Igrejas e Santuários

Conheça as 10 igrejas mais bonitas de Belo Horizonte

Igrejas mais bonitas de Belo HorizonteIgrejas mais bonitas de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, estão localizadas igrejas com grande valor artístico, como a Igreja São Francisco de Assis. Das tradicionais catedrais às paróquias modernas, as igrejas de Belo Horizonte atraem peregrinos de todas as partes para visitas e celebrações religiosas, devido à sua beleza e história.

História de Belo Horizonte

Localizada no Estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, Belo Horizonte foi fundada em 1701 como Curral del Rey pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz. Foi a primeira cidade brasileira planejada para ser uma capital.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Sua construção foi iniciada em 1894, sob a direção do engenheiro Aarão Reis. Com o declínio da então capital Ouro Preto, o governo buscava alternativas para a instalação de uma nova capital, com uma estrutura urbana capaz de atender às demandas de uma população crescente. Cinco cidades foram cogitadas e, após muitas disputas e intrigas, Belo Horizonte acabou sendo a escolhida.

Atualmente, o município é o terceiro mais populoso do país, com quase 2,4 milhões de habitantes, e possui significativa influência cultural, econômica e política.

Turismo religioso em Belo Horizonte

O turismo religioso é muito importante em Minas Gerais. Belo Horizonte está entre os destinos procurados pelos visitantes por ser um importante portão de acesso aos municípios históricos e ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté. Além disso, a região faz parte da circunscrição eclesiástica da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A visita do Papa

Um importante marco para o turismo religioso em Belo Horizonte foi a passagem do Santo Padre pela cidade. Em 1º de julho de 1980, o Papa João Paulo II chegou à capital mineira, onde celebrou a missa para uma multidão de devotos.

Diante do cenário visto na Praça Israel Pinheiro, o Papa exclamou: “Que belo horizonte!”. Após a celebração da missa, a praça passou a se chamar Praça do Papa e um monumento foi erguido em homenagem ao primeiro pontífice a visitar a cidade.

Belo Horizonte: como chegar

Saiba quais são as maneiras de se chegar a Belo Horizonte:

De avião

A 40 km do centro de Belo Horizonte, no município de Confins, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal da cidade e único que recebe voos de todas as regiões do Brasil.

Outra opção é o Aeroporto da Pampulha. Embora esteja localizado a 10 km do centro da capital, este aeroporto não recebe grandes aeronaves e é mais utilizado para voos locais.

De ônibus

Para quem pretende chegar a Belo Horizonte pela estrada, a Rodoviária de Belo Horizonte recebe ônibus de todo o país. Fica localizada no centro de BH.

De carro

Para quem prefere fazer a viagem pela estrada de carro, as principais vias de acesso são a BR-040, para quem chega do Rio de Janeiro e de Brasília, a BR-381, para quem vai de São Paulo e a BR-262, para os que partem do Espírito Santo.

De trem

Quem sai de Vitória, no Espírito Santo, tem a opção de chegar até Belo Horizonte de trem. O veículo parte às 7h da manhã e chega à Estação Ferroviária de Belo Horizonte por volta das 20h, após percorrer 664 km passando por cidades históricas localizadas às margens dos rios Doce e Piracicaba.

As 10 igrejas mais bonitas em Belo Horizonte

Confira a seguir quais são as mais belas igrejas localizadas em Belo Horizonte:

10. Capela Nossa Senhora do Rosário

 

Templo de estilo neogótico, foi inaugurada em 1897 e é a mais antiga das igrejas de Belo Horizonte. Foi construída quando a capital mineira ainda se chamava Curral del Rey e preserva a maior parte das suas características originais. A capela não realiza casamentos, batizados ou crismas, sendo voltada apenas para a celebração de missas, orações e confissões.

A Capela Nossa Senhora do Rosário fica na Rua São Paulo, 759 no Centro.

9. Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia

 

Também conhecida como Igreja de Santo Agostinho, se transformou em Paróquia nos anos 1960. Se destaca pelas atividades sociais que presta à comunidade e é considerada uma das mais belas igrejas em Belo Horizonte, celebrando diversos casamentos.

A Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia está na Rua Bernardo Guimarães, 2700, no bairro Santo Agostinho.

