Igrejas e Santuários

Igreja de Santo Antônio: conheça as mais famosas!

Igreja de Santo Antônio

Santo Antônio é um dos santos mais populares da igreja católica, conhecido em diferentes cantos do mundo. Sua história de entrega, doação ao próximo, e pregação do Evangelho perduram até os dias de hoje, assim como sua fama de casamenteiro e padroeiro de objetos perdidos.

Conheça a Igreja de Santo Antônio mais próxima de você.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Para relembrar: Quem foi Santo Antônio?

De origem portuguesa, e muito popular em terras brasileiras, Santo Antônio foi um homem de fé, e assim como em vida, segue hoje sendo o protetor dos pobres e menos favorecidos.

Nascido Fernando Antônio de Bulhões, em Lisboa (Portugal), no ano de 1195, o homem que se tornaria santo, cresceu em torno de uma família nobre e rica. Filho único de um oficial do exército, Martinho de Bulhões com sua esposa, Teresa Pais Taveira, Fernando deu início à vida religiosa em sua cidade natal, aliando o prazer pelos estudos com o aprofundamento ao universo religioso do catolicismo.

Saiba mais sobre a vida de Santo Antônio.

Igreja de Santo Antônio

Assim como sua popularidade é espalhada por todo o mundo, Santo Antônio possui diversas igrejas construídas em honra ao seu nome e à sua trajetória na vida religiosa.

Listamos algumas das mais conhecidas no Brasil e no mundo. Quem sabe você não se planeja e consegue fazer uma visitinha?

Igreja de Santo Antônio em Aracaju

 

Da Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro de Santo Antônio, em Aracaju, é possível ver toda a cidade. Sua construção é considerada um dos grandes pontos turísticos da região.

Onde fica

Endereço: Praça Siqueira de Menezes- Santo Antônio, em Aracaju.

Igreja de Santo Antônio em Salvador

Localizada em Salvador, a igreja mais conhecida construída em honra a Santo Antônio foi fundada em 1594, levantada por Cristóvão de Aguiar Daltro.

Nomeada de Santo Antônio Além do Carmo, a adição “além do Carmo” faz uma alusão à sua posição geográfica.

Onde fica

A Igreja de Santo Antônio em Salvador se encontra no endereço Largo de Santo Antônio, Salvador, na Bahia.

Igreja de Santo Antônio em Curitiba

 

Em 1953, deu-se início à construção da primeira igreja que viria a ser então a Paróquia de Santo Antônio da Boa Vista, na cidade de Curitiba. Atualmente, sua construção é conhecida pela arquitetura e história atreladas ao desenvolvimento da cidade.

Onde fica


Endereço: Avenida Paraná, 1939 – Boa Vista, Curitiba, Paraná.

Igreja de Santo Antônio em Pádua

Constatada como a maior igreja do município de Pádua, na Itália, a Basílica de Santo Antônio é também um local turístico, que recebe peregrinos de diferentes localidades do mundo, mesmo não sendo uma catedral oficial.

Onde fica

A Igreja de Santo Antônio na Itália fica no endereço: Piazza del Santo, 11, 35123 Padova.

Igreja de Santo Antônio em Lisboa

 

Em terras portuguesas, a igreja de Santo Antônio se encontra justamente no local da casa onde (quando ainda era conhecido apenas como Fernando) Santo Antônio nasceu e cresceu. Tornando-se futuramente o garoto estudioso e um homem dedicado aos ensinamentos de Jesus. Acredita-se que, de acordo com a história, Fernando teria nascido na própria residência, que hoje é a visitada igreja.

Onde fica

O endereço da Igreja de Santo Antônio fica no Largo de Santo António da Sé, 1100-401 – Lisboa, em Portugal.

Oração de Santo Antônio

E agora que você já conhece algumas das igrejas de Santo Antônio espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que tal compartilhar do momento de oração ainda mais especial? Confira abaixo a oração de Santo Antônio, faça suas preces com todo coração e intenção.

Responsório:

Se milagres desejai, recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio, e as tentações infernais.
Recupera-se o perdido, rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão, cede o mar embravecido.
Pela sua intercessão, foge a peste, o erro a morte
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.
Todos os males humanos, se moderam e retiram
Digam-no aqueles que o vira, e digam-nos os paduanos.
Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

COMPARTILHE