Santos

Nossa Senhora Aparecida: conheça a história da padroeira do Brasil

Nossa Senhora AparecidaNossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, é reconhecida como santa padroeira do Brasil. Cultuada pela Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem em terracota da Virgem Maria. Sua imagem sagrada conserva-se na cidade de Aparecida (São Paulo), na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida.

Quer conhecer mais sobre Nossa Senhora Aparecida? Continue conosco e entenda tudo sobre a padroeira do Brasil!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Nossa Senhora Aparecida

As primeiras declarações registradas em livro foram feitas pelos padres José Alves Vilela (1743) e João de Morais e Aguiar (1757) nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, região onde a imagem foi vista pela primeira vez, em Outubro de 1717.

Primeira aparição de Nossa Senhora Aparecida

Sua primeira aparição foi testemunhada por pescadores de Guaratinguetá que na ocasião receberam a difícil missão de trazer alimento para a festa realizada ao Conde de Assumar, conhecido como Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e de Minas de Ouro.

A época não era boa para pesca, então Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, reconhecendo tamanha dificuldade, levantaram uma prece de socorro à Mãe de Deus.

Leia mais sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O acontecimento

Nas proximidades de Porto Itaguaçu, quando já estavam prestes a desistir da pesca, João Alves lançou a rede mais uma vez, na esperança de conseguir algum alimento para aquele dia. mas ao invés de peixe, ele encontrou parte de uma imagem sem a cabeça. Sem compreender e emocionado com o acontecimento, lançou novamente a rede e dessa vez para a surpresa de todos, encontrou a cabeça que se encaixava perfeitamente à imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Um ato de fé

Com muita fé, João Alves Lançou decidiu lançar a rede mais uma última vez e a intervenção divina aconteceu: a rede veio tão cheia de peixes a ponto de precisarem retornar ao porto, pois a pesca excedia à capacidade do barco.

O retorno dos pescadores a Guaratinguetá foi marcado de devoção e intensa alegria diante da graça alcançada. E esse foi o primeiro milagre realizado por meio de Nossa Senhora Aparecida.

Após o acontecimento, a imagem recebeu incontáveis visitas durante 15 anos e testemunhos de intervenções divinas se acumulavam e se espalharam por todo o Brasil.

Quem foi Nossa Senhora Aparecida e qual sua importância

Maria foi consagrada pelo Papa Pio XI à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930. A coroação da imagem já havia acontecido anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé em setembro de 1904, com a coroa de Princesa Isabel, doada a Igreja.

O feriado de Nossa Senhora Aparecida

Pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, tornou-se feriado o dia 12 de outubro, dedicado à devoção e reconhecendo oficial à Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

A partir deste decreto, a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou a ser exibida com o manto azul cravejado em ouro e pedras preciosas.

A causa de Nossa Senhora Aparecida
A missa em celebração desta data foi conduzida por Dom José Camargo Barros onde se faziam presentes todo o Núncio Apostólico: bispos, o então Presidente da República, Rodrigues Alves e grande multidão de fiéis.

Após este fato, o Sumo Pontífice concedeu ao Santuário de Aparecida o ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e benevolências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.

Causa de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida ficou conhecida pelos milagres que se espalharam por todo o Brasil por meio de testemunhos de seus fiéis. Sua intercessão, quanto mãe de Deus realizava toda sorte de bênçãos e feitos impossíveis, como cura de doenças e libertação.

Oração de Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida.
Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.
Ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida,
que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção,
fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro:
tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora,
minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo.
Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo,
esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios,
tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais;
livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude,
pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho,
vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil.

Esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido à importância que esta santa ganhou no país (é um dos principais Santos Católicos), foi construída em sua homenagem uma igreja na cidade de Aparecida, São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

Padroeira do Brasil

Maria foi consagrada pelo papa Pio XI à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930. A coroação da imagem já havia acontecido anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em setembro de 1904 com a coroa de Princesa Isabel, doada a igreja.

Igreja de Nossa Senhora Aparecida

Com o crescente número de romeiros, em 1955 iniciou-se a construção da Basílica Nova em Aparecida. A obra foi idealizada pelo arquiteto Benedito Calixto para ser um edifício em forma de cruz grega, com 173 metro de comprimento por 168 metros de largura; as naves com 40 m e a cúpula com 70 m de altura. Conheça Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Em sua visita ao Brasil, o Santo Padre João Paulo II nomeou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo.

COMPARTILHE