8. Igreja de Nossa Senhora Rainha

 

A Igreja de Nossa Senhora Rainha é moderna e foi fundada no ano de 1986. Muito procurada para a celebração de casamentos, a igreja presta diversos serviços sociais à comunidade e conta também com um ambulatório.

A Igreja de Nossa Senhora Rainha está localizada na Rua Modesto Carvalho, 227, no bairro Belvedere.

7. Igreja de São José

 

A Igreja de São José começou a ser erguida em 1902 pela congregação dos Redentoristas. Sua arquitetura de inspiração neogótica atrai os olhares: em formato de cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura. Apesar de ter iniciado suas funções religiosas em 1904, somente em 1910 que sua construção foi concluída. Atualmente, a igreja chega a receber 5.000 pessoas durante os finais de semana.

A Igreja de São José está localizada na Rua Tupis, 164 no Centro.

6. Igreja Nossa Senhora da Conceição

 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas do estado de Minas Gerais e se encontra em Sabará, na Grande Belo Horizonte. Também conhecida como Igreja Nova ou Igreja Grande, sua construção é um belíssimo exemplar da arte barroca brasileira. Devido à falta de documentos, não é possível precisar exatamente a data de sua construção e o autor do projeto.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição fica na Praça Getúlio Vargas, s/nº – Siderúrgica, na cidade de Sabará.

5. Igreja de Nossa Senhora do Carmo

 

Criada em 1940 por D. Antônio dos Santos Cabral, a Igreja da Nossa Senhora do Carmo tem a sua decoração como principal chamariz: os vitrais coloridos com representações de Nossa Senhora foram desenhados e executados pela fábrica Conrado de São Paulo, com orientação do Frei Benigno Dissel. Na igreja, estão abrigados o único carrilhão de Belo Horizonte, com 37 sinos, fabricados na Holanda.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica na Rua Grão Mogol, 502, no bairro Carmo.

4. Igreja do Sagrado Coração de Jesus

 

Segundo templo religioso erguido em Belo Horizonte, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus começou a ser erguida em 1901 e foi inaugurada em 1920. Tombada pelo Instituo Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Geral e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural Municipal, a igreja foi construída por iniciativa de Anna de Aquino Sales, mulher do então governador de Minas Gerais. Sua intenção era construir na cidade uma igreja igual a que havia visto em Paris: a Sacré Coeur.

Com formato triangular e planta em cruz latina, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus conserva características dos tempos apostólicos e costumes das comunidades cristãs da Síria. Aos domingos, as missas são celebradas em aramaico, língua falada por Jesus.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus fica localizada na Av. Carandaí, 1010, no bairro Funcionários.

3. Basílica Nossa Senhora de Lourdes

 
A Basílica Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada em 1923. O projeto arquitetônico, predominantemente gótico, é de autoria de Manoel Túnes. Em seu interior há três imagens de Nossa Senhora de Lourdes, uma delas com mais de 100 anos de existência. Em 1958, a Igreja de Lourdes foi elevada à categoria de Basílica pelo Papa Pio XVII.

A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes fica na Rua da Bahia, 1596, no bairro de Lourdes.

2. Igreja de São Francisco de Assis

 
Também conhecida como Igreja da Pampulha, o santuário é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Em seu projeto arquitetônico há grandes nomes do modernismo brasileiro: a igreja foi projetada por Oscar Niemeyer e em seu interior há 14 painéis que retratam a Via Sacra, assinados por Cândido Portinari. Há painéis de Portinari e de Paulo Werneck no exterior da igreja. Os jardins são obras de Burle Marx.

Localizada no Complexo da Lagoa da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, pela Gerência do Patrimônio Municipal e também é um Patrimônio Mundial da Humanidade.

A Igreja de São Francisco de Assis fica localizada na Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000, na orla da Lagoa da Pampulha.

1. Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem

 

A Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem foi inaugurada em 1923, mesmo ano que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado. Tombada pelo governo de Minas Gerais, em 1977, a igreja de estilo eclético tem um importante valor histórico e religioso, recebendo visitas de romeiros de diversas regiões.

A Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada na Rua Sergipe, 175, no bairro Funcionários.

 

Destinos religiosos no Brasil

Belo Horizonte, em Minas Gerais, é um dos destinos religiosos mais procurados tanto por brasileiros quanto por turistas estrangeiros. Mas há outros destinos no país muito visitados pelos católicos!

Qual desses você já teve a oportunidade de conhecer?

COMPARTILHE