Igrejas e Santuários

Igrejas de São Lucas: confira os templos do Brasil e ao redor do mundo

igreja de sao lucasigreja de sao lucas

Igrejas de São Lucas estão espalhadas ao redor do mundo. Estas construções homenageiam este, que foi um dos grandes evangelistas e que é lembrado, principalmente, como padroeiro dos médicos.

São Lucas possui escritos de suma importância na Bíblia Sagrada, e claro, dá nome à diversas igrejas ao redor do mundo. Acompanhe este artigo conosco para conhecer algumas delas, e quem sabe até mesmo, encaixar uma visita a uma delas no seu roteiro.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

 Quem é São Lucas

O nome é famoso, fácil de lembrar. Responsável pela escrita do Evangelho de Lucas e pelo livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas tem seu nome gravado na história da igreja católica e se faz mais do que presente com sua sabedoria na construção da Bíblia Sagrada.

Nascido em Antioquia, território hoje reconhecido como Síria, em partes Turquia, Lucas foi uma criança muito estudiosa, que levou esse gosto pelos estudos por toda sua vida, principalmente quando escolheu sua área de estudo.

Aplicado como sempre foi, tornou-se padroeiro dos médicos justamente porque exercia a mesma profissão com exímio e muito amor, colaborando para com a sobrevivência de todos, principalmente os mais necessitados.

Confira mais detalhes sobre a história de vida de São Lucas.

Tendo escrito o Evangelho de Lucas e o Livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas foi o responsável por escrever boa parte da jornada de vida de Jesus, presente na Bíblia. Conta-se que ele nunca encontrou o próprio Jesus Cristo pessoalmente, mas que teve oportunidade de dialogar com a Virgem Maria.

Marcou seu nome na história do Cristianismo, e faleceu com 84 anos de idade, mas não se sabe exatamente se foi por morte natural ou em martírio. Apesar de ter seus escritos na Bíblia, São Lucas é citado poucas vezes em todo o livro. Mas, isso não o faz menos importante!

 Igrejas de São Lucas

Alguém com uma história de entrega e tanta sabedoria, assim como São Lucas, acaba sempre inspirando gerações e gerações em suas próprias jornadas de vida.

Quando uma igreja é criada, e seu nome é escolhido, homenageia-se a trajetória de um santo importante da própria instituição. E com uma história dessas, não é de se estranhar que São Lucas já tenha sido homenageado diversas vezes.

No Brasil e no Mundo

Listamos algumas das mais conhecidas igrejas de São Lucas, entre elas templos e capelas. Confira a localização e alguns detalhes de cada uma delas abaixo:

Olinda

Em terras Pernambucanas, a igreja de São Lucas fica em Ouro Preto, mas calma aí, não confunda a cidade de Minas Gerais com este bairro igualmente histórico.

A Paróquia de São Lucas faz parte da história olindense, e é situada na rua Carrapicho, nº 23.
Aproveite a viagem para conferir as belezas de Pernambuco, e conhecer esta histórica construção.

Carapicuíba (Diocese de Osasco)

Fundada no dia 20 de setembro de 1971, completando em 2019 quase meio século de existência, a Paróquia de São Lucas Evangelista fica situada no município de Carapicuíba (SP), mais especificamente no Jardim Santo Estevão (Av. Inoncêncio Seráfico, 2450).

Com uma construção suntuosa e imponente, a Paróquia pertence à Diocese de Osasco, e possui diversos horários de missas e atendimentos. Basta acessar o site da Paróquia  e conferir mais detalhes.

 Rio de Janeiro

Construída no início dos anos 30, mais especificamente em 1933, a Paróquia São Lucas pertence à Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, e em seus quase 100 anos de existência já passou por diversas transformações.

Hoje encontra-se no bairro de Copacabana, na rua Guimarães Natal, nº31.  Mais informações sobre sua história, missas e horários de atendimento, você encontra no site oficial da Paróquia.

Aracaju

Em terras sergipanas, mais especificamente no bairro de Salgado Filho, em Aracaju, uma bela capela homenageia o nome de São Lucas.

Situada na rua Maria Pureza de Jesus (até o nome aqui é santo, vejam só), ela é de fácil localização, uma vez que sua construção singela acaba sendo justamente o que mais atrai atenção.

 Cabo de San Lucas (México)

Arriba, fiéis! O México também entra para a lista de países que homenageiam São Lucas, batizando uma igreja com seu nome. Esta igreja em questão pertence ao Santuário de Guadalupe, em Cabo de San Lucas.

O interessante fica por conta do fato de que eles realizam uma missa bilíngue semanalmente. Vale a pena conferir!

Você sabia? O México é um dos países mais católicos do mundo.

Estados Unidos

Ainda em território norte-americano, a Igreja Católica de São Lucas, na cidade de Palm Springs, na Florida, é um templo dedicado à história de São Lucas.

Com uma belíssima construção, a igreja atrai fiéis e até mesmo turistas, de diferentes lugares. É possível conferir um pouco mais de sua história e criação no site oficial.

Confira nosso artigo sobre turismo religioso nos Estados Unidos.

Hora de fazer as malas!

Que tal visitar alguma das igrejas de São Lucas que citamos nesta listinha acima? Existem outras espalhadas ao redor do mundo. É sua chance de fazer aquela aguardada viagem, e ainda conhecer um pouco mais sobre a história da igreja católica e do santo padroeiro dos médicos.

COMPARTILHE