Turismo religioso

Missa do Papa no Vaticano: assista a missa ao vivo gratuitamente

Missa do Papa no Vaticano

A Missa do Papa no Vaticano é um dos eventos religiosos mais ansiado pelos católicos. Muitos admiradores do Papa possuem esse grande sonho de viajar para a Itália e assistir a tão famosa audiência geral ou audiência papal.

Se você tem viagem marcada para a Itália ou está começando a se planejar, temos todas as dicas e detalhes para conseguir assistir a missa do Papa no Vaticano. Veja agora como ver o Papa de perto no Vaticano.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que é a Missa do Papa?

A audiência é um momento reservado para ouvir o Papa e para receber as bênçãos. A missa do papa no Vaticano inicia-se com uma breve saudação do sumo pontífice e uma oração é feita para abençoar todos os objetos levantados, como santinhos, terços, que podem ser comprados em Roma ou já levados consigo.

Onde acontece a Missa do Papa no Vaticano?
Onde acontece a missa do papa, praça São Pedro

A audiência papal, mais conhecida como Missa do Papa, é pública e geralmente acontece às quartas-feiras, às 10h, na famosa Praça de São Pedro (Piazza San Pietro) ou na Sala Paolo VI, um recinto fechado e climatizado para até 6 mil pessoas, com uma maravilhosa escultura em seu altar.

Como chegar

O Vaticano é um pequeno país-estado que circunda Roma, ou seja, muitos bairros de Roma são muito próximos ao Vaticano. Tanto que é possível ir ao Vaticano a pé, a partir de algumas localidade de Roma, mas os transportes disponíveis são o trem (melhor opção em custo x benefício), bonde elétrico e ônibus.

Localização e Pontos de Referência

O Vaticano faz divisa com o Bairro Prati, do rione Borgo (ruelas que ligam o Rio Tibre e o Castel Sant’Angelo à Praça São Pedro), e também dos bairros Clodio e Aurelio.

O pequeno país sagrado também está bem próximo do bairro Trastevere, e em dias de temperatura agradável, é possível chegar em cerca de 20 minutos de caminhada.

O meio mais prático e rápido para chegar ao Vaticano é a linha A do metrô de Roma com parada em Ottaviano, a aproximadamente 1km (10 minutos a pé) da Praça São Pedro e dos museus.

De trem

Há linhas de trens urbanos e regionais, que geralmente fazem o percurso saindo da estação Ostiense, passando pelas Estações Trastevere e Quattro Venti e depois passam pela estação Roma San Pietro.

Para quem estiver hospedado próximo a Estação Trastevere ou no bairro Monteverde, a melhor opção é ir de trem. O trajeto leva menos de 10 minutos e os bilhetes custam a partir de € 1,00 (preço imbatível).

As linhas e horários podem ser consultados no site da Companhia Trenitalia.

Linhas de ônibus

De Roma, também há várias opções de ônibus com paradas no Vaticano.

Os pontos finais das linhas 64 – Termini San Pietro, que deixa na estação de trem San Pietro; e a linha 40 – Termini San Pietro que para no Borgo Sant’Angelo, estão próximos da Praça São Pedro.

IMPORTANTE: Consulte previamente o site da ATAC com os percursos completos. A ATAC é uma empresa de transportes públicos de Roma. Coloque o número da linha em “trova linea”.

Bonde elétrico

O bonde elétrico, mais conhecido com “tram”, número 19 tem parada na Piazza Risorgimento, que dá apenas 5 minutos a pé até a Piazza San Pietro

Quando acontece

Geralmente a Missa do Papa acontece sempre às quartas-feiras, às 10h da manhã. E é necessário chegar com pelo menos duas horas e meia de antecedência para garantir um bom lugar.

Por que acontece Missa do Papa no Vaticano?
Por que acontece a missa do Papa no Vaticano

A missa do Papa no Vaticano acontece semanalmente onde o próprio Santo Padre faz saudações a igreja, anda próximo aos fiéis pelo corredor central da Sala Paolo VI, ou passa de carro bem próximo aos fiéis pelos corredores da Pizza San Pedro.

A audiência geral, conhecida popularmente no Brasil como Missa do Papa é feita com o intuito de entregar a benção apostólica e uma mensagem de fé semanal aos peregrinos.

Como visitar e reservar meu ingresso gratuitamente para a Missa do Papa no Vaticano

Visitar o Papa no Vaticano requer planejamento, e é de grande importância se planejar com bastante antecedência, pois os convites são concorridos, mas quase nunca não são negados. Em primeiro lugar, consulte a agenda do papa (em português!).

Também é possível ver o papa aos domingos, durante a benção de Angelus. Ele aparece na janelinha (da biblioteca do Vaticano) durante 20 minutos por volta das 12h. Há vários telões na praça e a energia que ele emana é incrível, mesmo de longe. Neste dia não é necessário reserva, basta chegar bem cedo a praça.

O importante mesmo é não deixar de consultar a agenda do papa antes para saber se eles estará em Roma na data de sua visita.

O site da Prefeitura do Vaticano disponibiliza o formulário para solicitação do convite da Missa do Papa, após preenchido, o formulário pode ser enviado via fax, correio ou por e-mail. Acesse o formulário no site da Prefeitura do Vaticano.

Também há a possibilidade de baixar o formulário e enviar diretamente via email ou carta. Por email a resposta é muito mais rápida. Basta enviar email para o contato: [email protected]

A resposta da solicitação virá com todas as instruções para a retirada dos bilhetes no dia da Audiência Geral Papal, ou no dia anterior.

Quanto custa?

O convite ou ingresso para entrar na Missa do Papa é gratuito, porém precisa ser reservado com no mínimo 2 ou 3 meses de antecedência, pois a procura é realmente muito grande.

Guia turístico com acessos privilegiados

Há também a possibilidade de viajar com guias e assessorias turísticas, onde poderão ter acesso a cadeiras reservada e numerada e uma visita guiada com informações históricas de quem tem a vivência local.

É importante lembrar que o convite gratuito não garante lugar para sentar, somente a entrada. Para encontrar um bom lugar, bem próximo aos corredores centrais de onde o papa passa a pé ou de papa móvel, é necessário chegar bem cedo, a partir das 07h é um bom horário.

Onde retirar o ingresso?

Os bilhetes para a Missa do Papa no Vaticano, são retirados no Escritório localizado no Portão de Bronze, localizada na Piazza San Pietro, colunata do lado direito.

Os ingressos podem ser retirados a partir da terça-feira anterior à data escolhida, das 15h até às 19h, ou então no próprio dia do evento, a partir das 7h30 da manhã.

Ver o Papa

Ver o Papa de perto é o sonho de muitos católicos. Todos que chegam próximo do Santo Padre ou que participam das missas, contam que a energia que emana do lugar é indescritível. Todos saem das missas muito emocionados e revigorados espiritualmente perante tanta sabedoria e comunhão com Deus.

Se você também sonha em conhecer o Papa, esperamos que as dicas do Rumo da Fé possam te ajudar na realização deste grande sonho.

Aproveite para conhecer a cidade do Vaticano e dar uma passadinha para visitar a Capela Sistina!

COMPARTILHE