Religião Católica

Nomes Bíblicos para crianças: veja como escolher e encontre significados

Nomes Bíblicos

Você deve conhecer muita gente que teve o nome escolhido por conta de inspirações bíblicas, não é mesmo? A missão de escolher um nome para um filho é responsabilidade das grandes, e os pais buscam sugestões em diferentes canais. Os nomes bíblicos para crianças eguem sendo uma opção muito especial.

As crianças que recebem nomes bíblicos já seguem para a vida um tanto quanto abençoadas com a história por trás deste nome e, em muitos casos, os pais escolhem os nomes como forma até mesmo de presentear o filho. Uma graça alcançada!

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Por que escolher nomes bíblicos para crianças?

Com tantas possibilidades de fontes, livros e sites disponíveis para o encontrar opções de nomes para os bebês, a Bíblia continua sendo um livro que traz sugestões encantadoras e incomparáveis. Nada mais especial do que batizar seu filho com o nome de um discípulo de Cristo, ou até mesmo com o nome de algum outro participante da trajetória do filho de Deus na Terra.

Algumas crianças recebem até mesmo o nome ‘Jesus’, seja como primeiro nome ou segundo. Tem homenagem mais marcante do que essa? Alguns dos nomes que ganham as certidões pelo mundo a fora tornaram-se populares justamente pelas histórias religiosas, pelo o que contam e pelas lições que ensinam.

Escolher um nome bíblico para uma criança é também dar continuidade aos ensinamentos do livro sagrado, uma vez que todo mundo gosta de saber o significado do seu próprio nome, e atrelar isso a histórias que transitam entre milênios é algo inesquecível!

O peso do nome
O peso do nome

O nome é a identificação de uma pessoa, algo que a diferenciará pelo resto da vida. A junção do nome escolhido e sobrenome pode ter um peso imensurável no futuro social do indivíduo.

Sendo assim, é importante escolher bem e pensar com carinho em como você irá batizar seus filhos. Um nome é algo tão precioso que sua escolha é de ser indispensavelmente consciente, feita com cautela e muito amor, para também não gerar arrependimento. Afinal, uma vez escolhido, segue no registro e na vida da pessoa para sempre!

Alguns nomes bíblicos para crianças podem ser mais fortes, caso sejam algumas das opções, uma vez que a Bíblia traz uma diversidade de passagens. É claro que cada ser humano é único, mas, é sempre bom checar direitinho e confirmar se o nome escolhido não pode trazer consequências a quem é batizado, seja esta escolha de origem bíblica ou não.

Lista nomes bíblicos para crianças e significados

Todo cuidado é pouco na hora de tomar uma decisão importante como a de escolher nomes bíblicos para crianças. Sendo assim, buscar inspirações em fontes dignas e confiáveis é o caminho mais importante.

Um nome, muitas vezes, pode ser uma homenagem a um familiar, um gesto de carinho aos avós, ou até mesmo a algum personagem de histórias.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Para te ajudar nesta missão, trazemos abaixo algumas sugestões que podem clarear sua mente, inspirar suas escolhas e colaborar com a sua escolha definitiva. Confira:

Nomes bíblicos para meninas

Nomes bíblicos para meninas
AdrieleDe origem hebraica, Significa “rebanho de Deus“, “a que pertence à de Deus” ou “Deus me ajuda”, “Deus é meu auxílio“.
DéboraEste nome inspira trabalho e coragem. Débora também é originado do hebraico, e significa abelha, que representa o trabalho, o esforço e o empenho.
EllieSignifica “luz”. Ellie é uma variante do nome Eli (inglês, hebraico e ídiche).
MariaAlém de todo o seu significado histórico religioso, significa ‘senhora soberana’, vidente ou até mesmo pura. Não se sabe a origem exata de seu surgimento.
SaraSem o H no final, o nome Sara significa ‘princesa’, dama ou então senhora. Ele é originário do nome Sarah, com h, que é oficialmente traduzido como a palavra princesa. A princesa original. Seu significado tem origens entre os altos cargos e funções nos tempos antigos, proximidade com o poder ou com alguém que governou.
RaquelPacificidade é uma característica deste nome de origem hebraica. Ele pode significar alguém manso e paciente, alguém que não precisamos temer.
RebecaEm hebraico Ribhqah Significa “união”, “ligação”, “aquela que une”.

 

Nomes bíblicos para meninos

Nomes bíblicos para meninos
DanielDo hebraico Daniyyel, significa “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.
DaviPrepara-se para criar o amado, predileto e querido. Mas, nada de mimar muito, hein? É que estes são os possíveis significados este nome originado do hebraico, de palavras como Dawid, Dawídh, que tem tradução como algo muito amoroso e querido.
GabrielO mensageiro de Deus! Além de presente na Bíblia, o anjo Gabriel exerce grande papel na história de Jesus. Este nome remete a um homem forte de Deus, alguém que assume e tem a grandeza de cumprir suas missões.
Isaque“aquele que ri” ou “risonho”. Outra tradução que se aplica é a de “filho da alegria”, simbolizando a importância de obedecer a Deus com felicidade e satisfação.
JoãoAlém de compor o nome do primo de Jesus, o seu fiel seguidor João Batista, este nome remete a alguém agraciado por Deus. Alguém que recebe o perdão, “Deus cheio de graça”.
JoséJosé deriva do hebraico Yosef, que significa “Deus acumula de bens” ou “Ele acrescentará”. Portanto, José é “aquele que acrescenta”.
MateusSignifica “dom de Deus”, “dom de Javé”, “presente de Deus“, “dádiva de Deus”.
MiguelSe o seu filho for um anjinho desde bem cedo, esta é uma opção de nome certeira. Miguel significa “Quem é como Deus?”, e também é originado do hebraico, fruto da junção de alguns outros elementos.
LucasEste nome designa alguém iluminado. Tem origem do nome grego Loukás.
PedroDe origem grega, vem de Pétros, que originou  da palavra petra (uma tradução do aramaico Cephas). Significa “pedra“, “rochedo“.
RafaelNome de origem hebraica, composto pela união dos elementos Repha, que significa “curou”, e el, que quer dizer “Deus”. Significa “Deus curou” ou “curado por Deus
SamuelO nome Samuel tem origem no hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “nome de Deus”.

Como escolher?

A escolha do nome deve ser feita de coração aberto. Batizar o seu filho e escolher um nome especial é uma das funções mais especiais desde o seu nascimento. Consulte seu próprio coração e a pessoa com quem você divide o surgimento deste presente divino.
Pensando desta forma, vocês escolherão juntos o nome que mais corresponda!

Onde procurar?

Nos dias de hoje, livros continuam sendo lançados, elencando sugestões e milhares de significados. Mas, sabemos que a internet oferece milhares de sugestões tão marcantes quanto!

E você já escolheu alguns destes nomes bíblicos para crianças? Nos conte qual!

COMPARTILHE