Religião Católica

O Nascimento de Jesus: celebre a chegada do salvador

O nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus foi um dos acontecimentos mais profetizados e esperados da Bíblia por toda humanidade. O acontecimento dividiu a história em antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C.). Acompanhe a leitura para compreender a história que foi um verdadeiro divisor de águas.

A data mais importante da humanidade e a salvação

O nascimento de Jesus Cristo é comemorado tradicionalmente em 25 de dezembro. Há séculos, é a data mais importante para a humanidade. O seu nascimento representa o amor incondicional de Deus por cada ser humano, que se encarnou como um de nós para demonstrar o amor divino na Terra.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

No antigo testamento, muitos profetas anunciaram o nascimento de um messias, que ele nasceria de uma virgem, e até o sofrimento pelo qual passaria em vida adulta já havia sido profetizado, porque Deus já havia criado o plano de salvação para a humanidade.

O Nascimento de Jesus em Nazaré, Belém

O nascimento de Jesus foi narrado principalmente por São Mateus e São Lucas. No livro de São Lucas, capítulo 2, pode ser conferido o discorrer da história:

“1. Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. 3. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 4. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5. para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. 6. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

Maria e José, os escolhidos como pais de Cristo na Terra

Maria era uma jovem virgem de Nazaré, que estava noiva de José, um carpinteiro também nazareno. Maria foi visitada pelo Anjo Gabriel, que pediu para que não tivesse medo, e lhe entregou a mensagem, que ainda virgem, seria a escolhida para ser a mãe do Messias, quem daria a luz ao menino Jesus por intermédio e ação do Espírito Santo.

José recebeu a profecia em sonho, de que sua noiva daria a luz a Jesus, ainda virgem, seria a mãe de Jesus. E juntos teriam a missão de serem os pais de Cristo, na vida terrena.
A anunciação do casal como pais de Cristo, pode ser conferida em São Mateus, capítulo 1 e em São Lucas, capítulo 2.

Rei Herodes manda matar todas as crianças

Segundo a Bíblia no livro de São Mateus 2:13-18, estes acontecimentos ocorreram na época em que Herodes era rei, e teria mandado matar todas as crianças de 2 anos para baixo, por receio de perder o seu posto para o futuro rei dos judeus.

O Nascimento de Jesus

No final da gravidez de Maria, o casal escolhido foi forçado a voltar para Nazaré, pois antes, César Augusto havia decretado que fosse feito um registro no país, e para cumprir esse decreto as pessoas tinham de viajar para a sua cidade de origem.

O decreto de César Augusto não foi emitido por acaso, pois a profecia a respeito do nascimento de Jesus, havia sido emitida há 7 séculos atrás. Com isso, tiveram que viajar por cerca de 130 km de região montanhosa, com a gestação de Maria em estágio avançado.

Ao chegarem na cidade de Nazaré, a cidade estava cheia e não havia lugar na hospedaria, José pediu encarecidamente um lugar em que pudessem passar a noite, pois sua esposa estava prestes a dar a luz, como pode ser conferido em São Lucas 2: 1-20.

A Manjedoura

a manjedoura

Na mesma noite, em que hospedaram no estábulo, Maria deu à luz, a Jesus, que em alguns anos, viria a ser o Rei dos Judeus.
As Sagradas Escrituras contam que após o nascimento, Jesus foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada para a alimentação de animais, pois não havia lugar para eles na estalagem.

O Presépio

Com a tradição cristã, durante o Natal, em muitas família e igrejas, são usados os presépios. Até hoje são tidos como a maior representação do nascimento de Jesus, como decoração natalina que referencia o nascimento de Cristo em um estábulo.

Os Três Reis Magos

Após o nascimento, Jesus Cristo foi visitado por pastores da região. A Bíblia conta que acordo com o livro de Lucas 2:10-16, os pastores, foram avisados por um anjo.

Os Presentes dos Reis Magos

Dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, Reis Magos vindos do oriente, foram guiados por uma estrela, os quais ofereceram grandes dádivas da época à criança, ouro, incenso e mirra de acordo com o livro de Mateus 2:1-12.

A Principal Mensagem do Nascimento de Jesus
A Principal Mensagem do Nascimento de Jesus

A história do nascimento de Jesus, revela o maior amor já existente no mundo. Toda a história aconteceu conforme profetizado séculos antes, por isso é uma das datas mais celebradas até hoje, pois mudou a história. A mensagem desta data, para além da data comercial, é o amor soberano e incondicional de Deus e o seu plano de salvação para toda a humanidade. Quem busca a Deus através de orações e cânticos, preza pela caridade, e coloca o amor acima de tudo, é sem dúvida um seguidor de Jesus nos dias atuais.

Leia sobre o significado do Natal.

COMPARTILHE