Santos

Nossa Senhora de Lourdes: entenda a devoção à Virgem Santíssima

nossa senhora de lourdesnossa senhora de lourdes

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes começou em 1858. Foi quando aconteceu a primeira aparição da Virgem Santíssima, no norte da França.

Na época, o Papa tinha acabado de estabelecer o dogma da Imaculada Conceição. Essas aparições na cidade de Lourdes se tornaram um importante marco da infabilidade da igreja. Além, é claro, de converter e ajudar muitos fiéis.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

As aparições em Lourdes

Marie Bernadette Soubirous era uma jovem de saúde frágil, com uma família bastante pobre, quando foi buscar lenha junto com sua irmã e uma amiga. O dia 11 de fevereiro de 1858 mudou sua vida para sempre. A menina sentiu um vento em seu rosto e, de repente, enxergou uma linda mulher, vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e duas rosas amarelas em seus pés.

Encantada, Bernadette se aproximou e, apesar da pouca educação que recebera, começou a rezar, ao ver a mulher com o terço na mão. Este foi apenas o primeiro encontro das duas.

Dias depois, no dia 25 de fevereiro, a pequena Bernadette ousou perguntar o nome da linda mulher que vinha ao seu encontro. “Je suis L’immaculée Concepcion”, “Eu sou a Imaculada Conceição”, respondeu a santa. A menina, que quase não tinha instrução, não poderia ter inventado essa frase. Assim, o pároco de Lourdes acreditou em suas declarações e logo as aparições foram devidamente confirmadas pelas autoridades religiosas.

As mensagens deixadas por Nossa Senhora de Lourdes

Uma das primeiras declarações de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadette foi de que a menina não teria felicidade neste mundo, apenas no próximo. E realmente, a jovem que se tornou freira sofreu ainda muito antes de ir para o céu. Após sua morte, se tornou também uma santa.

Outra mensagem muito importante trazida por essa aparição da Virgem Maria foi um pedido de conversão. Durante as conversas que aconteceram no período de 15 dias, Bernadette ouviu que devia lavar-se na fonte que ali existia, rezando para que os pecadores se convertessem. Também escutou muito sobre a necessidade da penitência.

A pobreza representada por Bernadette também é considerada um aviso sagrado. Estaria na escolha da menina a prova de que Deus tem um cuidado especial com aqueles que são pobres, não necessariamente apenas de posses.

Além disso, a Imaculada Conceição pediu que no local fosse construída uma capela.

Turismo religioso em Lourdes: o que visitar na cidade de Santa Bernadette.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes

O desejo da Imaculada de ter uma capela no local de suas aparições foi cumprido mais do que à risca. Isso porque, atualmente, existe um Santuário dedicado à santa, com diversas igrejas.

Como a gruta onde aconteceram as aparições é considerada milagrosa pelo fiéis, são milhares os peregrinos que frequentam a região. Isso fez com que, embora seja na França, o lugar tenha igrejas e instituições de diferentes idiomas. Além do francês, o santuário conta com missas faladas em inglês, italiano, holandês, alemão, e espanhol.

No total, o santuário possui 51 hectares, incluindo a gruta, hoje conhecida como Massabielle. As igrejas e basílicas dentro do local se dividem em 22 construções diferentes. No entanto, tudo dentro desse imenso terreno é administrado pela igreja.

Peregrinação em busca de cura

Dentro do santuário construído em honra às aparições de Nossa Senhora de Lourdes, estão também algumas torneiras que disponibilizam a água na qual a Santa Bernadette se banhou, à pedido de Nossa Senhora. Muitos enfermos visitam a cidade de Lourdes em busca dessa água e de seu poder de cura.

Mesmo aqueles que não têm a oportunidade de ir até o local onde a Virgem Maria apareceu costumam recorrer a Lourdes por sua saúde.

Nossa Senhora de Lourdes no cinema

Com uma história simples e bonita, Nossa Senhora de Lourdes chegou a ganhar destaque no cinema. Lançado em 1944, A Canção de Bernadette se tornou um filme premiado, ganhando prêmios no Globo de Ouro e no Oscar.

Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Celebrada no dia 11 de fevereiro, a santa continua crescendo em popularidade. São muitos seus fiéis e devotos no mundo inteiro, com grutas que relembram sua aparição em diversos lugares.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus.

Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que com a Sua morte e ressurreição venceu o poder do mal e da morte.

Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós

 

Saiba tudo sobre o turismo religioso na França.

COMPARTILHE