Turismo religioso

Museu da Bíblia no Brasil: um passeio incrível pela história religiosa

museu da biblia no brasil

Que a Bíblia Sagrada é praticamente um registro dos caminhos traçados por Jesus e seus ensinamentos, isso não é grande novidade. Ela serve como inspiração, guia e luz para os nossos caminhos. Algo de tão estimado valor merece, claramente, um espaço dedicado somente à sua grandeza e importância. É por essa razão que existe o Museu da Bíblia no Brasil, o maior do mundo em seu gênero.

Vamos juntos conhecer a importância desse museu nas terras brasileiras, bem como outras opções de destino que existem com a mesma finalidade.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O surgimento do Museu da Bíblia no Brasil

Sendo oficialmente o primeiro museu dedicado às escrituras no Brasil, o Museu da Bíblia no Brasil é também o maior em sua especialidade, e ganhou vida pelas obras da Sociedade Bíblica do Brasil. A organização foi responsável por disponibilizar o acervo e o espaço que constituem um movimento de cultura e educação por meio das palavras sagradas.

A prefeitura de Barueri viabilizou a sua construção, que ganhou corpo em 2003, e que hoje agrega conhecimentos histórico e cristão para toda a comunidade, e, é claro, para quem mais quiser visitá-lo. Todos são sempre muito bem-vindos!

O que é possível fazer no Museu da Bíblia no Brasil?

Além de concentrar a socialização no município, por ser sede de muitos eventos e encontros, o Museu da Bíblia no Brasil é uma grande fonte de instrução sobre o livro sagrado. Integrado a um Centro de Eventos, o Museu da Bíblia no Brasil tem em seu terreno uma vasta biblioteca, que reúne quase 20 mil títulos voltados ao universo cristão, que detalham e exploram as palavras da Bíblia. Mais do que uma biblioteca qualquer, ela guarda ensinamentos preciosos para quem deseja seguir as palavras de Deus.

Exposições também podem ser encontradas sazonalmente no Museu, sempre voltadas à contribuição para o aprendizado religioso. Um dos espaços fixos de exposição traz a história da Bíblia na língua portuguesa, e o quanto as palavras presentes nela transformam a vida em sociedade, em diferentes cantos do mundo.

Para todos os públicos

O museu é voltado ao universo bíblico, e pode ser um ambiente para pessoas de qualquer idade, pois todos encontrarão aprendizado neste ambiente.

No Museu da Bíblia no Brasil, por exemplo, monitores acompanham os visitantes nas atrações, sejam elas voltadas para os mais velhos, como as de cunho mais infantil, tornando impossível sair de lá sem grandes lições ou ensinamentos.

No MuBi, assim como em muitos outros museus, algumas atividades precisam ser agendadas no Jerusalém, tanto para grupos quanto individuais. Tudo isso é para proporcionar um momento marcante e inesquecível aos seus visitantes.

Onde fica o Museu da Bíblia no Brasil

O Museu da Bíblia fica na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, no bairro Vila Porto, em Barueri, estado de São Paulo.

O horário de funcionamento do museu é de:

De terça a sexta:
das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h.

Outros museus da Bíblia pelo mundo

Além da grandeza do Museu da Bíblia no Brasil  outras cidades pelo mundo abrigam um espaço dedicado à fomentação da palavra sagrada. Jerusalém, em Israel, e Washington, nos Estados Unidos, são alguns desses destinos encantadores.

Confira abaixo alguns detalhes e informações sobre esses museus. Quem sabe você não se programa e realiza uma visita para esses destinos incríveis?

Museu da Bíblia em Washington

 

Com mais de 40 mil metros quadrados, o Museu da Bíblia de Washington possui 8 andares, construídos durante três anos de muito trabalho e dedicação. O museu é uma oportunidade de conhecimento sobre a Bíblia Sagrada, permitindo novas perspectivas e vertentes ainda não observadas ou exploradas pelos fiéis.

Tecnologias de ponta como tablets, computadores e grandes telas multimídias colaboram para a absorção do conhecimento, e fazem com que as exposições, biblioteca, galerias e, até mesmo, o laboratório existente no prédio, tenham ainda mais credibilidade e encanto pelo público.

Ficou interessado e quer visitar? Guarde as informações abaixo:

Endereço: 4th St SW, nº 400 – Washington DC
Site: https://www.museumofthebible.org/

Museu da Bíblia de Israel

 

Além de ser o berço da história judaica e cristã, existe em Jerusalém, Israel, o Museu da Bíblia de Israel, principal museu do país devido ao seu tamanho e à importância histórica de sua coleção.

Criado em 1965, o Museu, que já tem mais de meio século de vida, abrigava inicialmente manuscritos do Mar Morto, os mais antigos da Bíblia Sagrada. Ao longo dos anos, o Museu foi adquirindo e recebendo outras tantas peças e fragmentos vindos de diferentes locais do mundo, tornando-se, também, um grande espaço para a arqueologia bíblica mundial.

Galerias, exposições e interatividade são os grandes méritos desse espaço que guarda tanta história em seu acervo. Seu sucesso e reconhecimento mundial não são à toa!

Endereço: Derech Ruppin, Jerusalém – Israel
Site: https://www.imj.org.il/

 

Férias no museu!

Esses são apenas alguns dos museus espalhados pelo mundo que guardam boa parte das histórias sobre a Bíblia e aprofundamentos sobre ela e sobre as religiões que a utilizam ou a interpretam, cada uma à sua maneira.

Dentro dos seus sonhos e possibilidades, visite esses e tantos outros museus ou espaços que lhe trarão aprendizado e fortalecerão ainda mais a sua fé. O Museu da Bíblia no Brasil já é um grande destino para iniciar o seu roteiro!

COMPARTILHE