Igrejas e Santuários

Igreja de São Bento: conheça os principais destinos pelo mundo

Igreja de São BentoIgreja de São Bento

A Igreja de São Bento homenageia o santo popular que viveu entre os anos 480 a 547 e fundou uma das maiores ordens monásticas do mundo.

Além de evangelizar, preservou e documentou muitos manuscritos; também deu assistência aos pobres e ensinou aqueles que desejavam aprender. Por isso, sua ordem, que tinha uma vasta biblioteca, se tornou um dos maiores centros culturais da Europa na Idade Média.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Até hoje, seus devotos carregam uma medalhinha em seu nome, contendo inscrições que carregam um poderoso significado. Elas protegem o detentor das magias e calúnias, combatendo o poder do inimigo e concedendo sabedoria para afastar pessoas sem caráter.

A seguir, saiba mais sobre São Bento e as principais igrejas que o homenageiam.

Quem foi São Bento

São Bento nasceu no ano de 480 em Núrsia, região da Itália central, filho de uma nobre família romana. Desde pequeno manifestou um gosto especial pela fé e foi enviado pelos seus pais, junto com uma fiel ama de leite, para estudar em Roma.

Vivendo no período de decadência do Império, ele resolveu se retirar da cidade, abandonando a riqueza dos seus pais, e foi viver em silêncio, meditação e sacrifício numa gruta afastada em Úmbria, onde passou 3 anos se dedicando às orações.

Sua santidade começou a se espalhar e ele começou a receber muitas visitas que o procuravam para pedir rezas e conselhos.

Foi então que ele decidiu buscar a vida comunitária, criando o maior centro da vida beneditina de todos os tempos, o Mosteiro de Monte Cassino. Ao longo de sua vida, ele fundou mais de 12 mosteiros, ensinando aos jovens valores cristãos que seguiam a “Regra de São Bento”.

São Bento faleceu em 547, aos 67 anos de idade, depois de prever a própria morte. Seus milagres, que incluem inúmeros exorcismos, e exemplo de simplicidade e devoção fazem dele um dos padroeiros da Europa, sendo canonizado no ano de 1220.

Igreja de São Bento

São Bento dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Sua vocação teve impacto determinante no florescimento da vida monástica cristã.

Por isso, é natural que ele sirva de inspiração para a construção de várias igrejas ao redor do mundo. Conheça algumas delas!

Igreja de São Bento Em São Paulo

O Mosteiro de São Bento de São Paulo é um local histórico e religioso que foi construído entre 1910 e 1912, começando a partir de uma modesta igreja construída com doações. O local é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Mais de 40 monges vivem no Mosteiro, onde dedicam suas vidas à tradição do “ora e trabalha” (em latim, ora et labora), acolhendo hóspedes e visitantes que chegam à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão.

Uma curiosidade é que o  mosteiro tem sua arquitetura originada tipicamente do século XVII, com inspiração neorromânica.

Onde fica

Endereço: Largo de São Bento, 48 – Centro, São Paulo/SP

Igreja de São Bento no Rio de Janeiro

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590 e abriga um dos colégios mais importantes e tradicionais do Brasil, onde estudaram personalidades brasileiras como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim, Villa-Lobos, entre outros. Também possui faculdade com os cursos de Filosofia e Teologia, este último afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma.

Curiosidade: O mosteiro é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país, seu interior é riquíssimo, totalmente forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII.

Onde fica

Endereço: Rua Dom Gerardo, 68 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Igreja de São Bento em Olinda

A Basílica e Mosteiro de São Bento remonta ao tempo da colonização portuguesa no Brasil. A Ordem de São Bento chegou a Pernambuco em 1592 e em 1599, os beneditinos concluíram a construção do mosteiro, em Olinda. A Igreja e o Mosteiro de São Bento integram um importante complexo arquitetônico barroco em Olinda, sendo tombado nacionalmente.

Curiosidade: O mosteiro também é reconhecido mundialmente como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Onde fica

Endereço: Rua de São Bento, s/n – Varadouro, Olinda/PE

Igreja de São Bento em Belo Horizonte

O Mosteiro de Nossa Senhora das Graças foi fundado em Belo Horizonte, há mais de meio século, a pedido do então Senhor Arcebispo, D. Antônio dos Santos Cabral, apoiado pelo Clero Arquidiocesano e por inúmeras famílias mineiras. Ao longo do dia, são realizados trabalhos de confecção de paramentos, cartões e escrita artística, traduções, cerâmica, hospitalidade e os deveres comuns de casa.

Curiosidade: É o único mosteiro de monjas beneditinas no Brasil e o primeiro da América do Sul.

Onde fica

Endereço: Rua do Mosteiro, 138 – Vila Paris, Belo Horizonte/MG

Igreja de São Bento no Mundo

Igreja de São Bento em Porto

A Igreja de São Bento da Vitória fica no Morro do Olival, na cidade do Porto, em Portugal. Foi construído entre 1719 e 1722 para receber religiosos que se deslocavam de Norte a Sul pela região. É um templo grandioso em sua arquitetura, sendo classificado Monumento Nacional em 1977, além de se destacar por ser um importante polo cultural que realiza espetáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação.

Curiosidade: Seu interior é preenchido com painéis de madeira e talha dourada, com painéis nas paredes que contam a vida de São Bento.

Onde fica

Endereço: Rua de São Bento da Vitória, Porto, Portugal.

Igreja de São Bento em Santiago de Compostela

O Mosteiro de São Martinho Pinário, ou San Martiño Pinario na língua original, foi construído no século XVII e tem uma área de 20 mil metros quadrados, englobando um hotel e um seminário particular, além de uma igreja e um museu, que ficam abertos ao público de acordo com a programação da temporada de visitas.

Curiosidade: Seu conjunto arquitetônico barroco abriga uma coleção de pinturas valiosas, objetos sagrados e peças em ouro, além de exposições artísticas antológicas.

Onde fica


A Igreja de São Bento em Santiago de Compostela se encontra no endereço Praza da Inmaculada, 5, Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha.

COMPARTILHE