Igrejas e Santuários

Igreja de São Francisco de Assis: os principais endereços no Brasil

Igreja de São Francisco de AssisIgreja de São Francisco de Assis

Você já conheceu alguma igreja de São Francisco de Assis? Pois é, há muitas espalhadas pelo mundo. E não é a toa. São Francisco de Assis foi um frade Italiano que muito nos ensina até hoje.

Por isso hoje você vai conhecer algumas das principais igrejas de São Francisco de Assis do Brasil e da Itália. Confira!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis  é um dos santos mais famosos da Igreja. Foi um homem de muitos princípios. Muitos de seus ensinamentos ficaram de legado para nós, nos relembrando o que Jesus os ensinamentos do próprio Jesus Cristo.

São Francisco era humilde e bondoso e assim ficou muito conhecido: como protetor dos humildes e dos animais.

Leia mais sobre a história de São Francisco de Assis.

Igreja de São Francisco de Assis no Brasil

O Brasil é uma imensidão. E por isso mesmo temos uma vasta quantidade de belas igrejas para se visitar. Conheça abaixo algumas das cidades que possuem uma Igreja de São Francisco de Assis.

Salvador

Uma das mais deslumbrantes igrejas do Brasil é a Igreja de São Francisco de Salvador. Para quem vai a um passeio turístico pelo Pelourinho, em Salvador, com certeza não vai deixar de notar a Igreja.

Com a chegada dos primeiros franciscanos no Brasil em 1587, a obra da igreja iniciou logo após três anos, com uma modesta capela. Com o passar do anos, a construção sofreu modificações e serventias. Mas sua data de inauguração foi em 1713. O mais interessante da Igreja de Salvador é sua decoração: levou-se mais de 37 anos para finalizar. O motivo? É que é um dos grandes exemplos da arquitetura barroca no Brasil.

A igreja, que também é um famoso convento da cidade, é toda entalhada em ouro, do chão ao teto e em seu altar é possível ver Jesus Cristo e São Francisco de Assis.

Como chegar à Igreja de São Francisco em Salvador

A construção fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.

Belo Horizonte

Igreja de São Francisco em Belo Horizonte
Quando for a Belo Horizonte, você não pode deixar de comer uma boa comida mineira, dar uma passada no Mercado Central, conhecer o estádio do Mineirão e visitar o complexo arquitetônico da Pampulha. Nele está o cartão postal da capital de Minas Gerais, a Igreja de São Francisco de Assis.

Igrejinha da Pampulha

Conhecida popularmente como a “Igrejinha da Pampulha”, o prédio foi o último erguido no complexo. Na época, 1943, o visual moderno da Igreja de São Francisco de Assis provocou um impacto na tradicional sociedade mineira. O prédio permaneceu fechado até 1959, quando, finalmente, foi entregue ao culto religioso católico.

A Igreja de São Francisco de Assis é um dos imóveis mais belos de Belo Horizonte. A parte externa possui um painel de azulejos de Portinari, os jardins são um projeto de Burle Marx e as pastilhas de Luiz Pedrosa.

No interior da Igreja de São Francisco de Assis, os destaques são os quadros da via sacra e um painel pintado na parede do altar principal de Cândido Portinari. Os ângulos do prédio são surpreendentes e o visual noturno, à beira da lagoa da Pampulha, é ainda mais deslumbrante.

Como chegar à Igrejinha da Pampulha

O endereço é avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.000, em Belo Horizonte.

A visitação é gratuita, mas funcionários da igreja pedem uma contribuição em dinheiro para quem for visitar o interior.

Mariana

Procure em sites, blogs ou revistas alguma referência sobre a história e o turismo em Mariana, Minas Gerais. Certamente você vai encontrar, com destaque, uma imagem da Igreja de São Francisco de Assis.

Mariana possui um dos mais importantes conjuntos barrocos do mundo. Nesse contexto, a Igreja de São Francisco de Assis é a cereja do bolo na cidade mineira.

A construção da Igreja de São Francisco de Assis está localizada na praça Minas Gerais ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A junção das fachadas dos dois prédios forma um ângulo de aproximadamente 90 graus e, graças aos projetos arquitetônicos muito parecidos, elas são conhecidas como as “igrejas gêmeas” de Mariana.

A Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana, é toda de pedra. Possui duas torres ladeando o frontão e uma grande portada esculpida com guarnições de pedra.

O bem cultural e religioso, construído entre 1763 e 1789, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Na Igreja de São Francisco de Assis está sepultado o corpo do pintor, dourador, encanador e entalhador Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), considerado um dos mais importantes artistas do barroco brasileiro.

Como chegar à Igreja em Mariana

A igreja fica na Rua Costa Sena, Mariana, micro região de Ouro Preto, Minas Gerais.

Ouro Preto

O Brasil ainda era colônia de Portugal e escravista quando a Igreja de São Francisco de Assis começou a ser construída no morro de Santa Quitéria, em Vila Rica, atual Ouro Preto, Minas Gerais. O projeto, iniciado em 27 de dezembro de 1766, resultou em uma obra-prima da arte colonial brasileira.

A Igreja de São Francisco de Assis é uma das raras construções do século 18 em que o projeto, a obra escultórica e a talha são de autoria de um mesmo artista. O feito é de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro.

Construção em Ouro Preto

A construção é constituída de três partes: nave, capela-mor e sacristia. A decoração da Igreja de São Francisco de Assis é composta por anjos, elementos vegetais, fitas, guirlandas e entrelaçados em madeira e pedra-sabão.

