Igrejas e Santuários

Igreja de Santa Helena: as mais famosas do Brasil

Igreja de Santa HelenaIgreja de Santa Helena

A Igreja de Santa Helena existe em várias cidades do planeta. É uma homenagem à religiosa que transformou a sua fé cristã em obras assistenciais e na construção de templos em lugares santos.

Quem é Santa Helena

Mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande, Helena foi um personagem importante para o cristianismo.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Helena teve sonhos e visões durante uma viagem para a cidade sagrada de Jerusalém. Este acontecimento ajudou a Helena a encontrar a cruz em que Jesus foi crucificado. Foi encontrada no interior de uma cisterna no Monte Calvário. Partes dela ficaram em Jerusalém e foram levadas para Roma.

Leia o artigo Santa Helena e conheça a história completa de sua vida.

Santa Helena e sua história com a igreja

Depois dessa ligação com Deus através de sonhos e visões, Helena decidiu erguer igrejas. Fundou a Basílica da Natividade, em Belém, no Estado da Palestina e a Basílica da Ascensão de Jesus, no Monte das Oliveiras.

Helena morreu aos 80 anos de idade, no ano de 330, aos 80 anos. Seus restos mortais se encontram no Vaticano.

Igreja de Santa Helena

Existe Igreja de Santa Helena em várias regiões do Brasil, de diversos tamanhos e arquiteturas. Uma das menores é a capela situada em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Ela fica no alto de um morro e possui somente cinco fileiras de cadeiras.

Listamos algumas igrejas do Brasil. Confira algumas igrejas em homenagem à Santa Helena:

Igreja de Santa Helena, em Campos dos Goytacazes

A Igreja da Helena fica em um dos cantos da praça também batizada em homenagem à religiosa. Com uma arquitetura simples, possui uma fachada discreta com uma cruz cravada logo acima da porta de entrada.

Na nave da Igreja de Campos dos Goytacazes as cores predominantes são a branca e a cinza. No altar, Jesus crucificado fica ao lado da imagem da santa.

Campos dos Goytacazes tem uma área total de 4.026,70 quilômetros quadrados, a maior do estado do Rio de Janeiro segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade já foi maior em seus dias de vila e chegou a ocupar quase todo o norte e noroeste do Rio.

Onde fica


A igreja se encontra na rua Dr. Júlio Barcelos, no Parque Jóquei Clube, Rio de Janeiro.

Igreja de Santa Helena, em Maringá

A Igreja de Santa Helena foi inaugurada em 18 de junho de 2010, em Maringá, interior do Paraná. Ela fica perto da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e tem capacidade para receber 500 pessoas.

A construção teve início após a doação do terreno feita pelo empresário Orlando Dias. Com a ajuda dos fiéis, a Igreja da santa demorou anos para ser erguida até a inauguração em 2010.

Na parte debaixo da Igreja de Santa Helena funciona um centro para trabalhos pastorais. Já no altar há uma pintura com o tema de Jesus crucificado.

Onde fica

A igreja de Maringá fica no Jardim Santa Helena, rua Lápis Lazúli, número 385.

Igreja de Santa Helena, em Suzano

Não tem como se perder: basta passar em frente ao prédio para ler, em letras garrafais, a frase “Paróquia Santa Helena” no alto da fachada do prédio, em Suzano. Abaixo fica o portão de entrada e, ao lado, uma grande cruz vermelha.
No interior da Igreja de Santa Helena, a imagem da religiosa se destaca no altar. Ela fica de costas para uma parede pintada de amarelo, a qual chama a atenção do fiel presente na nave.

Saiba mais no site da Igreja.

Onde fica

A Igreja de Suzana fica na rua Izaura Tavares Paiva, 771, no Parque Maria Helena.

Igreja de Santa Helena, em Jaú

A Igreja de Santa Helena fica em Jaú, mas faz parte da diocese de São Carlos, no interior de São Paulo. A paróquia também é dedicada ao Santo Cura D’Ars.

Dentro da igreja há duas imagens de cada santo, uma em cada lado do altar. No centro fica um crucifixo com a figura de Jesus Cristo.
A nave possui quatro fileiras de cadeiras. O teto e as paredes são predominantementes brancas e as janelas retangulares situadas nas laterais ajudam a iluminar o interior de prédio.

Confira mais informações no próprio site da Igreja.

Onde fica

O igreja de Jaú fica na rua Elias Letaif, 85, bairro Chácara Flora.

Igreja de Santa Helena, em Curitiba

A Igreja de Santa Helena, em Curitiba, fica no bairro Santa Felicidade – distante cerca de sete quilômetros do Centro. A região, situada na capital do Paraná, é conhecida pela gastronomia e pelas lojas de artesanatos.

Logo na entrada da Igreja de Santa Helena existem dois pinheiros, que ornamentam o portão de acesso. A fachada tem uma porta, seis janelas e uma cruz no ponto mais alto do telhado.

Onde fica

A igreja de Curitiba se encontra na rua São Carlos, no bairro Santa Felicidade.

Igreja de Santa Helena, em Belo Horizonte

A Igreja de Santa Helena fica meio escondida, cercada de prédios, no bairro Santa Efigênia. Ela está localizada na região leste de Belo Horizonte, na capital de Minas Gerais.

A fachada da Igreja de Santa Helena tem um estilo sóbrio, com uma torre no canto direito e uma cruz de pedra cravada logo acima da porta de entrada. No interior do prédio, a cor branca é predominante. Uma grande imagem de Jesus crucificado chama a atenção no centro do altar.

Onde fica

O Igreja da santa em Belo Horizonte se encontra na rua Maranhão, 875, no bairro Santa Efigênia.

Igreja de Santa Helena em Toronto, Canadá

 

E também há Igreja dedicada à santa no exterior!

A Igreja de Santa Helena é uma das mais bonitas do Canadá. Ela fica em Toronto, a maior cidade do país, com 5,5 milhões de pessoas.

A parte externa da Igreja de Santa Helena é feita de tijolinhos aparentes, de cor amarronzada. Todas as portas, janelas e vitrais são contornados por detalhes em branco, os quais dão um efeito de contraste com as paredes.

Por dentro, a Igreja de Santa Helena é toda ornamentada. Grandes colunas distribuídas pela nave sustentam arcos sempre apontados para o céu, em cores predominantes branca e marrom.

A paróquia de Santa Helena em Toronto teve sua origem em 1938 como uma igreja missionária. O arquiteto J. Haffa, da própria cidade, foi contratado para projetar o prédio.

Grande parte da pedra usada para erguer a Igreja de Santa Helena foi arrastada dos campos vizinhos usando cavalos. As pessoas que ajudaram a construir o prédio eram, em sua maioria, imigrantes ucranianos, poloneses, eslovenos, italianos e holandeses.

Onde fica

A paróquia de Santa Helena em Toronto fica em 1680 Dundas Street, West Toronto, ON, M6K 1V3

Confira mais informações no site da paróquia.

Gostou de conhecer as igrejas mais famosas de Santa Helena? Conhece outra para nos indicar? Deixe sua sugestão nos comentários.

Não deixe de conhecer a Oração de Santa Helena.

COMPARTILHE