Conheça as 5 igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro
Na cidade do Rio de Janeiro estão localizados alguns dos mais belos templos católicos do país. A seguir, você vai conhecer cinco monumentos religiosos que são verdadeiros patrimônios históricos do Brasil, cuja beleza impressiona os fiéis que os visitam. Confira a seguir quais são as igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro.
Igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro
Igreja de Nossa Senhora de Montserrat, no Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento é uma construção histórica dos tempos do Brasil Colônia que até hoje se encontra em funcionamento. Fundado por monges beneditinos vindos da Bahia, foi construído por pessoas escravizadas e suas dependências abrigam o tradicional Colégio de São Bento, fundado em 1858 e restrito apenas para meninos.
Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.
Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.
No Mosteiro está localizada uma das igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro: a Igreja de Nossa Senhora de Montserrat. Embora sua aparência seja simples por fora, o santuário é um ícone da arte religiosa, exibindo um interior rico em detalhes talhados a ouro e estilo arquitetônico que transita entre o barroco o e o rococó.
A Igreja de Nossa Senhora de Montserrat fica no alto do Morro do São Bento, no bairro de Santa Teresa, e é aberta aos fiéis diariamente, das 6h30 às 18h30. Aos domingos, a missa é realizada às 10h em canto gregoriano com grande solenidade.
Endereço: R. Dom Gerardo, 40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Igreja Nossa Senhora da Candelária
A Igreja da Candelária é um dos monumentos religiosos mais famosos do Rio de Janeiro. A história de sua construção é misteriosa: diz a lenda que, no início do século XVII, um navio chamado Candelária foi surpreendido por uma tempestade em alto-mar. A bordo da embarcação estava o casal Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves, que teriam feito a promessa de erguer um santuário dedicado a Nossa Senhora da Candelária, caso escapassem com vida. Eles acabaram ancorando no Rio de Janeiro e, cumprindo a promessa, em 1609 ergueram uma capela no local onde hoje está a atual igreja.
Em 1710 a capela foi ampliada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento para se tornar uma paróquia. Desde então, a igreja passou por diversas reformas com projetos assinados por importantes artistas – em sua primeira inauguração, em 1811, a nave e o altar eram obra de Mestre Valentim – até ser finalizada em 1877, assumindo a arquitetura neoclássica e eclética que tem hoje.
Luxuosa, sua fachada voltada para a Baía de Guanabara é considera uma das mais belas do mundo. Na entrada, as portas são feitas de bronze e a cúpula, trazida de Lisboa, é adornada por oito estátuas de mármore. Quatro tonalidades do mesmo material foram empregadas na decoração de seu interior.
Por ser uma das igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro, a Candelária é também uma das mais disputadas para a celebração de casamentos. Além disso, o santuário faz parte do calendário cultural da cidade com o Projeto Candelária, recebendo apresentações de música erudita em suas dependências.
A visitação é aberta aos fiéis de segunda a sexta, das 7h30 às 16h. Aos sábados, das 8h às 12h e, aos domingos, de 9h às 13h.
Endereço: Praça Pio X, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Conhecida como Catedral Metropolitana, a construção é recente e foi erguida para assumir o posto de catedral da cidade, que antes pertencia à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
A grandiosa obra chama atenção. São 106 metros de diâmetro e 75 metros de altura de concreto em formato cônico, com projeto arquitetônico modernista. Só lado de dentro, quatro imensos vitrais coloridos iluminam alegremente a penumbra e brincam com as formas geométricas, formando no teto uma cruz visível para quem olha para cima.
A inspiração para o formato incomum do templo é incerta. Para alguns, a inspiração teria sido as naves espaciais do Projeto Apolo. Para outros, foram as pirâmides maias. Mas a lenda urbana mais curiosa diz que o arquiteto projetou a Catedral para que esta se parecesse com um grande balde de cabeça para baixo, esparramando água benta sobre a cidade.
Visita do Papa
A Catedral foi agraciada com a presença de Sua Santidade em duas ocasiões. A primeira no dia 2 de julho de 1980, quando o Papa João Paulo II presidiu a solene cerimônia com os bispos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), que celebrava jubileu de prata.
A segunda visita aconteceu no dia 4 de outubro de 1997, quando Sua Santidade celebrou solene missa, televisionada em todas as partes do mundo por ocasião do II Encontro Mundial do Papa com as Famílias.
A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é aberta à visitação do público diariamente entre às 7h e Às 17h. A igreja conta com um Museu de Arte Sacra em seu subsolo, que funciona às quartas, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h Às 12h.
Endereço: Av. República do Chile, 245 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
Conhecida como Antiga Sé, a igreja é carregada de memória. Sua trajetória se mistura com a história do Brasil Colônia e do Brasil Império, sendo palco para diversos acontecimentos importantes no país.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo surgiu com a chegada da ordem carmelita como Capela da Ordem do Carmo. Após um desabamento, em 1761 foi construído um novo templo, que se mantém erguido até os dias de hoje. A talha dourada em estilo rococó que adorna o interior da igreja é assinada pelo Mestre Inácio Ferreira Pinto e seu exterior mantém o estilo pombalino de Lisboa.
Na Antiga Sé aconteceram algumas das cerimônias mais importantes do Brasil. Em 1816, ela ganhou um novo sino e nova torre sineira para a cerimônia de aclamação de D. João VI como rei de Portugal e ganhou status de Capela Real. Mais tarde, o templo se tornaria Capela Imperial, testemunhando a sagração de D. Pedro I e D. Pedro II como imperadores do Brasil. Sendo uma das igrejas mais bonitas do Rio do Janeiro, a Antiga Sé foi ainda cenário para todos os casamentos reais, como o da princesa Isabel com o Conde D’Eu. Com a Proclamação da República, a igreja foi inaugurada como Catedral Metropolitana, posto que ocupou até a década de 1970.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo está aberta aos fiéis de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, e aos sábados, de 9h30 às 12. Grupos devem fazer agendamento prévio na secretaria do templo.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 14 Centro – Rio de Janeiro – RJ
Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Conhecida como Outeiro da Glória, ou Igreja da Glória, o templo é considerado como um dos mais importantes patrimônios da arquitetura colonial do Brasil.
Inaugurada em 1739, foi construída em formato octogonal e cobertura em abóboda, com com altares de feições rococó cujo projeto arquitetônico data da transição entre os séculos XVIII e XIX. Na entrada, o portal esculpido em pedra de lioz trazida de Lisboa é adornado com um medalhão representando a Virgem Maria e o Menino Jesus. Em geral, a construção tem características que marcam o fim do rococó e o início do neoclássico.
O santuário é famoso por ter sido frequentado pela Família Imperial e celebrado o batizado de seus membros, incluindo a princesa Maria da Glória, D. Pedro II e a princesa Isabel. Em 1839, a igreja foi titulada como Capela Imperial por D. Pedro II, se tornando Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro. No arco-cruzeiro da capela-mor encontra-se o escudo da Família Imperial Brasileira.
A Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e suas dependências incluem o Museu Imperial, que abriga quase mil peças sacras. Todo terceiro domingo do mês, o Coro Gregoriano do Rio de Janeiro se apresenta durante a missa das 11h.
Os fiéis podem visitar a igreja de segunda a sexta, entre às 9h e às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h. O museu funciona às terças e sextas, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.
Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, 135/204 Glória – Rio de Janeiro – RJ.
Gostou de conhecer as igrejas mais bonitas do Rio de Janeiro? Qua sua favorita?