As torres cilíndricas são recuadas e conectam a fachada e o corpo da Igreja de São Francisco de Assis. Mas, em um primeiro contato, o que atrai a atenção do visitante é a escultura elaborada por Aleijadinho sobre a porta principal.

A escultura de pedra-sabão tem dois grandes anjos: o da esquerda carrega uma cruz e o da direita aponta para a composição central formada por dois brasões – um com os símbolos franciscanos, o outro com as armas do Reino de Portugal. Acima, Nossa Senhora, e nas suas vestes, o símbolo franciscano: o braço de Cristo unido ao de São Francisco.

O visitante, ao entrar na igreja, se depara com a obra máxima do mestre Manoel da Costa Ataíde no forro da nave. Nossa Senhora Rainha dos Anjos aparece em meio de uma revoada de anjos que se espalham pela composição repleta de rocalhas e guirlandas.

Grande valor histórico

A Igreja de São Francisco de Assis fica a dois minutos de caminhada da praça Tiradentes. O local ganhou esse nome por ter sido o local onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como o mártir da Independência do Brasil, ficou exposta em 1792.

O imóvel foi um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto, em âmbito nacional. Em 2009, a igreja foi eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em concurso realizado com objetivo de divulgar o legado da Expansão Portuguesa no Mundo.

São João del-Rei

Palmeiras imperiais plantadas nos jardins da praça Frei Orlando formam um corredor cujo destino leva à fachada da Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, Minas Gerais. A construção, datada do século 18, é um dos principais marcos da arquitetura colonial mineira.

Logo atrás da Igreja de São Francisco de Assis há um cemitério. Nele está o túmulo de Tancredo Neves, eleito em 1985 o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar. Sua posse no cargo estava prevista para o dia 15 de março, mas, na véspera, foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais. Depois de sete cirurgias, ele morreu em 21 de abril, aos 75 anos, vítima de infecção generalizada, em São Paulo.

Projeto de Aleijadinho

A autoria do projeto original da Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei é de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro. Durante o decorrer das obras, o mestre responsável, Francisco de Lima Cerqueira, fez uma série de mudanças. Ele alterou as pilastras do arco-cruzeiro, modificou o desenho dos óculos da nave, substituiu as torres oitavadas e mexeu na posição da sacristia.

São João del-Rei também é conhecida como a cidade onde os sinos falam, entre eles os da Igreja de São Francisco de Assis. Cada dobre – quando o sino cai pelo lado em que está encostado o badalo – ou repique – quando o movimento é feito somente pelo bater dos badalos com o sino parado – passa mensagens que influenciam o cotidiano dos moradores do município.

Na Igreja de São Francisco de Assis, os sinos avisam com três dobres de uma pancada o sepultamento de homens. O enterro de mulheres tem dois dobres de uma pancada. Em caso de incêndio, há pancadas no sino grande, seguindo do médio, com pequenos intervalos.

Como chegar à Igreja em São João de-Rei

Para conhecer a igreja, basta chegar até a Praça Frei Orlando, número 150, no centro da cidade.

Sabará

As construções barrocas de Sabará estão na lista das mais preservadas de Minas Gerais. A cidade, distante 25 quilômetros de Belo Horizonte, ostenta conjuntos arquitetônicos do século 18 com pouca intervenção e o charme das ruas estreitas cobertas por pedras. Entre as atrações está a Igreja de São Francisco de Assis, em louvor à padroeira dos franciscanos, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, cuja imagem se encontra no altar-mor.

A Igreja de São Francisco de Assis começou a ser construída em 1781, mas os trabalhos ganharam fôlego entre 1798 e1805. Porém, devido à falta de recursos, em 1822 – ano da Independência do Brasil – os operários ainda trabalhavam no entalhe de blocos de rocha bruta.

A fachada da Igreja de São Francisco de Assis é simples, sem luxo, com cunhais, cimalha e enquadramento dos vãos em pedra. Existem duas torres, um frontão ondulado e a portada é de pedra‐sabão, com emblemas de São Francisco.
O interior da Igreja de São Francisco de Assis é despojado. Apenas o forro da capela‐mor apresenta pintura com a representação de Nossa Senhora dos Anjos. Os únicos elementos que merecem destaque são as imagens de São Francisco, do Senhor Morto e da Senhora Rainha dos Anjos.

Como chegar à Igreja em Sabará

A igreja também fica no centro da cidade, na rua São Francisco.

Igrejas de São Francisco de Assis no mundo

Também há igrejas de São Francisco de Assis pela Itália. A mais especial é a de Gubbio.

Gubbio

Gubbio é considerada a segunda capital franciscana por ter acolhido São Francisco em 1207. Naquela época, o santo renunciou aos bens materiais e passou a usar apenas uma túnica que assumiria a característica do hábito franciscano.

Atualmente, um dos pontos mais visitados da cidade italiana é justamente a Igreja de São Francisco de Assis.

A igreja dedicada ao santo foi construída na praça dos 40 Mártires, onde havia a casa que acolheu São Francisco. Parte da antiga residência foi preservada no interior da Igreja de São Francisco de Assis e pode ser vista pela sacristia. Um convento e um claustro, anexados ao prédio, ostentam uma coleção de arte que retrata a vida do frade franciscano.
Em Gubbio existe uma lenda envolvendo São Francisco de Assis. Ele teria amansado um lobo feroz que aterrorizava a cidade.

Gostou deste artigo? Confira mais artigos relacionados em Igrejas e Santuários.

COMPARTILHE