Religião Católica

Judas Tadeu e Judas Iscariotes: de semelhança só o nome

Judas Tadeu e Judas Iscariotes

A semelhança nos nomes é o que justamente pode acabar causando determinadas confusões quando pensamos em Judas Tadeu e Judas Iscariotes, mas, além do nome parecido, ambos receberam o mesmo convite de Jesus Cristo: caminhar ao lado dele, propagando a mensagem de amor e doação ao próximo do Evangelho.

O que os diferenciou, principalmente, foi a maneira como cada um deles encarou este convite, e o que fizeram com a oportunidade que lhes foi dada. As próprias passagens encontradas no livro do Evangelho deixam claro as direções tomadas por cada um deles.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre o acolhimento da palavra de Cristo na vida destas duas figuras emblemáticas na história da igreja e suas principais diferenças.

Quem foram Judas Tadeu e Judas Iscariotes

Para quem não está muito familiarizado com a bíblia pode se confundir. Mas Judas Tadeu e Judas Iscariotes foram duas pessoas completamente diferentes. As semelhanças são apenas o nome e o fato de quem ambos faziam parte dos 12 apóstolos de Cristo, escolhidos a dedo por ele mesmo. Confira abaixo a breve história de cada um.

Quem foi Judas Tadeu

Nascido de uma família judaica, Judas Tadeu era irmão do apóstolo Tiago. Ele aparece no Evangelho questionando Jesus ao dizer: “Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo” (Jo 14:22). Sua dúvida, de maneira ainda leiga, indagava sobre a magnitude de Jesus tanto com seus fiéis seguidores, quanto com o povo ao redor do mundo.

Ele não compreendia de maneira clara o motivo de Jesus Cristo optar por se fazer entender primeiramente entre os seus. Uma vez que, fazendo isso, ele conseguiria atingir muitos outros povos e seguidores. Os discípulos eram braços de Jesus e de sua palavra. Eles foram responsáveis por também propagar a mensagem de amor divina e a misericórdia de Deus entre fiéis de diferentes lugares do mundo, em suas missões e pregações.

Mas, mesmo assim, diante de sua dúvida e falta imediata de compreensão, não arredou a companhia de Jesus, e fez de sua palavra um instrumento por onde passasse, conduzindo e ensinando povos de diferentes lugares sobre o poder de Deus e de seu filho Jesus.
De discípulo tornou-se Santo, logo após uma morte em martírio por sua fé. Seu dia é celebrado em 28 de outubro, data em que, de acordo com a história, teria sido morto com golpes de lanças.

São Judas Tadeu é padroeiro das causas impossíveis, conhecido por sua intercessão em todos os cantos do mundo.

Oração de São Judas Tadeu

A oração de São Judas Tadeu é conhecida por suas preces que buscam a intercessão diante de situações e causos que parecem impossíveis de serem solucionados. Mas, diante de Deus e seus intercessores, nada é impossível.
Sendo assim, confie e ore pela intercessão de São Judas Tadeu. O impossível ele pode transformar!

São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus!
O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas agora a Igreja vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio. Rogai por mim, que estou tão desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo.
Assiste-me nessa grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos. São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (pedido).
Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvas e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte.
São Judas Tadeu rogai por nós.

Quem foi Judas Iscariotes?

Tão popular quanto Judas Tadeu, mas por motivos inversos, o conhecido Judas Iscariotes acabou optando pelo caminho inverso ao proposto por Jesus. Conhecido pela cena de traição na última Ceia compartilhada por Jesus Cristo e seus discípulos, Iscariotes até mesmo se arrependeu, mas, não acreditando na misericórdia de Deus, tirou sua própria vida.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

No ponto em que Judas Tadeu atendeu ao chamado de Jesus, Judas Iscariotes foi movido pelo ódio e optou por trair o companheirismo e trajetória de Cristo. O caso é relatado, especialmente, no livro escrito por Mateus, na Bíblia Sagrada. Lá, é possível encontrar os relatos de que Judas Iscariotes já tentava de diferentes maneiras descreditar os feitos de Jesus Cristo ou até mesmo burlar processos que todos vivenciavam, a fim de se dar bem frente aos demais.

O Evangelho de João também relata passagens onde Judas Iscariotes mostrava-se ou tinha intenção de se sair de forma superior quando perto dos seus companheiros, ou até mesmo dos menos favorecidos e de menor compreensão. Aproveitando-se assim de sua inocência e humildade.

Nomes iguais, Histórias diferentes
Nomes iguais, Histórias diferentes

Judas Iscariotes e Judas Tadeu. Apesar dos nomes semelhantes, ambos fizeram escolhas que os levaram a caminhos completamente diferentes. Mas, o mais importante a ressaltar é que: os dois tiveram as mesmas chances, porém, optaram por trajetos e atalhos diferentes para alimentar suas ambições, que também eram completamente divergentes.

Enquanto um se preocupou com as causas do próximo, o outro preocupava-se em manter vivo o seu egoísmo e suas estratégias para fazer o bem apenas a si mesmo.

Lições para a vida nos dias atuais

Trazendo o exemplo para nossas vidas, todos os dias somos colocados frente a escolhas e decisões, e elas permeiam nossos caminhos dali em diante. É importante termos zelo e apreço por cada sim e cada não que dizemos. Eles terão futuramente consequências, e se fizermos escolhas mal calculadas, pagaremos o preço por nos precipitarmos ou por não estendermos a mão ao próximo, abdicando dos nossos próprios quereres.

COMPARTILHE