Celebrada no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo passou a ser exaltada pelos fiéis do Carmelo, da Ordem dos Carmelitas, na antiga Palestina. Sendo ela a representação da Virgem Maria, que teria aparecido para os eremitas enquanto os mesmos construíam um templo em honra a ela mesma, Maria mãe de Deus.
Esse local não foi escolhido à toa, já que é considerado um território sagrado, principalmente por conta das ações do profeta Elias que em questão teve como prova divina sua manifestação o defendendo, provando assim que era o único Deus.
Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.
Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:
Sobre Maria, que é também Nossa Senhora
Cheia de graça e consolo, Maria representa a entrega total do coração de uma mãe, por toda sua história de doação e suporte ao lado de seu filho Jesus.
Desde o seu SIM, dado ao criador, a virgem concebeu Jesus Cristo ainda muito jovem, e o acompanhou até o seu último minuto de vida. Tornou-se então, um grande exemplo de amor e altruísmo para a igreja, angariando títulos ao redor do mundo, como por exemplo, Nossa Senhora do Carmo. Nada mais do que uma homenagem à imagem da mãe que protege, cuida e guia.
Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
Significados
Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor, ou seja, “Vinha do Senhor”. O nome procede justamente da famosa montanha situada na Palestina, o Monte Carmelo, onde Nossa Senhora teria sido visto pelo profeta Elias, um eremita, pela primeira vez.
Outras aparições e encontros viriam pelo caminho. Assim como também, muitas outras bênçãos e proteções dadas por Nossa Senhora do Carmo mundo afora.
O manto marrom
Quanto aos trajes normalmente representados na imagem de Nossa Senhora do Carmo, o hábito marrom é o da Ordem Carmelita, tanto para homens quanto para mulheres.
Nossa Senhora apareceu pela primeira vez dessa maneira a São Simão Stock, num tempo em que a ordem carmelita estava sendo perseguida. São Simão era um carmelita inglês que pedia insistentemente que Nossa Senhora protegesse sua Ordem religiosa. Então, num momento de oração profunda, a Virgem Maria apareceu a ele trajando o hábito dos carmelitas, isso foi então interpretado como um suporto e apoio total à Ordem.
Desde esse dia então, os carmelitas pararam de ser perseguidos.
Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.
Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:
O manto branco
O manto branco represente o poder de Deus, já os pés sobre o mundo significam a intercessão por seus fiéis em todo o lugar que estiverem, ao redor do mundo todo. Todos podem contar com sua defesa e proteção!
Por fim, o menino Jesus em seu colo representa seu papel como mãe do filho de Deus, e também o sinal de que todos podem se sentir filhos em seu colo, em seu acolhimento especial.
O Santo Escapulário
A aparição de Nossa Senhora do Carmo para o inglês São Simão Stock marcou um momento que entrou para o sacramental da igreja católica. Melhor dizendo, um objeto que carrega bastante significado. É o escapulário!
O nome “escapulário” vem das “escápulas”, aquele osso que fica perto dos ombros e ele une duas imagens através de um cordão, que pode ser de pano, barbante, aço ou qualquer outro tipo de material.
A história conta que quando Nossa Senhora encontrou Simão, teria dito: “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”.
O escapulário que aparece representado na imagem é um grande e valioso sinal de proteção que ela ofereceu aos seus devotos. Os fiéis que o utilizarem, levam no peito a fé por Maria e sempre alcançara as graças desejadas.
Não é à toa que a peça é tão popularmente conhecida nos dias de hoje, não é mesmo? Presentear alguém com um escapulário, é o mesmo que oferecer proteção e zelo.
Orações de Nossa Senhora do Carmo
Sua oração é tão poderosa quanto todos os significados de sua imagem. As preces da Oração de Nossa Senhora do Carmo invocam proteção, guia e fortaleza. As palavras pedem pelo fortalecimento da fé, assim como pelo consolo em sua presença, e o pedido de intercessão da Santíssima Trindade.
Oração Nossa Senhora do Carmo
Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, (pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.
Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.
Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós.
Amém!
Oração ao Escapulário
Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-la por toda a eternidade.
Amém!
Conheça, também, a história de Santa Efigênia.