Religião Católica

Conheça a lista dos maiores eventos católicos do Brasil

maiores eventos catolicos do brasil

Os eventos católicos do Brasil visam levar os fiéis para mais perto de Deus. Além de ocorrerem durante todo o ano, alguns desses eventos fazem parte do calendário nacional católico e outros até do mundial. Você sabe de quais eventos estamos falando? Então aproveite para ler este texto e conhecer um pouco mais sobre os maiores eventos católicos do Brasil.

Maiores eventos católicos do Brasil

Jornada Mundial da Juventude

Este é um dos eventos católicos do Brasil e do Mundo que também é conhecido por pessoas de outras religiões, tamanha a sua importância. Anualmente, a Jornada Mundial da Juventude leva jovens e adultos a uma adoração a Deus.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Ela teve início em 1986, ano na qual levou mais de 1 milhão de pessoas até Buenos Aires para ouvirem a pregação do Papa João Paulo II que dizia: “Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja”. Depois disso, o evento só cresceu e atualmente é um dos maiores eventos católicos do Brasil e do mundo e reúne milhões de fiéis.

A maior feira católica da América Latina: ExpoCatólica

Um dos eventos católicos do Brasil mais esperados é a ExpoCatólica, uma Feira internacional com produtos e serviços para igrejas e para o Turismo Religioso, já que é a maior vitrine do segmento em nosso país.

Ela é considerada o maior evento de promoção do segmento católico da América Latina e mais de 200 expositores de livros, artigos religiosos, móveis, equipamentos, serviços para igrejas, turismo e educação católicas participam deste momento.

Para quem compra e vende, a ExpoCatólica é a melhor oportunidade, pois, nos seus 4 dias de duração, a Feira gera negócios para o ano todo. O público desta feira, que faz parte de um dos eventos católicos do Brasil, é formado por pessoas altamente qualificadas e isso faz com que imediatamente sua carteira de clientes e fornecedores seja ampliado.

Assembleia Geral da CNBB, um dos grandes eventos católicos do Brasil

A Assembleia Geral da Conferencia Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) é um evento que reúne os todos os Bispos católicos os quais, conforme o Código de Direito Canônico, exercem funções pastorais para promover o maior bem que a Igreja oferece aos homens, em formas e modalidades de apostolado de acordo com o tempo e lugar.

São membros da CNBB, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos.

Eventos católicos do Brasil: Mês Missionário

O mês de outubro começa com a comemoração da padroeira das Missões reconhecida pela igreja católica, Santa Teresinha do Menino Jesus.

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco anunciou para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro deste ano, com o objetivo de celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illudde de Papa Bento XV.

Neste mesmo dia, o Santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), pedindo para que ele preparasse o evento.

Para lembrar a igreja da importância das missões, o Papa Francisco escolheu como tema para o Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O objetivo deste evento do mês de Outubro é despertar a consciência e retomar com força a transformação missionária da vida e da pastoral. Por isso, este é um dos maiores eventos católicos do Brasil.

Conheça os 5 santos brasileiros mais famosos.

Campanha da Fraternidade

Todos os anos, a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade. Ela envolve toda a comunidade com ações pastorais no Brasil todo.

Esta Campanha, que é um dos eventos católicos do Brasil, é marcada pelo empenho de todos os fiéis em favor da solidariedade e fraternidade. Seus temas são sempre atuais e propõe uma transformação social e comunitária, podendo estar ligado à desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos da realidade brasileira.

Quando a Campanha surgiu, ela se desenvolvia com mais intensidade durante a Quaresma, pois é neste período que as pessoas desejam mudança de atitudes.

Atualmente, devido à grandeza dessa Campanha, a igreja trabalha sobre ela durante todo o ano projetando uma sociedade justa e solidária. A primeira edição da Campanha da Fraternidade aconteceu em todo o Brasil na quaresma de 1964, por iniciativa de Dom Eugênio Sales e Dom Helder Camara.

Sínodo pan americano

Este é um dos maiores eventos católicos do Brasil, pois o principal objetivo é descobrir caminhos novos para evangelizar diversas pessoas, especialmente os indígenas, que faz parte de um povo esquecido e sem perspectivas para o futuro “por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

“Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”, afirmou o Papa Francisco sobre a realidade da Pan-Amazônia.

Os principais Santos Católicos: confira a lista dos 10 santos.

Sínodo Arquidiocesano

Sínodo, de origem grega quer dizer “caminhar juntos” e hoje significa reuniões especiais onde a Igreja conversa sobre assuntos relacionados à fé ou à ação pastoral.

O sínodo é uma prática antiga, pois sempre que era preciso discutir sobre um assunto importante, os bispos se reuniam para chegarem a uma conclusão e assim ditarem o rumo da Igreja Católica.

Hoje, um sínodo pode ser realizado por uma diocese de qualquer região, província ou país. Mas, foi a partir do Concílio Vaticano II que a prática de realizar sínodos foi retomada com grande importância e por este motivo, as dioceses de todo o mundo iniciaram sínodos para projetar o futuro das igrejas particulares. O sínodo é uma expressão de comunhão e de fé.

Congresso Nacional da Divina Misericórdia

O Congresso Nacional da Divina Misericórdia é um dos maiores eventos católicos do Brasil, pois ele reúne diversos fiéis para ter um verdadeiro encontro com Jesus misericordioso.

O Congresso Nacional da Divina Misericórdia oferece uma programação completa com Terço Mariano, Terço da Misericórdia, Adoração, testemunhos, palestras formativas com diferentes pregadores renomados, louvor e Santa Missa.

Este Congresso faz parte de um dos maiores eventos católicos do Brasil, pois seu principal objetivo é promover dias de muito aprendizado para os fiéis católicos.
Gostou de conhecer os maiores eventos católicos do Brasil? Já participou de algum ou ficou com vontade de conhecer um deles? Conte pra gente!

COMPARTILHE