Santos

Nossa Senhora de Fátima e sua aparição em Portugal

Nossa Senhora de FátimaNossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima é a santíssima imagem revelada como Senhora do Rosário aos três pastorinhos videntes de Fátima. Também conhecida como invocação mariana, mãe de Deus e de Jesus. Sua primeira aparição aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial e levantou fiéis para intercederem pela paz.

Ganhou este nome por sua primeira revelação ter acontecido na freguesia de Fátima em Portugal, e revelou-se como “a senhora mais brilhante que o Sol”. Conheça o fenômeno da devoção à Nossa Senhora de Fátima.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Nossa Senhora de Fátima

O segredo de Nossa Senhora de Fátima foi se revelando ao longo de um período de 6 meses, onde ela aparecia uma vez por mês para três crianças videntes que apascentavam rebanhos nesta região, até revelar-se definitivamente como a Senhora do Rosário, a de brilho intenso.

A primeira aparição foi registrada pelos três pastorinhos, na Cova da Iria, na freguesia de Fátima em Portugal. O testemunho das crianças que tiveram a visão, conhecidos como Lúcio, Francisca e Jacinta contam que o fato se deu pela primeira vez em 13 de maio de 1917.

A aparição

A aparição repetiu-se em todos os meses até outubro, sempre no dia 13, exceto pela quarta aparição em agosto, que aconteceu no dia 15 em Valinhos.

Os três pastorinhos foram enclausurados em cárcere pelo administrador de Ourém que alegava que o segredo de Fátima se referia a um acontecimento político que poderia acabar com a República recém instalada. Mesmo sem comida, as três crianças não revelaram as profecias de Fátima, que voltou a aparecer após eles terem sido soltos.

Durante as aparições, Fátima conversava com as crianças e pedia que orassem pelos pecadores, mostrava seu coração triste e cheio de espinhos pelo sofrimento dos que andavam enfermos e em pecado.

Por volta da quinta aparição, quando Lúcio, Francisca e Jacinta se reuniram para rezar o terço, cerca de vinte mil pessoas estavam presentes, então Fátima revelou-se satisfeita com o sacrifício das crianças e manifestou-se como um globo de luz que se movia lentamente.

A Última aparição e o Milagre do Sol

Sob forte chuva, uma multidão se reunia para rezar e aguardar a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Assim que ela surgia, iniciava um diálogo com Lúcia, que era a única das crianças que tinha comunicação total com a santa (ouvia e falava). Desta vez pediu que continuassem a rezar o terço todos os dias e que construíssem uma Capela em sua honra naquele local, e então prometeu que a guerra acabaria em breve e os militares voltariam para casa.

Ao final de todas as visões reveladas neste dia, Nossa Senhora de Fátima subiu entre a azinheira e o sol surgiu entre as nuvens com um brilho jamais visto, porém sem cegar ninguém. O sol girava velozmente até se dispersar em chamas de fogo em um redemoinho. O milagre que fazia todos os presentes pedirem perdão durou cerca de 10 minutos e pode ser visto em até 40 km dali.

A importância de Nossa Senhora de Fátima

Segundo o Papa João Paulo II

Em discurso sobre Fátima, Papa João Paulo II deixou a mensagem “A palavra de Fátima, no seu núcleo fundamental, é o chamado à conversão e à penitência, como no Evangelho. Este chamamento foi feito nos inícios do século vinte e, portanto, foi dirigido, de um modo particular a este mesmo século. […] O apelo à penitência é um apelo maternal; e, ao mesmo tempo, é enérgico e feito com decisão.”

Sua Mensagem

A mensagem que Nossa Senhora de Fátima traz para a salvação é essencial, principalmente para os tempos difíceis em que vivemos. Ela alerta que para alcançar o céu é importante olhar para os pecadores e para a família com muitas preces e penitências. Sua mensagem é clara, por conhecer a forma como se revelou, sem sacrifícios e perseverança não haverá misericórdia.

A missão de Fátima é tocar os corações com chamados para sacrifícios de santidade.

Causa de Nossa Senhora de Fátima

Fátima tem seus ouvidos voltados aos devotos que clamam por paz e salvação. Revelada por Irmã Lúcia após 18 anos de suas aparições, a missão da santíssima é reafirmar a existência de Deus e sua misericórdia através da devoção espiritual.

Dia de Nossa Senhora de Fátima

O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio e com grandes festas em igrejas que levam seu nome e a tem como padroeira.

Devido às mensagens e toda a história foram construídas diversas Igrejas de Nossa Senhora de Fátima ao redor do mundo, que hoje em dia recebem peregrinos e devotos. O mundo católico acompanha todas as festividades realizadas, principalmente a do Santuário Nacional em Porugal.

Padroeira de dois países

Embora sua aparição tenha acontecido em Portugal, ela é venerada com fervor no mundo todo. Se tornou padroeira de dois pequenos países sul americanos: Guiana e Suriname.

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima começou a ser edificado em 1919 no local revelado a Lúcia em 1917, na Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém. É considerado patrimônio nacional, sendo um dos principais monumentos que movimentam o turismo religioso português.

O Santuário Nacional é o local de peregrinação e devoção católica para fiéis do mundo todo preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, nomeadamente as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

Como é o Santuário Nacional?

O templo é composto por cinco áreas principais, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Colunata, a Capelinha das Aparições, o Monumento ao Coração de Jesus e o Recinto de Oração, que é onde os devotos cumprem promessas. Conta também com espaços culturais e diversas outras edificações para os setores administrativos, acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, encontros e congressos, e outras atividades.

O estilo arquitetônico do Santuário é diversificado, une construções revivalista ao lado de outras de aspecto mais contemporâneo. Artistas de diferentes gerações, nacionais e internacionais, realizaram grande número de obras no local.

Oração de Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar a três pastorinhos
tesouros de graças
contidos na prática do vosso santo Rosário,
incuti profundamente em nossa alma
o apreço em que devemos ter esta devoção,
a vós tão querida,
a fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
que neles se comemoram,
nos aproveitemos de seus preciosos frutos
e alcancemos a graça (pedido)
que vos pedimos,
se for para a glória de Deus
e proveito de nossas almas.
Assim seja.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Conheça também a história completa de:

Nossa senhora de Fátima para compartilhar


COMPARTILHE