.

Onde fica

A Igreja de Santa Cecília em Volta Redonda se encontra na rua Trinta e Um, 146, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, Rio de Janeiro.

Não deixe de conhecer a oração de Santa Cecília.

COMPARTILHE