Igrejas e Santuários

Igreja de São Roque: as principais igrejas no Brasil e no mundo

Igreja de São Roque

A Igreja de São Roque está distribuída em todo o Brasil e em vários países. São locais usados para os fiéis católicos agradecerem ao santo, conhecido como o padroeiro dos inválidos.

No Brasil existem exemplares referenciais da Igreja de São Roque. A lista inclui a bela capela instalada na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, e a tradicional igreja em Salvador.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Conheça logo abaixo a história de São Roque. Saiba também detalhes de algumas igrejas dedicadas ao santo distribuídas pelo País e no mundo.

História de São Roque

São Roque nasceu em 1295, na França. Naquela época, a Europa era atingida pelas mais variadas epidemias decorrentes das más condições de saneamento básico.

De acordo com as crenças católicas, nesse cenário, São Roque começou a curar doentes de todo o continente europeu. O santo teria ajudado a afastar as pestes por onde passava.

Devido à intercessão contra a peste, São Roque ganhou popularidade entre a comunidade católica. Tanto que se transformou no padroeiro de múltiplas comunidades e de diversas profissões ligadas à medicina e ao tratamento de animais. A sua festa é celebrada anualmente em 16 de agosto.

Conheça a história de São Roque.

Igreja de São Roque

Lugar para agradecer São Roque ou para pedir a sua intercessão não faltam. As igrejas dedicadas ao santo estão distribuídas em vários cantos do País e do mundo. Confira algumas delas:

Igreja de São Roque em Salvador

 

A Bahia é conhecida pelo seu sincretismo, também chamado de multirreligiosidade – quando um indivíduo cultua figuras de religiões distintas. Essa mistura pode ser comprovada na Igreja São Lázaro e São Roque.

Como o próprio nome comprova, o santuário homenageia dois santos católicos. Já o povo de santo os classificam como orixás, denominados de Omolú e Obaluaê, respectivamente.

Independente de serem chamados de santos ou orixás, a fé neles arrasta milhares de pessoas à espera de suas bênçãos. Na igreja situada no bairro da Federação, além das tradicionais missas católicas, diariamente existe o chamado banho de pipoca dado pelas baianas para purificar os fiéis.

A igreja de São Roque e São Lázaro fica no alto de uma colina e, no local, é possível observar a praia de Ondina. Ela tem uma fachada simples, pintada com a cor branca, e dentro se destacam duas imagens dos dois santos.

Situada na capital da Bahia, a igreja São Lázaro e São Roque não é a maior, a mais famosa e nem mesmo a mais bonita de Salvador. Mesmo assim, vale uma visita para agradecer aos dois santos e sentir o acolhimento da comunidade.

Onde fica

A Igreja de São Roque de Salvador fica na rua 11 de agosto, no bairro da Federação.

Igreja de São Roque em Juiz de Fora

 

Coube aos integrantes de uma colônia italiana construir a capela de São Roque, no início do século passado, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Inaugurada em 1907, teve o seu período de abertura, desativação e a reabertura em 1920.

Com problemas financeiros, a Irmandade de São Roque doou a igreja à comunidade católica. O imóvel, com mais de um século de existência, foi erguido no estilo barroco. Foi restaurado na década de 60 e, de lá para cá, nunca mais fechou as portas para os fiéis.

Em Juiz de Fora, a festa em homenagem a São Roque é frequentemente antecipada devido à proximidade com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Glória, no dia 15. Oficialmente, o santo é celebrado em 16 de agosto, mas na cidade mineira a festa ocorre no início do mês.

Onde fica

Igreja de São Roque em Juiz de Fora se encontra na Avenida dos Andradas, 383, no Centro.

Igreja de São Roque no Rio de Janeiro

 
Na Ilha de Paquetá, no interior nordeste da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, fica a linda e singela capela de São Roque. Ela é pequena, é cercada por ruas e chama a atenção dos detalhes na fachada do prédio.

A parte frontal da igreja tem detalhes em azul claro e dourado, que lembram colunas romanas. Para quem observa a fachada da capela, uma pequena torre é vista no canto direito. Dentro dela há um sino.

A pequena igreja já serviu de necrotério durante a Revolta da Armada. Atualmente, a capela abriga importante obra de Pedro Bruno sobre o altar – uma pintura de São Roque em frente ao prédio e ao lado do poço.

Onde fica

Igreja de São Roque no Rio de Janeiro se encontra na Praça de São Roque, s/n, Ilha de Paquetá.

Igreja de São Roque em São Cristóvão

 
A imagem do santo é o destaque no altar da igreja de São Roque em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O santo fica na parte mais alta, acima de Jesus crucificado.

Na fachada da igreja também há uma imagem de São Roque, em forma de pintura. Na parte externa do prédio, há um velário para os fiéis. E dentro existe a sala das promessas para os frequentadores realizarem orações, pedidos e agradecimentos.

A Irmandade de São Roque em São Cristóvão foi fundada em 16 de agosto de 1905. Foi então erguida uma capela em devoção ao santo, voltada para o mar, no alto do Morro do Barro Vermelho, popularmente conhecida nos dias atuais como morro de São Roque.

Onde fica

Igreja de São Roque em São Cristóvão  fica na rua Lopez Ferraz, 55 – São Cristóvão,  no Rio de Janeiro.

Igreja de São Roque em Lisboa

 
Quem vê pela primeira vez a fachada simples da Igreja de São Roque não imagina as belezas inseridas dentro dela. Situada no bairro Alto, no Largo Trindade Coelho, também conhecido como Largo da Santa Casa, a construção fica em pleno centro histórico de Lisboa, em Portugal.

O início da construção da igreja de São Roque ocorreu em 1506, junto a um cemitério onde eram sepultadas as pessoas que faleciam de peste, situado já fora das muralhas da cidade. O espaço era dedicado a São Roque, protetor da peste.

A Igreja de São Roque apresenta uma fachada sóbria e austera, de acordo com a tipologia jesuíta. Já o espaço interior é rico e amplo, composto por oito capelas agrupadas quatro a quatro.

Projetada pelo arquiteto Filipe Terzi, o teto da Igreja de São Roque é o único exemplar em Lisboa que resta do período Maneirista. Ele é atribuído aos pintores Francisco Venegas e Amaro do Vale.

Classificada como Monumento Nacional, a Igreja de São Roque possui um museu anexo. Ele está instalado na antiga Casa Mãe dos Jesuítas e reúne coleções de arte sacra entre os séculos 16 e 17.

Onde fica

Igreja de São Roque em Lisboa se encontra no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, Portugal.

Gostou de conhecer as Igrejas do santo? Qual delas você pretende visitar? Conte-nos nos comentários!

 

COMPARTILHE