Igrejas e Santuários

Igreja de Santa Luzia: conheça as principais igrejas no Brasil e no mundo

Igreja de Santa LuziaIgreja de Santa Luzia

Quer conhecer a Igreja de Santa Luzia mais próxima de você? Listamos abaixo uma breve história de Santa Luzia e as principais igrejas não só no Brasil mas como no mundo!

A Santa

Santa Luzia, a protetora da visão é uma santa bastante popular e possui muitas igrejas e santuários dedicados a ela. Italiana, nascida na cidade de Siracusa no ano 280, foi uma cristã bastante dedicada à religião.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Decidida a manter sua virgindade, foi denunciada na cidade pelo próprio pretendente, uma afronta para a época.Por essas razões, Luzia foi punida pelo imperador Diocleciano após se negar a casar. Seu único desejo era seguir a vida religiosa e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Mas naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a sua fé. Portanto sua punição foi arrancar-lhe os olhos. Por isso Santa Luzia é a santa da visão.

Consta ainda que seus olhos lhe foram devolvidos em uma pequena bandeja, antes de ser decapitada. Era 13 de dezembro do ano de 304.

Confira a história de Santa Luzia completa.

Igrejas de Santa Luzia no Brasil

São diversas as igrejas no Brasil com o nome da Santa Luzia. De Norte a Sul do país, a santa possui fiéis seguidores de seus ensinamentos.

Conheça algumas das igrejas brasileiras de Santa Luzia.

Sete Lagoas

Sete Lagoas fica no coração de Minas Gerais, há 70 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade interiorana tem como atrativos um conjunto de 24 grutas catalogadas, museus e, claro, lagoas. Perto de uma delas, a do Paulino, fica a Igreja de Santa Luzia, fundada em 1960 para homenagear a religiosa italiana.

A Igreja de Santa Luzia tem uma fachada simples. Acima da porta de entrada há um pequeno vitral e, no teto, está localizada uma cruz inclinada. No altar mór, quem se destaca é uma imagem da própria santa.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Sete Lagoas

A secretaria da Igreja de Santa Luzia funciona de segunda-feira a sexta-feira, entre 13 e 17h. No sábado, abre às 8h e fecha às 11h. O prédio fica na rua Matozinhos, 228, Bairro Santa Luzia, em Sete Lagoas.

Belo Horizonte

Os raios de sol que iluminam o vitral no altar mór da Igreja de Santa Luzia ressaltam a imagem da religiosa italiana. Os vários tons de azul presentes em seu manto dão um brilho diferente no interior do prédio, situado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

O Igreja de Santa Luzia em Belo Horizonte integra a paróquia de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A sua fachada é feita de pedra e na parte superior há um vitral triangular.

A nave da Igreja tem um corredor central, com um tapete vermelho, e assentos nas laterais. Pequenos vitrais nas paredes ajudam a dar mais luminosidade no interior do prédio.

Confira a lista das igrejas mais bonitas de Belo Horizonte.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Belo Horizonte

Você encontra a Igreja em na Rua Barreiro, em Belo Horizonte.

Campinas

Campinas é uma cidade do interior de São Paulo com cara de capital. Ostenta mais de 1 milhão de habitantes, possui diversas universidades, pontos turísticos e uma comunidade católica atuante. Nesse quesito religioso, o município sedia a Igreja de Santa Luzia, no Jardim das Oliveiras.

O interior da Igreja em Campinas é de pouco luxo. As paredes são brancas, cortinas são usadas para cobrir as janelas e o altar-mor tem como grande destaque um cruxifico.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Campinas

A Igreja de Santa Luzia fica na rua Renê Fernandes, 71, Jardim dos Oliveiras, em Campinas.

São José do Rio Preto

Na região noroeste do estado de São Paulo, em São José do Rio Preto, fica a Igreja de Santa Luzia.
A primeira missa no futuro território da Igreja foi celebrada em janeiro de 1969 pelo bispo de São José do Rio Preto, Dom José de Aquino Pereira. No mesmo ano, o templo começou a ser construído e a inauguração ocorreu em 1970, por seu primeiro pároco, Padre Manoel Rodrigues dos Santos.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em São José do Rio Preto

A Igreja de Santa Luzia foi demolida em 1976 e, três anos depois, a atual foi inaugurada. O templo fica na rua Sírio Libanesa, 1.004, no bairro São Joaquim, em São José do Rio Preto.

Limeira

A escolha de Santa Luzia para ser a patrona da comunidade do bairro Jardim Vista Alegre, em Limeira, foi proposital. A religiosa, nascida na Itália, é considera pelos fiéis católicos a padroeira contra os males da visão. A Igreja fica em uma das regiões mais altas da cidade.

A primeira missa na Igreja de Santa Luzia em ação de graças à religiosa ocorreu em 1973. Logo no início da década de 90, o bispo diocesano Dom Ercílio Turco assinou o decreto de criação da paróquia Santa Luzia.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Limeira

A Igreja fica na rua Pedro Elias, 730, em Limeira.

São Paulo

A primeira Igreja de Santa Luzia foi construída em São Paulo em 1932. A capela foi erguida em um terreno de 8 mil metros quadrados doado pela família de Rosa Paiana Campanella à Mitra Arquidiocesana de São Paulo.
A capela foi declarada Paróquia de Santa Luzia em 1965 por Dom Agnelo Rossi, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo. Atualmente, atende uma população de 48 mil pessoas.

O prédio da Igreja tem o formato retangular. Em um canto há uma cruz vazada no concreto, que ultrapassa os limites do pré direito da construção.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em São Paulo

A Igreja de Santa Luzia fica na rua da Pedroeira, 83, no Jardim Nordeste, em São Paulo.

Gosta de conhecer igrejas? Listamos as igrejas mais bonitas de São Paulo.

Igreja de Santa Luzia no Mundo

Também é possível visitar e se encantar pelas igrejas dedicadas a Santa Luzia pelo Mundo.

Igreja de Santa Luzia na Itália

A Sicília é um destino perfeito para quem procura uma viagem inesquecível. E a chance de poder conhecer a igreja de de Santa Luzia na Itália é imperdível. Siracusa foi a cidade onde Luzia nasceu, viveu e morreu.

Santa Luzia possui dois lugares dedicados à ela em Siracusa.

O primeiro deles é Basílica de Santa Lucia al sepolcro.

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Siracusa

Piazza Santa Lucia, Via Luigi Bignami, nª 1

Espero que você tenha gostado deste artigo. Conheça mais Igrejas e Santuários e nosso site.

Basílica de Santa Luzia em Portugal

a Basílica data do ano de 1959 e demorou mais de 50 amos para ser finalizada. A arquitetura é inspirada nas construções românico-bizantinas e uma das maiores igrejas da Península Ibérica.

Passa acessar o topo do monte onde se encontra a construção é necessário utilizar um funicular ou ir de carro. Mas vale a pena, pois é de uma beleza única, não apenas a igreja como a vista para a Castelo de Viana e para o mar.

Igreja Santa Luzia em Viana do Castelo

Como chegar a Igreja de Santa Luzia em Viana do Castelo

A basílica fica em Monte de Santa Luzia, Apartado 21, em Viana do Castelo; e o horário de visita é das 8h as 17h.

 

Não deixe de conhecer as orações de Santa Luzia.

COMPARTILHE