Igrejas e Santuários

Igreja de São Tomé: conheça as mais famosas do Brasil e do Mundo

Igreja de São Tomé

Você é devoto de São Tomé? Listamos algumas das mais procuradas igrejas do santo. Encontre a Igreja de São Tomé mais próxima de você.

A história de fé de São Tomé

A história de São Tomé é conhecida por episódios marcantes. São Tomé, um dos doze apóstolos, foi citado em quatro evangelhos. A bíblia relembra passagens em que o Santo ficou conhecido por não acreditar que Jesus iria ressuscitar dos mortos. Inclusive, alguns estudos bíblicos sugerem que esta dúvida foi plantada na mente de Tomé por Deus, para provocar a fé dos homens.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Tomé precisava ver as marcas dos pregos nas suas mãos e colocar o dedo nas chagas das mãos para acreditar. Foi então que, oito dias após a ressurreição, quando os discípulos se encontravam reunidos, Jesus entrou, se pôs no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. São Tomé cai de joelhos e diz: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).

São Tomé era judeu, da Galiléia e provavelmente pescador. Seu nome aparece onze vezes no Novo Testamento. Tomé ou Tomás, significa “gêmeo”. No grego, a palavra equivalente é Didymus. Isso nos faz supor que ele tinha um irmão gêmeo. Ele acompanhou Jesus como discípulo durante os três anos de vida pública do Mestre.

O santo nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Desde então, é conhecido como santo protetor.

São Tomé também considerado o padroeiro dos geógrafos, geólogos, geometristas, construtores, arquitetos e atende a todos que, como ele teve, sofrem com a dúvida. O seu dia é celebrado em 3 de julho.

Confira mais sobre a história de São Tomé.

Igreja de São Tomé

Existem inúmeras igrejas pelo mundo dedicadas ao santo. Listamos alguns dos principais endereços no Brasil. Confira!

Igreja de São Tomé no Rio de Janeiro

 

A construção da igreja de São Tomé, no Rio de Janeiro, começou com uma irmandade que se comprometia a arrecadar dinheiro para dar início às obras. Uma das imagens foi confeccionada na cidade portuguesa de Braga, e veio para o Brasil.

Outra passagem marcante da trajetória dessa igreja foi a procissão do Aeroporto Internacional do Galeão até à igreja em construção, no coração de Bonsucesso. Desde que foi fundada, todos os domingos, às 18h, jamais faltou a celebração da missa em louvor e agradecimento a Deus e ao seu apóstolo São Tomé.

Para conferir mais informações, visite o site da paróquia.

Onde fica?

A Igreja de São Tomé no Rio de Janeiro fica na Avenida Nova York, 348, no bairro Bonsucesso.

Igreja de São Tomé de Paripe, em Salvador

 
A igreja de São Tomé de Paripe (Salvador) foi construída pelos jesuítas no século XVI em Paripe, e fica situada no cume de uma colina com fachada voltada para a Baía de Todos os Santos.

Estudiosos concluíram que a paragem de São Tomé, referida por Simão de Vasconcellos, é São Tomé de Paripe, onde existe a Igreja. Na continuação de seu relato, o jesuíta citou uma milagrosa fonte de São Tomé de água doce, que brotava de outro penedo junto às ditas pegadas e a existência de romarias até essa fonte. Mas ele relatou não ter visto as referidas pegadas, no caso de São Tomé de Paripe, embora visse a laje onde disseram que elas estavam.

Curiosidade sobre a Igreja de São Tomé de Paripe

O nome Paripe dado à Igreja é de origem indígena e significa um tipo de pesca ou uma armadilha para peixe.

Onde fica?

A Igreja de São Tomé em Salvador se encontra em rua Alto da Igreja – São Tomé de Paripe, em Salvador.

Igreja de São Tomé em Toledo,  na Espanha

 
A Igreja de São Tomé de Toledo ou de Santo Tomás Apóstolo é uma igreja localizada no centro histórico da cidade de Toledo (Espanha), fundada após a reconquista desta cidade pelo rei Afonso VII de Castela. A igreja aparece citada no século XII, como tendo sido construída sobre o chão de uma antiga mesquita do século XI. Essa mesquita foi usada como igreja cristã sem grandes alterações, já que na tomada da cidade não houve destruição de edifícios.

No entanto, no início do século XIV, por encontrar-se em estado ruinoso, foi totalmente reedificada. A cargo de Gonçalo Ruiz de Toledo, senhor de Orgaz, o antigo minarete da mesquita transformou-se em campanário ao estilo mudéjar.

Onde fica?

A Igreja de São Tomé de Toledo se situa na Plaza del Conde, 4, em Toledo, na Espanha.

Oração de São Tomé

Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele. Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo. Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o título de abençoado seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem tê-lo visto.
Amém.

COMPARTILHE