Religião Católica

O que a Bíblia diz sobre o luto: o luto na ótica da religião

o que a biblia diz sobre o lutoo que a biblia diz sobre o luto

A morte traz muita tristeza e dor inconsolável para quem fica, mesmo que seja algo tão natural e inevitável. O luto desperta também muitos questionamentos, como “por que isso está acontecendo comigo?”, “porque ele(a) se foi tão cedo?”. Não há nada de errado em se questionar e aqui vamos explicar mais sobre esse momento, de acordo com a Bíblia Sagrada.

Por que morremos?

De acordo com Ezequiel 18:32, “Deus não fica feliz com a morte de ninguém”. Porém, ela é uma das consequências do pecado. Em consequência do pecado original, o homem deve sofrer a morte terrena. “Em Jesus temos a esperança da ressurreição e da vida eterna” (João 11:25-26).

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Para algumas culturas, a morte é o ponto final. Para nós, católicos, a morte só acontece para o nosso corpo, pois nosso espírito continua vivo, assim que nos arrependemos de nossos pecados. Os Evangelhos dizem que aquele que está em Cristo, quando morre, entra no descanso eterno e terá uma vida sem sofrimentos ao lado de Deus. Mas, mesmo sabendo disso, não é fácil lidar com a morte de alguém.

Chorar de luto é errado?

Muitos pensam que chorar é feio ou indevido, por ser uma forma de questionar as leis divinas, mas é algo natural e deve chorar, sim, caso sinta vontade. Jesus chorou ao ver as irmãs de Lázaro em luto, pois se compadeceu da dor que elas sentiam naquele momento. Se até Jesus chorou, por que você não choraria? O Livro Sagrado diz que “há tempo para tudo nesta vida, inclusive para chorar” (Eclesiastes 3:1-4) e também para “chorar com os que choram” (Romanos 12:15), mostrando compaixão e amor aos que estão sofrendo.

As escrituras dizem que esse momento é um sentimento comum e natural, onde também é possível encontrar consolo em Jesus. Muitas pessoas na Bíblia ficaram de luto. Em Gênesis 37:34 diz que, quando um israelita morria, parentes e amigos choravam alto, vestiam panos de saco e se cobriam de cinzas. Cada comunidade tem suas cerimônias para sofrer por quem se foi, mas em todas, o choro é uma ótima válvula de escape.

Processo de luto

Este processo varia de pessoa para pessoa. Muitos choram e extravasam suas dores, enquanto outros, nem parece que está sofrendo, quando por dentro, tudo está desmoronando. O tempo também depende: pode demorar dias, até anos. Um sofrimento muito compreensível. Planejar a vida, contando com a presença da pessoa e, de repente, ela não estar mais lá, surge uma sensação de fracasso e de tirar a razão de qualquer ser humano. Por isso, precisamos valorar as pessoas que amamos e que estão vivas, porque depois, só as encontraremos no Reino dos Céus.

Com o tempo melhora?

O enlutado ouve muito essa frase. Às vezes, ele fica até com raiva da insensibilidade da pessoa que está dizendo isso. Essa mensagem clichê também é uma importante lição. É preciso aceitar que perdeu o ente querido e reconheça que não estará mais com a pessoa, além de todos os sentimentos tristes que a acompanharão até o fim da vida.

Em Eclesiastes 7:4 diz que “a casa dos sábios está na casa do luto” porque é nessas horas que se demonstra realmente o amor. Mas o que a mensagem também transmite é que essa penúria nos ensina a dar mais valor à nossa vida, aos bons momentos, para desfrutar; aos maus, para aprender. O importante é substituir o luto pela saudade. Assim, Deus proverá forças para que o enlutado siga adiante. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.” (Apocalipse 21:4)

Conheça a oração aos finados.

Oração para auxiliar neste momento de dor

Se você ou alguém está passando por essa situação, faça esta oração para acalmar o coração.

Senhor Jesus, também sofrestes perdas e luto. Ajuda-me com o Seu Santo Espírito a viver bem e com equilíbrio todas as etapas de minha vida, os lutos e as perdas que tenho tido na minha caminhada. Ensina-me a perdoar e a pedir perdão, a ser desapegado das coisas e das pessoas. Que eu viva intensamente o amor nos meus relacionamentos e não deixe para trás nada sem resolver. Nossa Senhora do Equilíbrio, caminhai comigo e rogai por nós.
Amém.

Orações para quem já partiu: ore por quem deixou saudades.

A Bíblia consola aqueles que estão de luto

O enlutado precisa de muito amor e compaixão. É preciso lembrar que Deus não vai abandoná-lo e dará conforto ao seu espírito. Separamos algumas passagens da Bíblia que ajudam a passar por este momento tão penoso. Leia abaixo.

O luto no Velho Testamento

Salmos

“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.” – Salmos 9:9

“Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; Tu os reanimas e atendes ao seu clamor.” – Salmos 10:17

“Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.” – Salmos 18:28

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me protegem.” – Salmos 23:4

“Pois a Sua ira só dura um instante, mas o Seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” – Salmos 30:5

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” – Salmos 34:18

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” – Salmos 46:1

“Que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; Ele será o nosso guia até o fim.” – Salmos 48:14

“Desde os confins da terra eu clamo a Ti com o coração abatido; põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu.” – Salmos 61:2

“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o Teu consolo trouxe alívio à minha alma.” –
Salmos 94:19

“Este é o meu consolo no meu sofrimento: A Tua promessa dá-me vida.” – Salmos 119:50.

Confira todos os salmos.

Eclesiastes

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” – Eclesiastes 3:1-8

É muito comum orarmos pelos falecidos no dia de Finados, feriado onde refletimos e lembramos de quem já se foi.

Isaías

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” – Isaías 41:10

“Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.” – Isaías 43:2

“Gritem de alegria, ó, céus, regozije-se, ó, terra; irrompam em canção, ó, montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.” – Isaías 49:13

“O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente
entrarão na paz; acharão descanso na morte.” – Isaías 57:1-2

Lamentações

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” – Lamentações 3:22-26

“Porque o Senhor não o desprezará para sempre. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão,
tão grande é o Seu amor infalível.” – Lamentações 3:31-32

O luto no Novo Testamento

Mateus

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” – Mateus 5:4

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” – Mateus 11:28

Romanos

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” – Romanos 12:15

1 Coríntios

“Onde está, ó, morte, a sua vitória? Onde está, ó, morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” – 1 Coríntios 15:55-57

2 Coríntios

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.” – 2 Coríntios 1:3-4

“Mas ele me disse: Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” – 2 Coríntios 12:9

Gálatas

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” – Gálatas 6:2

1 Tessalonicenses

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram.” – 1 Tessalonicenses 4:13-14

2 Tessalonicenses

“Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.” – 2 Tessalonicenses 2:16-17

Hebreus

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” – Hebreus 4:16

1 Pedro

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” – 1 Pedro 5:7

Apocalipse

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” – Apocalipse 21:4

COMPARTILHE