Santos

Nossa Senhora do Carmo: a santa do escapulário

Nossa Senhora do CarmoNossa Senhora do Carmo

Celebrada no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo passou a ser exaltada pelos fiéis do Carmelo, da Ordem dos Carmelitas, na antiga Palestina. Sendo ela a representação da Virgem Maria, que teria aparecido para os eremitas enquanto os mesmos construíam um templo em honra a ela mesma, Maria mãe de Deus.

Esse local não foi escolhido à toa, já que é considerado um território sagrado, principalmente por conta das ações do profeta Elias que em questão teve como prova divina sua manifestação o defendendo, provando assim que era o único Deus.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Sobre Maria, que é também Nossa Senhora

Cheia de graça e consolo, Maria representa a entrega total do coração de uma mãe, por toda sua história de doação e suporte ao lado de seu filho Jesus.

Desde o seu SIM, dado ao criador, a virgem concebeu Jesus Cristo ainda muito jovem, e o acompanhou até o seu último minuto de vida. Tornou-se então, um grande exemplo de amor e altruísmo para a igreja, angariando títulos ao redor do mundo, como por exemplo, Nossa Senhora do Carmo. Nada mais do que uma homenagem à imagem da mãe que protege, cuida e guia.

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Significados

Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor, ou seja, “Vinha do Senhor”. O nome procede justamente da famosa montanha situada na Palestina, o Monte Carmelo, onde Nossa Senhora teria sido visto pelo profeta Elias, um eremita, pela primeira vez.

Outras aparições e encontros viriam pelo caminho. Assim como também, muitas outras bênçãos e proteções dadas por Nossa Senhora do Carmo mundo afora.

O manto marrom

Quanto aos trajes normalmente representados na imagem de Nossa Senhora do Carmo, o hábito marrom é o da Ordem Carmelita, tanto para homens quanto para mulheres.

Nossa Senhora apareceu pela primeira vez dessa maneira a São Simão Stock, num tempo em que a ordem carmelita estava sendo perseguida. São Simão era um carmelita inglês que pedia insistentemente que Nossa Senhora protegesse sua Ordem religiosa. Então, num momento de oração profunda, a Virgem Maria apareceu a ele trajando o hábito dos carmelitas, isso foi então interpretado como um suporto e apoio total à Ordem.

Desde esse dia então, os carmelitas pararam de ser perseguidos.

O manto branco

O manto branco represente o poder de Deus, já os pés sobre o mundo significam a intercessão por seus fiéis em todo o lugar que estiverem, ao redor do mundo todo. Todos podem contar com sua defesa e proteção!

Por fim, o menino Jesus em seu colo representa seu papel como mãe do filho de Deus, e também o sinal de que todos podem se sentir filhos em seu colo, em seu acolhimento especial.

O Santo Escapulário

A aparição de Nossa Senhora do Carmo para o inglês São Simão Stock marcou um momento que entrou para o sacramental da igreja católica. Melhor dizendo, um objeto que carrega bastante significado. É o escapulário!

O nome “escapulário” vem das “escápulas”, aquele osso que fica perto dos ombros e ele une duas imagens através de um cordão, que pode ser de pano, barbante, aço ou qualquer outro tipo de material.

A história conta que quando Nossa Senhora encontrou Simão, teria dito: “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”.

O escapulário que aparece representado na imagem é um grande e valioso sinal de proteção que ela ofereceu aos seus devotos. Os fiéis que o utilizarem, levam no peito a fé por Maria e sempre alcançara as graças desejadas.

Não é à toa que a peça é tão popularmente conhecida nos dias de hoje, não é mesmo? Presentear alguém com um escapulário, é o mesmo que oferecer proteção e zelo.

Orações de Nossa Senhora do Carmo

Sua oração é tão poderosa quanto todos os significados de sua imagem. As preces da Oração de Nossa Senhora do Carmo invocam proteção, guia e fortaleza. As palavras pedem pelo fortalecimento da fé, assim como pelo consolo em sua presença, e o pedido de intercessão da Santíssima Trindade.

Oração Nossa Senhora do Carmo

Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, (pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.

Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.

Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós.
Amém!

Oração ao Escapulário

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-la por toda a eternidade.
Amém!

Conheça, também, a história de Santa Efigênia.

COMPARTILHE