Igrejas e Santuários

Igreja de São João: conheça as mais famosas do Brasil

Igreja de São João

A quantidade de Igreja de São João espalhada pelo mundo demonstra a importância desse mártir para a comunidade católica. E não é para menos. No Novo Testamento, consta que ele batizou Jesus Cristo, anunciou a chegada do salvador e foi o maior de todos os profetas.

No Brasil, é possível encontrar uma Igreja de São João nas cinco regiões do País. Essa devoção ao santo é mais acentuada na região Nordeste, com a realização de festas populares no mês de junho e grandes romarias.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Já no Sul do País, mais especificamente na cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, está localizada a Igreja de São João Batista. Ela é considerada o maior templo católico em estilo gótico da América do Sul.

História de São João

São João Batista foi o primeiro apóstolo de Jesus Cristo.  Presente em quatro evangelhos da Bíblia sagrada, São João foi braço direito de Cristo e foi quem anunciou a chegada do Messias, o salvador. Com uma linda e complicada história, João venceu obstáculos e provou sua fé.  Quer descobrir mais sobre o santo? Confira mais sobre a história de São João.

Igreja de São João

Confira algumas igrejas de São João espalhadas pelo Brasil:

Igreja São João em itajaí

Em Itajaí existe o bairro São João que nasceu por causa da Igreja de São João. A capela foi criada em 1957 e 11 anos depois foi transformada em paróquia.

Anualmente, em 24 de junho, os fiéis homenageiam São João Batista com uma fogueira. Ela ficou tão famosa que a igreja passou a ser conhecida como a paróquia da festa e da fogueira de São João.

A festa na Igreja de São João passou a fazer parte do calendário cultural de Itajaí. O evento acontece na parte de fora do prédio, que possui uma fachada retangular com uma cruz no canto superior esquerdo.

Onde fica

O endereço da Igreja São João em itajaí é na Rua Doutor Pedro Rangel, 154, bairro São João, estado de Santa Catarina.

Igreja de São João em Niterói

A Igreja de São João é a sede da Catedral Metropolitana de Niterói, no Rio de Janeiro. Surgiu em 1660 por meio da Capela Curada de Carri, Carahy ou Icarahy.

Por ter desabado o coro da Capela, a paróquia foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, lugar mais central. Com a criação da Vila Real da Praia Grande em 1º de maio de 1819, projetou-se construir uma nova Matriz.

A construção da atual Igreja de São João teve início em 2 de março de 1842. As obras ficaram paralisadas durante oito anos e somente em 1854 o templo pode ser utilizado. Em 23 de junho daquele ano, a imagem do padroeiro da velha Matriz foi levada para a nova com a presença do Imperador e da Imperatriz.
Atualmente, a Arquidiocese de Niterói coordena as obras de construção da nova Catedral São João Batista, no Centro. O cronograma de obras do templo prevê a inauguração do prédio até o final de 2020. O projeto foi considerado pelo arquiteto Oscar Niemeyer como a “obra-prima” de sua vida.

A futura Igreja de São João foi projetada para acolher cinco mil pessoas em seu interior. A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro e suspensa por três arcos de 65 metros de altura. Terá, ainda, uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso para exposições e eventos, arquivo histórico, museu de arte sacra, ossuário e livraria com lanchonete.

Onde fica

A Igreja de São João em Niterói se encontra na rua São Pedro, s/n, Centro, Niterói, estado do Rio de Janeiro.

Igreja São João Batista da Lagoa em Botafogo

Responda sem pensar: a Igreja de São João Batista da Lagoa fica no bairro da Lagoa, certo? Errado! A matriz está situada em plena rua Voluntários da Pátria, no coração do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Mas então por que “da Lagoa”? Porque esse era o nome da Freguesia da Lagoa que, no passado, reunia os atuais bairros de Botafogo, Urca e Copacabana.

Sem dúvidas, a Igreja de São João Batista é um marco na história e na paisagem urbana do bairro de Botafogo. O projeto original, de estilo neoclássico, foi assinado pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva, autor das plantas do Instituto Benjamin Constant e do Edifício do Centro Cultural Banco do Brasil.

A igreja de São João Batista da Lagoa começou a ser construída em 1873 e foi concluída entre 1895 e 1900. O santo a que é consagrada dá nome, também, ao Cemitério de Botafogo e à rua que fica em frente ao seu portão principal.

Onde fica

Rua Voluntários da Pátria, 287, bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

Igreja de São João em Mossoró

Mossoró é um dos principais destinos do Nordeste brasileiro para o turista curtir a tradicional festa junina. E, devido a essa ligação, é claro que a cidade não poderia deixar de ter uma Igreja de São João.

A Igreja de São João Batista atua desde de 1968 no trabalho missionário e evangelizador de Mossoró, considerada a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O prédio fica no bairro Doze Anos, possui uma fachada com desenho moderno e uma torre com uma cruz na parte mais alta.

No interior da Igreja de São João há uma imagem de Jesus Cristo crucificado no altar. Perto dela fica a estátua de São João sobre uma base de granito.

Onde fica

A Igreja de São João em Mossoró fica no Largo São João Batista, bairro Doze Anos, em Mossoró, estado do Rio Grande do Norte.

Igreja de São João em Jacareí

A Igreja de São João Batista de Jacareí foi criada em 14 de outubro de 1968 sob o pontificado do Papa Paulo VI. No altar estão as relíquias ex ossibus dos apóstolos São Filipe e São Tiago Menor.

A Igreja de São João fica em um dos bairros mais antigos de Jacareí. A região desenvolveu o seu fervor cristão e católico a partir da Capelinha do Cruzeiro, que desde 1860 se localizava onde hoje se encontra a rua Otaviano Camara.

Por pesquisa histórica realizada com a tradição oral e documentos cartoriais revelou-se a história do cristianismo e fé presentes no bairro. Elas estão ligadas à Paróquia do São João.

Onde fica

Igreja de São João em Jacareí se encontra na rua Santa Helena, 145, bairro São João, em Jacareí, estado de São Paulo.

Igreja de São João em São Caetano do Sul

No altar há um grande quadro com a imagem da Santa Ceia. A pintura transmite a sensação de Jesus Cristo e os seus 12 apóstolos estarem presentes junto aos fiéis na nave da Igreja de São João, em São Caetano do Sul.

A Igreja de São João em São Caetano do Sul tem uma arquitetura sem luxo. Vitrais coloridos iluminam o interior do prédio e uma imagem do santo está instalada ao lado do altar.

A história da igreja começou em 1928 quando uma moradora de São Caetano do Sul doou à Mitra Arquidiocesana um terreno na rua Piauí, em frente à casa onde morava. A área foi cedida com a finalidade de ali ser construída um templo em homenagem a São João Batista.
No terreno foi levantada uma cruz. Anos depois, foi construída uma pequena capela, elevada à igreja em 1959.

Onde fica

A Igreja de São João em São Caetano do Sul se encontra na rua Piauí, 774, bairro Santa Paula.

COMPARTILHE