Igrejas e Santuários

Igrejas de São José: pai de Jesus e patrono universal da igreja

igrejas de sao joseigrejas de sao jose

Com um papel tão importante em mãos, essencial para a criação do menino Jesus, não é à toa o grande número de igrejas de São José espalhadas pelo Brasil. Falaremos sobre algumas delas neste artigo.

Conhecido no Cristianismo com o patrono da igreja, São José entrou para a história da igreja católica justamente por exercer o exemplo de pai para Cristo, ao lado da Virgem Maria.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

São José acolheu o filho amado de Deus, que veio ao mundo pelo ventre de sua esposa, e o fez também seu filho, dando toda proteção, amor e educação ao jovem que viria a ser o rei dos reis.

Vamos relembrar alguns pontos da história de São José, e citar algumas das maiores igrejas construídas em sua homenagem.

Quem foi São José?

Também lembrado como o pai de Jesus Cristo no convívio dos homens, São José era um homem simples, que trabalhava como carpinteiro, e que prestava serviços na comunidade em que vivia e em toda a região da Galiléia.

Casado com Maria, ele acolheu o envio do filho de Deus, por meio de sua esposa, que ainda era muito nova, e recebeu Jesus Cristo como seu próprio filho.

Mas, José entendeu o chamado de Deus para servirem em seu nome, apenas depois de sonhar com um anjo que lhe contou sobre os planos divinos. Até então, inicialmente, José cogitou abandonar Maria, pois ela sofreria graves consequências caso não casasse mais virgem, o que era praticamente uma lei e questão cultural na época.

Pais do filho de Deus

São José e Maria cuidaram da criação, educação e proteção do filho amado de Deus, enviado para nos ensinar as mais diversas lições de vida e, principalmente, auxiliar-nos na remissão de todos os nossos pecados, salvando-nos de nós mesmos.

Maria, que também conhecemos como Virgem Maria, pois teve seu filho concebido pelo Espírito Santo de Deus, creditou à José os cuidados de Jesus, e juntos então acataram a grande responsabilidade desta jornada. Cada um deles exercendo seu papel e função, colaborando para que o objetivo do Deus Pai fosse concretizado em terra, pelo envio de Jesus Cristo.

Exemplo de Pai

Com sua simplicidade e bom coração, São José foi escolhido por Deus para ser o pai de Jesus, e acompanhar a Virgem Maria na caminhada de criação deste filho. Ele se tornou então um grande exemplo para a construção do caráter de Jesus Cristo, uma vez que sua dignidade, e também humildade, foram peças fundamentais para o então jovem Jesus criar seu próprio discernimento sobre a vida.

Discernimento este que foi sendo moldado, abrindo os olhos de Jesus Cristo sobre os mais necessitados, seu papel como filho de Deus e salvador.

Celebração de São José

Não há como falar sobre as igrejas de São José sem citar seus feitos e os motivos pelos quais é lembrado até os dias de hoje.
Celebrado no dia 19 de março, além de representar a figura paterna de Jesus Cristo na terra, São José é lembrado como o protetor da Sagrada Família, justamente por construir o exemplo de sua própria família a desejo de Deus.

Muito da devoção, pelo santo que segue firme até os dias de hoje, deve-se à comoção gerada por Santa Teresa e São Francisco, que fizeram questão de reverenciar o pai de Jesus e sua história. Eles sempre fizeram questão de destacar a importância do papel de José em tudo o que Jesus viria a construir logo mais em frente.

Em 1870, o Papa Pio IX, o declarou como Patrono Universal da Igreja. E, além disso, São José também é lembrado como o padroeiro dos carpinteiros, uma vez que exercia essa função com responsabilidade e perfeição no feitio.

Igrejas de São José no Brasil

Diversas regiões do Brasil tiveram suas fundações e construções baseadas na presença da religião católica, sendo assim, muitas das igrejas de São José no país fazem parte da história do próprio Brasil.

No Rio de Janeiro

Com sua construção iniciada em 1608, tomando formas mais concretos e recebendo fiéis a partir de 1659, a igreja de São José no Rio de Janeiro, situada no centro da cidade, passou por muitas obras no decorrer de sua existência.

Inspirada no estilo barroco, algo possível de se ver tanto na parte exterior quanto interior, esta igreja de São José também abriga boa parte da história e desenvolvimento da própria cidade do Rio de Janeiro.

Em Ouro Preto

A igreja de São José em terras ouro-pretenses é reconhecida como “A Igreja dos Artistas”, isso se deve ao fato de que, no século XVIII, os artistas da época decidiram funda-la com o intuito de reunir seu trabalho em um local especial.

Pintores, músicos e escultores auxiliaram então na criação da Capela de São José, hoje compreendida no status de igreja, tendo passado por diferentes reformas no decorrer dos séculos. Não existiam escolas de arte. Quem tivesse o desejo de ser artista, reunia-se com estes outros já com carreira em ascensão, para juntos aprenderem e colocarem a mão na massa.

A igreja fica situada na rua Teixeira Amaral, e é definitivamente um local a ser visitado durante sua viagem em território mineiro.

Recife

Localizada no bairro de nome São José, a igreja dedicada ao santo em terras recifenses foi até mesmo tombada como patrimônio pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco.
A criação da paróquia se deu em 02 de maio de 1844, e uma das grandes curiosidades em torno da construção histórica, é que suas portas principais foram construídas com madeira de pau-brasil, árvore famosa por nomear o próprio país. Tendo assim, sua conversação ainda mais relevante, uma vez que abriga a história brasileira em seus detalhes.

São Paulo

Em terras paulistanas, uma das igrejas mais conhecidas em honra ao santo, é a Paróquia São José, localizada no Jardim Europa.

Confira mais detalhes sobre a história desta Paróquia no site 

De construção datada em março de 1930, o espaço onde é localizada até hoje era inicialmente muito grande, o que fez com quem outras comunidades fossem sendo derivadas e surgindo, assim mais fiéis teriam oportunidade de usufruir como comunidade, e realizarem seus papéis.

COMPARTILHE