Religião Católica

O poder do perdão: perdoar é uma dádiva de Deus

o poder do perdaoo poder do perdao

Ter o poder do perdão é uma dádiva e faz parte do caráter das pessoas que querem fazer a diferença neste mundo. Ter o capacidade de perdoar é ser altruísta para conseguir desculpar alguém mesmo sofrendo algum tipo de injustiça e ter ficado muito magoado com isso.

Pensamentos como jamais vou perdoar a pessoa que me atingiu , ou então, “só porque ela não me pediu perdão, eu não vou perdoar” pode ter passado em sua cabeça, mas a notícia ruim disso tudo é que por não pedir o perdão, você está ferindo a você mesmo e até pecando contra as vontades de Deus, que é o exemplo maior de perdoar a todos, não importa quais sejam os atos ruins que a pessoa cometeu.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O poder do perdão é reconhecer que alguém ofendeu você, mas que mesmo assim você decide abandonar o rancor e o desejo de vingança contra essa pessoa. O verdadeiro perdão acontece com a ajuda de Deus, se assim decidirmos agir.

Porque é importante perdoar?

Perdoar quem nos feriu é importante para Deus que nos perdoou primeiro. Ele tem o poder do perdão e pode nos ajudar nesta decisão e nos libertar de tudo o que nos aprisiona e da angústia desse sentimento ruim.

Deus perdoou você, independente do que tenha feito. Seus pecados e erros podem parecer bem pequenos se comparados com outra pessoa, mas Deus, que é perfeitamente justo, perdoou você, por isso você deve perdoar também.

Perdoar liberta não só o ofensor de seu ódio, como você também fica liberto. A falta de perdão traz diversos problemas, amargura e ainda pode destruir, relacionamentos, amizade e até mesmo sua vida.

12 ensinamentos de São Francisco de Assis: conheça os mais famosos.

Perdoar é esquecer?

O poder do perdão não diz respeito ao esquecimento. Quando Deus revela em Jeremias 31:21-34 que ele se “esquece” das nossas ofensas, significa que ele não cobra mais, que já passou, está perdoado. De igual forma, quando você perdoa uma pessoa, significa que você não vai ficar falando sobre o ocorrido ou ficar cobrando por erros do passado. Perdoar é lembrar do que aconteceu, mas sem ficar chateado com essa situação.

Perdão é ignorar a justiça?

O poder do perdão também não diz respeito a ignorar a justiça. Perdoar significa deixar a justiça nas mãos de Deus, que é justo e sabe o melhor para nossas vidas.

O que a Bíblia diz sobre o poder do perdão?

A Bíblia, que é a verdadeira Palavra de Deus, nos orienta a perdoar o próximo quantas vezes foram necessárias: “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete” Mateus 18:21-22.

O poder do perdão é para pessoas que querem viver melhor, agradar e Deus e caminhar junto com o Senhor. Perdoar quem o prejudicou, independentemente se foi um erro pequeno ou grande, pode parecer algo difícil de fazer e em alguns casos, é visto como um processo que pode levar um tempo.

Entretanto, a Bíblia é bem clara sobre a necessidade do poder do perdão: você fará bem para o ofensor e para você mesmo. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15.

Descubra quais são os ensinamentos da Bíblia sobre o perdão.

O poder do perdão por meio de Cristo

Cristo foi injustiçado. Ninguém poderia sofrer mais injustamente do que Ele, já que não cometeu pecado algum, e o mais importante disso tudo é que uma de suas últimas palavras foi: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem.” É fácil? Não é impossível? “Tudo é possível para aquele que crê”, disse Jesus. (Marcos 9:23)

A maravilha do poder do perdão é saber que ele não está em nós, mas em Cristo, pois se fosse por nós mesmo, jamais poderíamos perdoar alguém, então para que o poder do perdão funcione de verdade, devemos encontrá-lo em Cristo. “Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece” Filipenses 4: 12-13.

Perdoar não é negar a dor que você sofreu e também não é reverter a situação. Ao perdoar uma pessoa significa que você estará livre dos pensamentos de ódio e amargura e do peso que eles acrescentam em sua vida. O poder do perdão nos dá liberdade para seguir em frente e não sofrer mais com algo que nos magoou.

O poder do perdão é somente para cristãos?

Não. Todas as pessoas devem liberar o perdão para que isso não prejudique sua vida. E não é somente o Cristianismo que prega sobre isso, mas diversas outras religiões pregam como base purificação de sua vida ou do espírito, a manutenção de um coração leve, livre de culpas ou mágoas, por isso a importância do perdão em nossas vidas.

Principais personalidades da Bíblia: conheça 7 nomes importantes.

Como posso perdoar quem me ofendeu?

Efésios 4:32 revela: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”

O livro de Colossenses 3:13 diz: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” O segredo dos dois versículos das acima é que devemos perdoar aos outros, da mesma maneira como Deus nos perdoou. E por que perdoamos? Porque já fomos perdoados por Ele!

Não perdoar é ir contra Deus

Sempre que erramos ou desobedecemos um dos mandamentos do Senhor, pecamos contra Ele. Todas as vezes que fazemos mal ao outro, pecamos contra ela e também contra Deus.

Pecamos contra o Senhor mais do que qualquer pessoa poderia algum dia pecar contra nós. Se Deus nos perdoa a todo momento, porque recusamos o poder do perdão aos outros por tão pouco?

Por meio de uma parábola em Mateus 18:23-35, Jesus ensina uma poderosa ilustração desta verdade. Deus promete que quando pedirmos perdão a Ele, Ele livremente o concede e 1 João 1:9 confirma essa verdade: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

Liberamos o poder do perdão quando entendemos que perdoar não tem limites, da mesma forma que Deus nos perdoa a todo momento. Seu perdão é liberado de forma ilimitada. “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe” Lucas 17:3-4.
Aproxime-se de Deus, e em Seu amor você encontrará tudo o que precisa.

E você, já perdoou alguém hoje?

Que tal colocar em prática essa boa ação e livrar seu coração de amarguras e sofrimentos. Deixe Deus te guiar e perdoe aqueles que te magoaram.

COMPARTILHE